Eventos: Mais visitantes, mais expositores

Sirha São Paulo revela expansão e apresenta programação marcante e diversificada

O Sirha (Salon international de la restauration, de l’hôtellerie et de l’alimentation) chegou a sua terceira edição no Brasil e foi realizado em três dias (14, 15 e 16 de março). Principal evento internacional destinado para profissionais de food service e hotelaria, o encontro apresentou aos presentes uma programação bastante diversificada, que envolveu concursos, inovações tecnológicas, degustações e aulas, chamando muito a atenção das pessoas e fazendo um grande sucesso.

Os resultados foram bastante positivos, e os números mostram bem essa realidade, conforme divulgado pelo Sirha. Para se ter uma ideia, ao todo, 298 marcas e expositores estiveram presentes no local, o que representa um crescimento de 34% em comparação com a última edição do evento, que aconteceu no ano de 2016, no Rio de Janeiro. Além disso, 10.825 visitantes – profissionais do segmento – estiveram no pavilhão 4 do São Paulo Expo, uma expansão de 8% em relação à edição anterior, revelando todo o potencial do evento.

“O Sirha São Paulo é a versão brasileira do maior salão de food service e hotelaria do mundo. Foram três dias em 2018 com uma programação excepcional, totalmente dedicada aos dois setores, além, claro, das etapas brasileiras do Bocuse d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie e do concurso nacional Talentos do Gelato”, destaca Luana Cloper, diretora do Sirha São Paulo.

De acordo com a profissional, alguns dos principais diferenciais deste ano foram o Samba In The Box, hotel feito em contêineres, “desenvolvido em parceria pela Samba Hotéis, Eurobras e Pokt Design + Arquitetura”, com o objetivo de apresentar ao público e aos potenciais investidores uma alternativa criativa e ágil para hospitalidade, e o bar Sirha. “Um espaço inédito que reuniu exposições de marcas nacionais e internacionais e trouxe conteúdo exclusivo, palestras, demonstrações e harmonizações envolvendo temáticas de café, vinho, cerveja e mixologia. A curadoria foi de Carolina Oda”, frisa Luana.

Mas os destaques não pararam por aí. Outras atividades e números também mostraram a relevância do encontro e como ele tem se estabelecido com bastante êxito no mercado.
“O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nosso parceiro estratégico e realizador do Espaço Terroir Brasileiro – que reuniu produtores do ramo alimentício de todos os estados do país – fechou o evento com um total de 200 reuniões marcadas e uma estimativa de 3 milhões de negócios gerados para os próximos 12 meses. Um resultado absolutamente positivo”, afirma Luana.
Para a diretora, o Sirha é uma grande oportunidade para que estudantes e também profissionais dos segmentos de hotelaria e food service tenham acesso a um conteúdo exclusivo e a oportunidades de fechar negócios e realizar networking.


Concursos

Durante o evento, também foram realizados alguns concursos, que tiveram muito engajamento. Um deles, por exemplo, foi o Bocuse D’or, cuja seletiva nacional aconteceu no dia 16 de março. A competição teve uma duração de quase seis horas.
O chef Luiz Filipe Souza foi o vencedor desse concurso. Em segundo lugar, ficou Ricardo Dornelles. Danilo Nakamura ocupou a terceira posição e Marcelo Milani, por sua vez, a quarta.
Agora, o grande vencedor e também todo o Comitê Bocuse D’or irão para o México, representando o Brasil na seletiva continental do concurso. A grande final acontecerá em janeiro do próximo ano, em Lyon.

Nacional

No dia anterior, 15 de março, foi a vez da seletiva nacional da Coupe du Monde de La Pâtisserie, com duração de 6 horas. Quem venceu a categoria açúcar foi Marcelo Calazans. Já Letícia Cruz foi a vencedora na categoria chocolate.
Agora, ambos também irão para o México, junto com o Comitê Coupe du Monde de La Pâtisserie, buscando a medalha de ouro, que levará quem recebê-la à grande final no Sirha Lyon.

Talentos

Já no dia 14 de março, ou seja, no primeiro dia de realização do evento, aconteceu o Talentos do Gelato. Augusto Melo e Márcia Carbi foram os vencedores do concurso. Camila Valin e Luana Bettanin foram as vice-campeãs. Flavio Augusto e Mailsom Rita ficaram em terceiro lugar e Chris Souza e Maria Bodstein na quarta colocação.
A competição tem como um de seus objetivos privilegiar a atividade do sorveteiro e, ainda, explorar fatores como criatividade, versatilidade e agilidade.
O Talentos do Gelato conta com a parceria da empresa Carpigiani, pioneira na inovação tecnológica e líder mundial no que diz respeito à produção de equipamentos para confeitarias e sorveterias. A coordenação geral é do Maestro Gelatiere Frederico Samora.
Para Luana, os concursos são “uma grande oportunidade de consolidar a alta gastronomia brasileira e alavancar a projeção de chefs brasileiros no cenário internacional”, afirma ela.

