Educação: Comendo com os olhos

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    comer com os olhos

    As cores dos pratos também são um importante elemento para cativar o público

    As comidas coloridas têm atraído muitos consumidores. Já não basta que os pratos sejam apenas saborosos. Eles têm de ser, ainda, bonitos e saudáveis. Essa é uma tendência mundial. Diversas empresas, cientes dessa realidade, se adaptam e oferecem um mix de produtos cada vez mais colorido, saudável e rico em ingredientes.A s comidas coloridas têm atraído muitos consumidores. Já não basta que os pratos sejam apenas saborosos.

    Eles têm de ser, ainda, bonitos e saudáveis. Essa é uma tendência mundial. Diversas empresas, cientes dessa realidade, se adaptam e oferecem um mix de produtos cada vez mais colorido, saudável e rico em ingredientes.

    Brasileiro

    Criado em 2013, o Brasileirinho Delivery é uma empresa que oferece comida típica brasileira no box. No cardápio, são mais de 30 sabores entre opções tradicionais, massas, premium, saudáveis e veganas.

    Adriano Massi, diretor-presidente da marca, destaca que os pratos mais coloridos da organização pertencem à linha “+ saudável” e são elaborados com ingredientes mais naturais, como legumes e vegetais.

    “O box Biofit é composto por arroz integral, carne bovina moída, lentilha, purê de mandioquinha, alface crespa, rúcula, tomate e brócolis. Já o sabor Fitness contém filé de frango em cubos, batata-doce, alface crespa, rúcula, cenoura, ovo cozido e cheiro-verde. A opção Salada Brasileirinho oferece alface crespa, filé de frango em cubos, tomate, cenoura, ervilha, ovo cozido e queijo minas frescal. Essas alternativas são muito buscadas por pessoas que hoje prezam por um alimento mais natural, porém percebemos que o colorido do prato chama a atenção até mesmo de quem não se interessa tanto por essa frente. De toda forma, os resultados são ótimos”, destaca ele.

    A receita gerada por esses itens corresponde hoje a 20% do faturamento da marca e tende a atingir os 40% nos próximos dois anos. “A receptividade da clientela é muito boa, porque desenvolvemos uma opção de prato saudável e muito saborosa, sem deixar de lado a qualidade do sabor”, reforça Adriano. “Oferecer ao mercado essa opção de prato não é mais uma opção, é uma exigência. Hoje em dia, trata-se de uma necessidade de mercado, porque os hábitos de consumo dos brasileiros nesse sentido estão mudando. Com isso, o grande desafio do setor de alimentação é unir o paladar com ingredientes saudáveis, mas há um porém: não é tão simples. Nem sempre o que é saudável é gostoso. Mas, ainda assim, o empresário que agregar essa frente em seu negócio e atender a necessidade desse grande público terá consequentemente muita prospecção em sua marca”, afirma o profissional.

    O Brasileirinho Delivery conta com mais de 100 unidades distribuídas pelo Brasil.

    Aparência

    A Casa do Don é um restaurante italiano de conceito casual dining do Grupo Patroni, inaugurado em dezembro de 2017. “Pratos como o ‘Pollo Salsa Arancione’ (fillet de peito de frango ao molho de laranja do chef), a Pizza Super Don Patroni (cream cheese, pepperoni, salpicada com molho de tomate, manjericão e parmesão ralado), e até as entradas como a ‘Piadina Pepperoni’ (com muçarela e pepperoni), ‘Bruschetta Caprese’ (com muçarela de búfala fresca, pesto de manjericão e tomates frescos) ou o ‘Don Buffala al Limoni’ (muçarela ao forno com toque de anchovas e tomate-cereja sobre cama de limão siciliano) são sedutores desde sua apresentação e não decepcionam no sabor”, destaca o fundador do grupo Patroni, Rubens Augusto Jr.

    O profissional afirma que a aparência do prato é um dos pontos mais importantes, porque os clientes são impactados pela imagem logo de cara, o que torna determinante na hora de fazer a escolha, e as cores sugerem o frescor e ingredientes que aquela refeição carrega. “Isso agrega valor”, diz. A apresentação, no entanto, é a segunda preocupação da casa. “A primeira é o sabor, porque a aparência atrai, mas o sabor é o que conquista”, frisa Rubens.

    Prioridade

    “Servir amor em forma de prato”. Esse é o objetivo da Casa Graviola. O cardápio prioriza alimentos orgânicos e nutritivos com foco em sugestões saudáveis, que incluem diversas opções veganas, além de saladas e entradas, hambúrguer, peixes, frangos, omelete, wrap, cheesecake feita com cottage lacfree, pudim de chia, tapioca, sucos e chá naturais.

