Franquias no interior possuem alto potencial

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    Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2014 mostra que, 40% do consumo no Brasil está no interior, um mercado que soma em torno de R$ 827 bilhões por ano.

    Pensando nisso, muitas redes de franquia já estão de olho nesse mercado, sendo uma boa oportunidade para quem busca abrir o primeiro negócio.“Com a incorporação da nova classe média e o aumento de renda, não só as oportunidades se expandiram, mas também os hábitos de consumo . Há uma demanda no interior que não encontra uma oferta correspondente”, afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

    Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, apenas 25% das marcas associadas à Associação Brasileira de Franquias (ABF), possuem lojas fora de metrópoles.

    A rede Mr. Beer, de cervejas especiais, diz dar foco para o interior em 2015. “ O custo de shopping em São Paulo está inviável para qualquer franquia nova”, conta Fernando Fernandes, diretor de expansão da rede. Ele afirma que a aposta está em shoppings menores, galerias e centros comerciais, como em Americana (SP) e Uberlândia (MG).

    Para Marcus Rizzo, da consultoria Rizzo Franchise, o investimento inicial no interior é menor, o que torna esse negócio ainda mais atraente, mesmo com a economia em desaceleração. Ele ressalta alguns segmentos atrativos para essas regiões, como alimentos, educação e serviços – correios, lotéricas e outros.

    De acordo com Roberta Damasceno, da Subway, a rede possui 70% de suas unidades fora das metrópoles. “Muitas dessas lojas são mais rentáveis do que as das capitais, em razão dos custos operacionais menores”, afirma.

    Mas, para se dar bem, é necessário ter cuidado. Segundo Cristiana Franco, presidente da ABF, é preciso considerar o consumo do mercado local e regionalidades culturais.
    Fonte: Folha de São Paulo

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