Expectativas

O próximo Sirha São Paulo já tem data certa para acontecer no ano que vem: será realizado de 27 a 29 de março, no São Paulo Expo. “Assim que tivermos as confirmações de ativações, avisaremos ao mercado”, diz Luana. Sobre as expectativas para a edição de 2019, ela afirma: “ainda estamos trabalhando com as projeções para o próximo ano”, destaca a profissional.

Patrocinadores

Os patrocinadores máster do evento são o Sebrae, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac Nacional. Já a Cielo é patrocinadora Gold do Sirha São Paulo. A Avianca, por sua vez, é a transportadora oficial do encontro.

Parceiros

Os parceiros para 2018 foram a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP (ABIH- SP), a Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes (Abracohr), o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e o Sindicato dos fabricantes de equipamentos, das empresas fornecedoras de produtos e serviços de projetos, montagem e manutenção de cozinhas industriais (Sindal).

Sirha Lyon

A última edição do Sirha Lyon aconteceu em janeiro de 2017 e teve duração de cinco dias. O evento bateu recordes. Estiveram presentes mais de 200 mil profissionais, sendo 25 mil chefs de cozinha. O crescimento de público foi de 10% em comparação à edição anterior.
Ao todo, três mil expositores estiveram no local, com o que há de mais inovador e também com tendências para os próximos anos.

Sobre a GL events
A GL events, cuja sede fica localizada em Lyon, é um dos maiores grupos do segmento de eventos em todo o mundo. No ano de 2015, o faturamento da organização foi de 942 milhões de euros.
A GL events marca presença em 53 cidades, distribuídas em 19 países, administrando 40 espaços para eventos (já administrou, inclusive, mais de quatro mil). A companhia conta com 4250 colaboradores.
No Brasil, o grupo conta com escritórios que ficam localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Paraná, administrando um portfólio de 12 empresas. Trata-se do único grupo na América Latina que atua em toda a cadeia da produção de eventos: vai desde a concepção, passando pela administração de espaços, construção, design, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, produção de brand events é organização de exibições.

Presença
A Qualimax, patrocinadora oficial da competição Coupe du Monde de la Pâtisserie, esteve presente também com um estande no evento. A marca promoveu a sua linha food service com foco em confeitaria.

“A Qualimax oferece um extenso portfólio para gastronomia e confeitaria, entregando praticidade, padronização e lucratividade ao transformador e operador food service. Percebemos uma grande adesão e interesse desses profissionais presentes na feira, em nossa linha. Realmente, foi muito satisfatório para nós estar presente nesse grande evento. Assim como patrocinador da Coupe du Monde de La Pâtisserie, com a linha de chocolates em pó Qualimax, nos orgulhou presenciar o talento dos competidores e estar ainda mais próximo a eles”, destaca Fabiana Mazzulli, gestora de marketing consumo da empresa.

A organização é bastante reconhecida no mercado por sua atuação e por sua experiência de décadas. A marca possui o compromisso com a melhoria contínua. E, no evento, apresentou três lançamentos que fizeram um grande sucesso.

“A sobremesa de tapioca Qualimax, que é uma novidade e o grande destaque. É exclusiva da Qualimax. Uma sobremesa preparada com produto típico do norte-nordeste, que caiu no gosto da população. É leve, saborosa e com um toque de coco, dando um sabor especial. É versátil e com diferentes texturas, desde creme ao ponto de corte, podendo ser finalizada com caldas e frutas da preferência. É uma excelente opção para o restaurante, hotel, padarias, incluir no cardápio de sobremesas, aumentando assim o ticket médio e sua lucratividade. Tivemos presente também o Cacau em Pó Qualimax, com característica de cor e sabor marcante, apresentando um grande diferencial entre as marcas disponíveis no mercado.
E o Purê de Batata Receita Completa, que vem agregar ao portfólio, levando mais praticidade no preparo. Sua fórmula já vem pronta, não precisa de adição de leite, sal e manteiga. O preparo é rápido, basta adicionar água fervente. Oferece também facilidade no armazenamento, gerando ganho no espaço do estoque”, afirma a profissional.

Participação
A Prática também foi uma das empresas que estiveram presentes no evento. A marca apresentou, na ocasião, o Copa Express. A organização também levou para o local ultracongeladores, fornos combinados, fornos de convecções, lava-louças e a linha completa de speed ovens.

Durante todo o período que aconteceu o Sirha, os produtos da Prática foram usados para apresentações e preparações. Dessa forma, os clientes tiveram a oportunidade de comprovar a qualidade dos itens alimentícios que são feitos.

A Prática também ofereceu equipamentos para os concursos que foram realizados. O campeão do Bocuse d’Or recebeu um forno da marca.

Sirha São Paulo
sirha-saopaulo.com
Prática
www.praticabr.com
Liotécnica
www.liotecnica.com.br
Qualimax
www.qualimax.com.br

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