Fidelizar para o sucesso

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Há poucos dias, foi divulgado o resultado da mais recente sondagem do Open Table (a maior plataforma de reservas dos Estados Unidos) sobre fidelização, o que me inspirou para este artigo.

Simples: o consumidor está disposto a entregar sua fidelidade em troca de cuidado, atenção e, sim, “mimos”!

Às vezes, acho que a gente agrega complexidade a determinados assuntos nas nossas empresas justamente para fugir deles: se algo é muito mais complicado do que podemos resolver, então, o negócio é não resolver e pronto!

Aí, a gente se depara com um dos mais importantes desafios de um restaurante – fidelizar clientes – e descobre que alguns pequenos itens “free”, reservar as mesas melhores, dar uns brindes no aniversário e interagir com o cliente fazem toda a diferença!

Então, se algo tão importante tem respostas razoavelmente simples, onde está o “pulo do gato”?

Certamente, a resposta está em, ao menos, dois pontos: conhecer o cliente muito mais intensamente do que conhecemos, executar muito mais eficientemente do que executamos e praticar a empatia muito mais do que praticamos.

Por mais que pareça contraditório, o contato com milhares de estabelecimentos ao longo dos anos nos mostra que esses três fundamentos não estão entre os pontos fortes de donos, gestores e Chefs no Brasil.

Em tempos de “experiência de consumo acima de tudo”, este certamente é um dos caminhos mais prováveis para o sucesso!

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Fundador da Food Consulting e Food Experts, empresas especializadas em Foodservice, criador e titular do curso Gestão Estratégica de Foodservice na ESPM-SP há 10 anos e palestrante sobre o mercado de Foodservice e Alimentação, para várias das mais importantes empresas e associações do país; foi executivo de grandes empresas como Sadia, Ceval, Bunge, 3 Corações, entre tantas outras atuações profissionais de sucesso.

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