Foco e consistência

Foco e consistência

Este mês tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a estrutura de um dos maiores operadores de restaurantes multimarcas da América Latina. A empresa começou com uma única franquia e em alguns anos se tornou um conglomerado de quase 3.000 restaurantes de 6 marcas globais de franquias diferentes.

Sabemos que vários fatores interferem e fazem a diferença entre uma história de muito sucesso e uma de menos sucesso ou de fracasso. Entre estes vários fatores, no entanto, dois estão, certamente, sempre presentes na lista de qualidades e adjetivos do modelo de gestão de todos os negócios bem-sucedidos: foco e consistência.

Para se tornar grande e ter bons resultados, é imprescindível ter objetivos e trabalhar obstinadamente para atingi-los. Sem distrações e sem permitir que os acidentes de percurso ou as “atividades meios” façam você se esquecer deles.

Também é preciso trabalhar com consistência, já que, principalmente em um negócio como o nosso, cada dia é um dia, com novos clientes e novos desafios. Além disso, resultado é algo que se constrói e não se colhe por acaso.

No caso sobre o qual me refiro, apesar do tamanho e da força financeira que vem com ele, a empresa continua focada em seus objetivos qualitativos e quantitativos e trabalhando consistentemente não só para crescer como para fazer melhor o que já faz.

Sabe da importância de manter o foco no que é importante neste negócio: serviço e produto. E que a consistência nestas frentes constrói um resultado perene e resistente às tempestades e intempéries a que todo o tipo de negócios está sujeito.

Em momentos de cenário turbulento e grandes desafios como o que estamos atravessando agora no país, a consciência sobre a necessidade e importância de ter foco e consistência no que se faz deixa de ser um diferencial para ser uma questão de sobrevivência.

Às vezes, se diferenciar é fazer sempre e muito bem o que todos se propõem a fazer e não fazem.
Aos amigos da Alsea no México, meus agradecimentos e admiração.

Pense nisso

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Sócio Diretor da ZAK Business Development Graduado em Direito, com Pós Graduação em Marketing e Gastronomia, atua no segmento de Food Service desde 1989, exercendo funções de Gerência e Direção nas áreas de Operações e Marketing. Gerente Geral da Pizza Hut para o mercado de São Paulo até novembro de 2010.

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