Frutos da Estação

Empresas reformulam cardápios de acordo com períodos específicos do ano

EDITORIAGESTÃO
frutos da estação

A reformulação dos cardápios de diversos estabelecimentos, de acordo com as estações do ano, é algo comum de acontecer, fazendo com que novos produtos sejam acrescentados para comercialização e acrescentando itens que combinem com cada época do ano em especial. O próprio comportamento das pessoas e a sensação delas ao ingerir certos tipos de alimentos mostram como pensar nesse fato é algo importante.

Especialistas na área de saúde afirmam, por exemplo, que nas épocas mais quentes do ano, as pessoas se sentem muito melhores quando ingerem saladas no lugar de pratos que são gordurosos, o que ajuda na homeostase térmica. Quando se trata dos itens pensados para as épocas mais quentes, não é incomum encontrar saladas, bebidas, sorvetes, sobremesas que são feitas com frutas, frutos do mar, entre outros. Já no inverno, como é necessário ter mais energia, é comum que as pessoas procurem por alimentos que são mais calóricos – e é também comum sentir mais fome nessa estação do ano.

Cada estação do ano conta com particularidades bem específicas e, sendo assim, é preciso estar atento a elas na hora de idealizar os cardápios. Com isso, é possível se deparar com boas oportunidades relacionadas à alimentação proporcionadas por períodos específicos. Pode-se, por exemplo, encontrar produtos mais frescos, além de itens alimentícios que apresentam um maior custo-benefício – isso porque os produtos que são vendidos fora da estação apresentam um valor mais elevado.

Há estabelecimentos que investem, inclusive, em pratos exclusivos e que fazem até mesmo campanhas para divulgá-los durante a sua época, produzindo pratos muito mais elaborados. É comum encontrar estabelecimentos que contratam chefs especialmente para montar os cardápios sazonais e, com isso, acabam promovendo boas transformações em seus negócios.

Os alimentos sazonais costumam apresentar características mais atraentes. Isso porque quando são colhidos em sua melhor época, podem contar até mesmo com um sabor que é diferenciado. As frutas da época, por exemplo, apresentam um sabor que é mais adocicado, enquanto as verduras têm a cor e o cheiro mais fortes.

Mas, para não ter erros na hora de escolher os pratos que serão comercializados e os principais ingredientes que constarão neles, é importante que haja um estudo grande sobre cada um dos itens e a respeito da época em que eles possuem as melhores características. Além disso, é importante lembrar que podem haver variações de acordo com cada região do país.

Novidade

E foi justamente pensando no verão que a Mania de Churrasco – PRIME STEAK HOUSE resolveu investir em um produto especial para a estação: a Berry Lemonade, com foco no público que frequenta praça de alimentação de shoppings centers, já que a rede possui 34 unidades nesses locais – os modelos de franquias da marca se destacam por oferecer os melhores cortes de carnes nobres a preços que são competitivos.

A Berry Lemonade é uma limonada produzida com uma mistura de limão taiti e limão siciliano, harmonizada com amoras frescas. Trata-se de um produto caseiro que conta, ainda, com um ar sofisticado. Para que a bebida possa ser feita, são utilizadas apenas frutas naturais, sem adição de corantes e nem de conservantes. O suco pode ser um bom aliado da alimentação, uma vez que conta com propriedades nutricionais e é uma ótima fonte de ferro, segundo a empresa. A bebida é servida supergelada, é antioxidante e, ainda, possui baixa caloria: são 40kcal.

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“Construímos parcerias fortes e nunca abrimos mão de qualidade por preço ou oportunidades pontuais que afetem nosso padrão”, afirma Alessandro Pereira, sócio da rede de franquias Mania de Churrasco ! PRIME STEAK HOUSE

Conforme explica Alessandro Pereira, sócio da rede de franquias Mania de Churrasco ! PRIME STEAK HOUSE, a empresa buscava um produto que fosse diferente, saudável e, principalmente, que fosse gostoso. “Depois de pesquisas e testes chegamos na nossa Berry Lemonade, uma limonada natural com uma porção generosa de amoras de verdade”, salienta ele. “Expandir o cardápio ajuda a oferecer novos produtos para os clientes existentes e a ganhar pessoas que ainda não conhecem a marca”, frisa.