    Abner Lopes
    Abner Lopes, sócio-fundador da Casa Graviola, ao lado de Manuela Cabral, esposa e sócia

    Abner Lopes, sócio-fundador da Casa Graviola, conta que os mais coloridos são os purês, como o de raízes, que levam beterraba em sua composição, ou o de banana da terra que, além da cor da banana, conta com um pouco de cúrcuma.

    “Além disso, temos saladas muito coloridas, e quase todos os pratos levam flor e brotos orgânicos. Sempre tivemos muito cuidado com a apresentação dos pratos, e deixá-los coloridos faz parte disso. Virou um diferencial nosso, e é lindo ver as reações dos clientes quando os pratos chegam. Eles ficam realmente alegres e satisfeitos”, afirma o sócio-fundador.

    Cardápio

    Gabriel Fullen
    “Com mais de 15 coquetéis autorais e jarras para compartilhar, somos reconhecidos pelo nosso público pela qualidade e apresentação de nossos drinques”, diz Gabriel Fullen, sócio do MéZ

    “Com mais de 15 coquetéis autorais e jarras para compartilhar, somos reconhecidos pelo nosso público pela qualidade e apresentação de nossos drinques”, diz Gabriel Fullen, sócio do MéZ.

    O local preparou um cardápio especial de gim tônicas coloridas, que repercutiu muito bem, pois cada drinque tinha sua cor bem marcante. “Além disso, as receitas bem refrescantes se uniram à apresentação para encantar nossos clientes”, complementa o sócio.

    Os consumidores que procuram esse tipo de drinque tendem a ser mais abertos a experimentar novas receitas. “Em todas essas bebidas que criamos, prezamos pelo sabor e apresentação”, afirmam os profissionais.

    Nesses drinques, algumas frutas são o motivo para que as respectivas cores prevaleçam. Há, ainda, mais atrativos, como miniflores comestíveis e espumas de gengibre, jambu e lichia, por exemplo. “A máxima ‘comer com os olhos’ é verdadeira. Portanto, precisamos trazer novidades aos olhos dos consumidores para gerar demanda e atrai-los ao restaurante, sempre buscando conhecer novos produtos ou experiências”, destaca Gabriel.

    Destaque

    O prato mais colorido do Vito, casa de inspiração italiana, é o polvo, lentamente cozido em especiarias, mix de feijões com linguiça artesanal puxado na gremolata (um tipo de condimento).

    “O polvo é um dos pratos mais pedidos do restaurante Vito, além de super saboroso, ele também é um alimento saudável, tem alto valor nutritivo, pouca gordura e, consequentemente, poucas calorias. Por se tratar de um prato mais ‘exótico’ – afinal não é todo mundo que adora comer polvo – acreditamos que o público que consome esse prato são pessoas que apreciam a gastronomia e gostam de experimentar novos sabores”, diz  Marcela Lecuona, diretora de comunicação do grupo La Tregua, do qual o restaurante Vito faz parte.

    Os pratos do estabelecimento, conduzidos pelas mãos do mais novo chef Caio Gomes, são inspirados na gastronomia italiana tradicional, com um toque contemporâneo. Em 2019, o restaurante completa dez anos.

    Opções

    Larissa Souza, diretora da Snack Saudável, no início de 2016 encontrou dificuldades para criar lanches saudáveis para as filhas pequenas levarem à escola. Diante desse desafio e decidida a manter seu propósito de oferecer alimentos frescos e nutritivos para as crianças, a empresária passou a produzir porções práticas, saborosas e equilibradas em casa.  A proposta era entregar os kits – com uma fruta, bebida natural e carboidrato na medida certa – um pouco antes do intervalo das aulas para que os alimentos frescos não perdessem os nutrientes. Deu certo.

    “As frutas são trabalhadas de uma maneira lúdica para atrair o paladar das crianças. Elas comem a banana como se tivessem comendo a fruta de um personagem. Alguns falam que comem porque é tão lindo que dá vontade de comer. Alguns até lambem a melancia achando que é picolé de verdade”, afirma ela.

    A Snack Saudável está preocupada em oferecer uma alimentação próxima do caseiro ou artesanal, sem corantes e sem conservantes. “No kit empresarial, apostamos nas cores para ter uma boa apresentação”, salienta a diretora. A Snack Saudável também oferece atendimento para veganos, intolerantes ao glúten e à lactose. Atualmente, conta com 55 unidades em operação e pretende inaugurar mais 30 franquias neste ano

    BRASILEIRINHO DELIVERY
    www.brasileirinhodelivery.com.brC

    ASA DO DON
    www.casadodon.com.br

    CASA GRAVIOLA
    www.instagram.com/casagraviola

    MéZ
    www.mezsp.com.br

    RESTAURANTE VITO
    www.vitorestaurante.com.br

    SNACK SAUDÁVEL
    www.snacksaudavel.com

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