FS Empresa: Pegue and Go

Inspirada no conceito Grab&Go, a Yurban Food, marca da Sapore, traz inovação ao mercado nacional

Comida boa e pronto. Esse é o slogan da Yurban Food,
marca da Sapore, maior empresa latino-americana de
capital 100% nacional no segmento de restaurantes corporativos.

“A Yurban Food é mais do que uma loja de alimentação. Por trás, há um novo conceito de alimentação fora do lar”, diz Daniel Mendez, presidente e fundador da Sapore, que também fala das novidades trazidas para o segmento. “A principal delas é o conceito Grab&Go, com o diferencial de oferecer comidas frescas ou pré-preparadas e opções saudáveis, prontas para ‘pegar e levar’. O espaço permite que o consumidor escolha o que quer e consuma lá mesmo ou no local de sua preferência. Se precisar esquentar, a loja disponibiliza micro-ondas, ou se ele preferir, pode pegar e levar para o trabalho ou para casa, pronto ou semipronto para consumo”, detalha.
A inauguração da marca Yurban Food ocorreu na edição de 2018 do Lollapalooza
Brasil, festival de música alternativa realizado anualmente, e, desde então, a empresa só vem ganhando espaço. Atualmente, há várias unidades abertas. A primeira foi inaugurada em maio de 2018, no Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo , e conta com 150 metros quadrados. A segunda foi aberta em junho, no Shopping
Center 3, também em São Paulo, e é uma loja de 100 metros quadrados.
“Este ano, temos a perspectiva de abrir mais unidades, não apenas nas ruas.
Em janeiro, já inauguramos quatro lojas em escolas de São Paulo e estão previstas
mais unidades delas em espaços de coworking em algumas capitais do Brasil.
Abrir lojas em coworkings e outros espaços alternativos, que ultrapassam shoppings
e lojas de rua, passou a integrar a estratégia de expansão da marca”, afirma Mendez. Por enquanto, conforme pontua Veridiana Correa, diretora de Novos Negócios
da Sapore, não há planos de que o projeto Yurban Food seja franqueado. Para alcançar todo esse sucesso, várias ações foram realizadas pela organização.
O presidente e fundador da Sapore conta: “Testamos alguns formatos até a ideia da Yurban Food surgir e casar com o que exatamente pensávamos. Umas das principais marcas da Sapore, desde a sua inauguração, são o investimento, a procura e a vontade de inovar e fazer diferente sempre. Por isso, chegamos até
aqui e alcançamos esses grandes feitos.
Estamos em uma fase de definições de caminhos para a Yurban Food, mas certa mente
teremos lançamentos de novas unidades em breve”, diz ele. Quem vai até uma loja Yurban Food se depara com um mix de produtos bastante vasto
e variado. Afinal, os clientes encontram “saladas de brotos germinados, saladas de frutas,
parfaits, pratos do dia à R$ 14,90, produtos sous vide como polpetone de salmão com cream cheese, filé de frango com pesto, salmão com manteiga aromatizada de limão e costelinha ao molho barbecue, comida japonesa, que é produzida em nossa cozinha com tecnologia importada do Japão, sanduíches que podem ser levados para casa ou aquecidos na estação, guloseimas nacionais e importadas, sucos e cervejas artesanais, pizzas, massas produzidas pelo chef Rogério Shimura e finalizadas na loja, garantindo um cheirinho bem gostoso de pão assado na hora. Além disso, nossa lista de produtos também inclui sobremesas e bolos confeitados, vendidos em fatias. E, nas geladeiras, o cliente pode escolher opções mais saudáveis para curtir o dia, entre saladas de frutas e parfaits, com frutas variadas, geleia, iogurte e chia”, detalha, Veridiana Correa, diretora de Novos Negócios.

Inspiração

O presidente e fundador da Sapore esclarece que “a inspiração veio principalmente
da britânica Pret A Manger. Mas, além disso, durante oito meses, fizemos pesquisas em mercados de alimentação por continentes como Europa, Américas e Ásia. Esse conceito
já vem ganhando corpo e no mercado de alimentação em muitos países, justamente
motivado por mudanças de comportamento e anseios vindos desta geração Y e das anteriores que se enquadram no estilo de vida do século XXI. Processo esse alavancado pelo advento da tecnologia, pelas mudanças de postura, maior preocupação com a saúde, bem como com a busca por serviços de qualidade, que venham para simplificar e agilizar a vida no dia a dia. Acreditamos que essa tendência já começa a fazer parte da vida das pessoas que moram nas grandes capitais”, afirma.