Conforme o profissional explica, é natural a empresa oferecer produtos que são mais elaborados e marcantes no inverno e mais leves e refrescantes no verão, como a Berry Lemonade e os lanches de churrasco no pão. “Trabalhamos apenas com os melhores fornecedores e produtos do mercado. Construímos parcerias fortes e nunca abrimos mão de qualidade por preço ou oportunidades pontuais que afetem nosso padrão. Levamos às praças de alimentação dos principais shoppings centers do país, cortes de carnes nobres, algo que normalmente não se encontra nos centros de compra”, afirma ele.

Ação

Variar o cardápio e pensar em produtos da estação são algumas das ações que podem ser tomadas para contribuir com o bom andamento dos negócios. No entanto, isso não é tudo: para se destacar no mercado é preciso tomar uma série de medidas que beneficiem o negócio e que o façam ser diferenciado em meio a tantos outros. Pereira cita algumas atitudes para que isso ocorra. “Trabalhar sempre com produtos de qualidade e cuidar das pessoas que trabalham no nosso time em todos os sentidos. Além disso, também é importante oferecer ferramentas e treinamento adequado para que o atendimento ao nosso cliente seja bem realizado”, diz.

Além disso, o próprio segmento acaba oferecendo vantagens para os investidores. Conforme lembra Pereira, o setor de alimentação sofre menor volatilidade nos períodos em que o mercado está em crise. “E, ainda, quando se opta por uma marca conhecida e com padrões e procedimentos definidos, a resposta do retorno tem mais chances de sucesso e maior know-how para enfrentar as dificuldades”, afirma.

Porém, nem tudo são benefícios. Há, também, os desafios que precisam ser enfrentados para que os negócios tenham resultados ainda melhores. Pereira cita alguns deles. “Superar a alta taxa de mortalidade de unidades no segmento de alimentação, bem como um retorno ideal dos investimentos iniciais, que são mais altos que muitos outros ramos”, destaca.

Localização

A marca conta com unidades em vários shoppings e isso também é um ponto positivo para ela, já que oferece uma série de oportunidades, como explica Pereira. “Sem dúvida, a facilidade de maior fluxo de potenciais clientes e de maior segurança e infraestrutura no geral são pontos positivos. O cuidado que todos devem ter é com os custos de aluguéis, condomínios e outras taxas que podem comprometer a rentabilidade dos negócios. Além disso, é importante prestar atenção à rotatividade de colaboradores, que costuma ser elevada. Daí a importância de investir sempre em redes ou marcas que tenham uma gestão eficiente e bem controlada, franqueados satisfeitos e programas de valorização de equipes, práticas que adotamos na Mania de Churrasco ! PRIME STEAK HOUSE”, frisa ele, que também conta como o empreendimento foi se estabelecendo no mercado ao longo do tempo. “Com muito trabalho e perseverança e, sempre e cada vez mais, trabalhando com produtos de qualidade e cuidando dos colaboradores”, diz.

Pereira afirma que a empresa quer crescer com calma, com prudência e também com consistência “esperamos seguir avançando não apenas com número de lojas, mas com bons resultados. Em 2017, devemos chegar a 50 unidades entre abertas e contratadas”. Já o ano passado, para Pereira, nas palavras dele, foi duro, complicado e instável. No entanto, o profissional acredita que também foi muito importante do ponto de vista de aprendizado. “Apesar de toda a crise, seguimos crescendo e com novas e boas oportunidades para o futuro”, afirma.

A Mania de Churrasco ! PRIME STEAK HOUSE é comandada pelos sócios Alessandro Pereira, Filliphe Camelo, Luis Yamanishi e Alceu da Silveira. A marca teve início no ano de 2001, no Shopping Ibirapuera, que fica localizado na zona sul de São Paulo. Naquele período, havia o sistema de buffet na unidade e a ideia era levar comida caseira um churrasco que fosse de qualidade em meio aos dias corridos nas praças de alimentação que ficam localizadas em shoppings. Foi após anos marcados pelo aprendizado, pela experiência e, ainda, por diversos estudos que o grupo resolveu, então, aprofundar o conceito de steak house. O conceito une qualidade e praticidade.

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