FS Empresa: Expansão bem alicerçada

Primeira marca de batatas pré-fritas genuinamente brasileira, Bem Brasil está pronta para crescer 50% até o fim do ano

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, tem se estabelecido no mercado de uma maneira bastante positiva, rendendo ótimos frutos e conquistando cada vez mais consumidores. A empresa foi fundada no mês de dezembro de 2006, na cidade de Araxá, em Minas Gerais. No entanto, a sua história começou bem antes disso, conforme relata João Emílio Rocheto, presidente da Bem Brasil Alimentos, para a Food Service News.

“Foi em 1940 que a família Rocheto deu início a uma atividade pioneira no Brasil: o cultivo de batatas selecionadas. Décadas depois, era evidente a necessidade de inovar mais uma vez e fazer frente à concorrência internacional. Assim, no fim dos anos 1990, os empreendedores da família começaram a fazer estudos para analisar a viabilidade de ter uma fábrica de batatas pré-fritas 100% nacional. O desafio era vencer grandes marcas mundiais e atender o emergente mercado brasileiro no fornecimento de batatas pré-fritas, um ingrediente que hoje compõe as refeições dos brasileiros em todo o país. Investimentos contínuos em pesquisas e na produção se iniciaram, obtendo resultados sem precedentes no mercado brasileiro”, relata ele.

João Emílio Rocheto
“A Bem Brasil alia a proximidade da zona produtora de batata com uma estratégica posição logística, facilitando o escoamento de sua produção para todo o país”, diz João Emílio Rocheto, presidente da Bem Brasil Alimentos

Rocheto ressalta que foi dessa maneira, então, que nasceu a Bem Brasil, a primeira indústria de batatas genuinamente brasileira, “aliando a experiência de décadas no setor produtivo agrícola com o diferencial na apresentação de um produto industrializado de altíssima qualidade”, diz ele. “A Bem Brasil alia a proximidade da zona produtora de batata com uma estratégica posição logística, facilitando o escoamento de sua produção para todo o país”, complementa o profissional.


Ampliação

Foi em fevereiro do ano passado que a marca inaugurou sua segunda unidade fabril, que fica localizada em Perdizes, também em Minas Gerais, ampliando a sua capacidade produtiva em 110%. E os números atuais revelam como as duas plantas da marca contam com um trabalho que realmente faz a diferença no mercado. Para se ter uma ideia de todo o potencial apresentado atualmente, ambas, juntas, produzem mais de 250 mil toneladas por ano de batata pré-frita congelada. Além disso, a marca ocupa a liderança do varejo nacional no setor, o que corresponde a mais de 40% do consumo natural do item comercializado pela organização. No polo produtivo de Araxá/Perdizes, no Triângulo Mineiro, a empresa tem cerca de 600 colaboradores diretos e gera mais de 2000 empregos indiretos.

O novo complexo industrial construído pela organização tem 400 mil metros quadrados, e R$200 milhões foram investidos. O local foi desenvolvido levando em consideração pilares como tecnologia, sustentabilidade e também inovação. Toda a linha de produção usa energia limpa de biomassa. “A operação da fábrica é a concretização de um grande projeto, muito trabalho em equipe, planejamento, investimento e ações estratégicas. Estamos prontos para crescer 50% até o fim deste ano”, diz Rocheto, que também ressalta como a marca tem se consolidado ao longo do tempo.

“A marca Bem Brasil se consolidou no mercado devido à qualidade dos produtos, ao verdadeiro sabor da batata e ao trabalho de distribuição dos nossos produtos com uma rede de parceiros (distribuidores) em todo o Brasil, ampliando a nossa marca e chegada dos produtos aos pontos de vendas”, afirma o profissional. “Faço um balanço muito positivo”, frisa ele.

Atuação

A empresa atende a todos os nichos de mercado: o food service, o fast food e o varejo e é também uma grande fornecedora para grandes marcas de indústria do Brasil. Além disso, toda a batata da marca é proveniente de fazendas que contam com mais de 60 anos de tradição no cultivo e que possuem certificações. A escolha de variedades do produto pelos técnicos leva em conta características como a cor, a crocância, o sabor, o tamanho dos cortes, a aparência e também a ausência de defeitos.
Após ter sido realizada a colheita, os tubérculos são processados em um tempo inferior a 48 horas, o que garante o verdadeiro sabor da batata e também o seu frescor. A plantação em campos de produção que possuem áreas com mais de 1 mil metros de altura possibilita a oferta de matéria-prima fresca durante todo o ano.

Superação

Para Rocheto, o maior desafio vivido pela marca foi ser líder de vendas no varejo e atender clientes de potencial, como a Rede Madero e a Rede Montana, por exemplo. O profissional conta que os desafios foram superados pela empresa com uma força-tarefa na abertura de novos parceiros, “no atendimento direto no varejo e no atendimento ao cliente, com produtos sempre de qualidade, sem ruptura na distribuição e com o verdadeiro sabor da batata. Pelo fato de a Bem Brasil estar instalada no país, conseguimos manter uma maior proximidade com o cliente e facilidades no atendimento”, ressalta o profissional.

E quando o assunto é se destacar no mercado atualmente, Rocheto frisa que, para isso, é necessário que se tenha características como qualidade, atendimento e disponibilidade de produtos para atender as demandas dos clientes.

Área
Conforme frisa Rocheto, o segmento de alimentação no Brasil atualmente cresce a cada ano e, mesmo diante da crise, superou as dificuldades e apresentou crescimento. “O mercado de batata congelada, por exemplo, cresceu 8% ao ano, o que mostra um enorme potencial para expansão para a nossa marca”, destaca ele a respeito do assunto.
Para o profissional, uma das principais vantagens de investir nesse segmento está justamente nesse crescimento que é apresentado continuamente. Ele frisa, ainda, as particularidades de mercado do item que é comercializado pela Bem Brasil. “Por aqui, o consumo médio per capita de batata pré-frita é de 2kg/ano, enquanto a média mundial é de 20kg/ano. Temos ainda um grande caminho para percorrer”, pondera.
Para garantir a qualidade dos seus serviços, segundo Rocheto, a marca prioriza fatores como disponibilidade de produtos, atendimento sem rupturas, qualidade de produto e relacionamento.
“Somos uma indústria brasileira com o verdadeiro sabor da batata, que consegue atender às necessidades dos nossos clientes com maior agilidade. Damos prioridade ao atendimento e à qualidade dos produtos”, salienta ele.

Projetos

Quando perguntado a respeito dos planos da empresa em médio e também em longo prazo, uma das questões abordadas por Rocheto é o fechamento de novas parceiras onde a marca ainda não está presente, mostrando os resultados positivos que já existem com os atuais parceiros, “por sermos uma empresa 100% brasileira e estar em busca dos mesmos objetivos de todos os varejistas do país, que é crescer e consequentemente ajudar na retomada do crescimento do Brasil, além de crescer acima de 40% em volume de vendas, trabalhar novos lançamentos de produtos, buscar a liderança absoluta no mercado de São Paulo”, finaliza.

Valores

De acordo com a Bem Brasil, em informações que estão disponibilizadas em seu site oficial, os valores que ancoram a cultura da empresa são a flexibilidade, a excelência, a ética e o caráter, a parceria, o mérito e a ousadia.

Bem Brasil
www.bembrasil.ind.br

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