Quando questionado para que tipo de cliente a Yurban Food foi criada, Mendez acrescenta que a marca “segue uma inspiração da geração Y, mas quando falamos de geração Y, não nos referimos à idade e, sim, ao comportamento. Nosso conceito está mais ligado ao comportamento de consumo das grandes metrópoles em geral do que a uma simples relação com a faixa etária e classe social. Fazemos comida de verdade, rápida e barata para as pessoas que vivem essa correria do dia a dia das grandes metrópoles. A Yurban Food tem uma roupagem jovem, misturando elementos essenciais da alimentação e do lifestyle de quem vive na cidade, com um ambiente regado a tecnologia e arquitetura urbana. Como diz no manifesto da marca, é onde tudo se mistura”.

Planejamento e investimento

Também de acordo com o presidente e fundador da Sapore, “Nosso objetivo, com a criação da Yurban Food é atender o gap que existe no mercado de alimentação fora do lar em oferecer opções práticas, frescas e em porções que evitam o desperdício,
principalmente para as refeições intermediárias”. Ainda segundo o presidente e fundador
da Sapore, o investimento inicial nas duas primeiras lojas Yurban Food “foi de mais de R$ 1 milhão por haver toda a questão de conceituação, projeto arquitetônico,
vinda de equipamentos de fora do país. Mas, para as próximas, o custo será muito inferior porque já existe o projeto arquitetônico pronto, toda a conceituação do espaço. Além do mais, estamos falando de duas lojas de mais de 100 metros quadrados. Esse espaço pode ser menor em futuros empreendimentos”, salienta.

Estrutura

Uma equipe de aproximadamente trinta pessoas está diretamente envolvida na operação e expansão das lojas Yurban Food. Esse time também conta com o apoio de todo o backoffice da Sapore, que é o responsável por dar o suporte e garantir as condições comerciais, estrutura, tecnologia e todo respaldo que esse grupo precisa.
“Trabalhamos há 27 anos no ramo de restaurantes corporativos. Com essa experiência,
adquirimos know-how em alimentação, planejamento de cardápios e execução de serviços. Para a Yurban Food, nós estudamos quais são as tendências de alimentação prática que poderiam ser produzidas e reabastecidas ao longo do dia e trabalhamos em cima disso. A companhia é responsável por reabastecer todas as unidades. Cozinhamos e preparamos os alimentos internamente”, explica Veridiana a respeito do suporte da Sapore. Já em relação à estruturação dos espaços das lojas, Mendez garante que “tudo foi estudado e pensado para ter a cara da Yurban Food, da arquitetura ao mix de produtos. As viagens contribuíram muito para isso e para trazer inspirações para colocarmos em prática por aqui”.
O presidente e fundador da Sapore partilha ainda que “o modelo operacional da Yurban Food também é inovador. Ao longo do dia, os produtos vão passando por transformações e
servidos em outras estações, de forma diferente, mas sem perder o frescor e a sua qualidade. Cada loja conta com uma série de espaços, a se destacar a área com mesas, cadeiras e microondas para quem quiser consumir na loja, a parte da padaria com pães artesanais, bem como tortas, doces, salgados e pizzas feitos na hora, o espaço das gôndolas e geladeiras com comida japonesa, saladas, guloseimas e outros produtos importados, pratos prontos, espaço para criação da sua própria salada, entre outros. A proposta da marca é inovadora e mostra isso na arquitetura, que traz elementos da cidade para dentro do estabelecimento.

As lojas contam com modernos equipamentos, como as vitrines expositoras das estações que vieram diretamente de Milão. A área para consumo, por sua vez, foi feita com madeira e tijolos de demolição. O projeto arquitetônico foi assinado por Marco Taurian e Claudio Cortinovis, arquitetos da empresa italiana Tecnoarredamenti, localizada em Aviano, que tem em seu portfólio a criação de restaurantes demonstração para a empresa Barilla, em eventos ocorridos na Itália, e lojas presentes na Galeria Lafayette, na França. A iluminação do espaço, por exemplo, foi concebida para realçar as cores naturais dos alimentos. Não há qualquer tipo de fragrância na loja, apenas o aroma real da comida sendo produzida na hora, como pães sendo assados. Para acompanhar o comportamento
ativo da geração Y, o Coletivo Rua foi convidado para criar a ambientação das lojas no Shopping Center 3 e no Shopping Metrô Santa Cruz. O Coletivo criou uma ambientação com um trabalho de pintura e produção gráfica com lambe-lambe que integra a cidade
à experiência da Yurban Food.
Mendez considera que o Yurban Food é, sem dúvida, uma tendência. “Já é fora do Brasil
e, por aqui, já tem feito bastante sucesso. Teve grande e rápida aceitação como pudemos
observar nas duas primeiras unidades e, antes disso, no Lollapalooza 2018, assim
como agora no festival de 2019”, avalia.

Tecnologia

Outro ponto de grande destaque quando se trata da Yurban Food é o uso da tecnologia.
Conforme Veridiana ressalta, a marca já nasceu com processos tecnológicos
bem definidos, “por exemplo, maquinário importado do Japão para fazer sushis, embaladoras automáticas, cortadores e resfriadores.
Essas máquinas vêm para auxiliar o ritmo da produção, além de garantir a padronização,
higiene e segurança alimentar, já que diminui o contato manual. Também temos outras tecnologias para garantir os melhores métodos de cocção que usamos dentro da Sapore e, claro, implementamos na Yurban Food para melhorar e otimizar os processos, como os fornos combinados, o ‘cook chill’ que consiste em cozinhar os alimentos e resfriar rapidamente para evitar a proliferação de bactérias, contaminação e preservar suas qualidades, os ‘sous-vides’, ou seja, pratos cozidos em baixas temperaturas
durante um longo período de tempo e posteriormente embalados a vácuo. Esse tipo de preparação mantém os nutrientes e a estrutura dos alimentos, deixando-os saborosos e pré-preparados para o cliente”, frisa a profissional. Para Veridiana, a tecnologia é fundamental para que a marca se relacione com o consumidor final, a fim de conhecê-lo melhor.

“Nós estamos investindo em aplicativos e em inteligência artificial para saber o
que o cliente quer, melhorar nosso mix de produtos, colocando-os no lugar certo, evitando
desperdícios, assim como para verificar a sua aceitação. Para isso, vamos fazer um cross entre a sua geolocalização e seus hábitos alimentares”, diz.
Na unidade de Campinas, a Yurban Food conta, ainda, com mais uma ferramenta: trata-se da Odhen, uma solução desenvolvida pela marca Teknisa. O recurso oferece uma série de vantagens, conforme ressalta Fernanda Cunha, que atua no setor de projetos da empresa de tecnologia. “Há a substituição das tradicionais comandas de papel por comandas eletrônicas, o que permite agilidade no atendimento e envio automático do pedido para cozinha. Além disso, economiza dinheiro, já que não precisa gastar com comanda em papel. O cardápio eletrônico, atualizado na mão do garçom, é prático e ágil”, diz ela.Fernanda ainda cita como benefícios da solução a redução de filas, uma vez que a ferramenta oferece também os terminais de autoatendimento, roporcionando aos clientes a possibilidade de realizarem os seus próprios pedidos, ”a  praticidade na gestão de backoffice e mais agilidade na operação do PDV, a análise de dados em tempo real e o controle de diversas formas de pagamento e recebimento”, pondera.

A Sapore

A Sapore nasceu em 1992 e, atualmente, conta com mais de 1.100 unidades por
todo o Brasil. Diariamente, a empresa serve mais de um milhão de refeições. “Para
atender essa demanda, contamos com mais de 15 mil colaboradores. A Sapore se
destaca por sua atuação em clientes dos mais variados segmentos, tais como escolas
e universidades, hospitais, facilities, eventos, varejo, entretenimento, automotivo,
indústria, empresas, entre outros. São mais de 900 clientes e o maior índice
de fidelização do mercado, de 96%. Mais de 25% dos nossos clientes estão na empresa
há mais de dez anos”, afirma Mendez.Alguns dos principais marcos da Sapore em seus 27 de existência foram sua internacionalização, em 2007, e a realização das operações de alimentação da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Yurban Food
www.yurbanfood.com.br
Sapore
www.sapore.com.br
Teknisa
www.teknisa.com

 

(com Redação Food Service News)

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