Educação alimentar infantil

    Crianças são foco de diversas organizações que produzem para esse público itens diferenciados e saudáveis

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    O excesso de peso já atinge, hoje, mais de 50% dos brasileiros, que segundo pesquisa Euromonitor, consomem 55% mais calorias do que a média mundial em alimentos e bebidas industrializadas. A educação alimentar deficiente, na infância, é um dos fatores que agravam esse cenário. Por outro lado, o dia a dia corrido, muitas vezes, obriga as pessoas a fazerem refeições fora de casa, onde é mais difícil controlar o modo de preparo e os tamanhos das porções. Ciente dessa questão, o Giraffas® tem o compromisso de ajudar os pais na hora de alimentar seus filhos fora de casa, e, para isso, oferece um menu infantil 100% saudável, com refeições completas desenvolvidas especialmente para crianças e aprovadas por nutricionistas.

    “O tema da educação alimentar infantil é tão importante para nós que, no ano passado, descontinuamos a linha infantil de sanduíches, que representava 20% das nossas vendas na categoria, porque acreditamos que é preciso incentivar as crianças a comerem refeições balanceadas e saudáveis”, afirma Ricardo Guerra, diretor de marketing do Giraffas®.

    Todos os GiraPratos contêm arroz e feijão, preparados com o mesmo carinho da comida feita em casa, além de legumes e salada e uma opção de proteína, que pode ser carne bovina, frango ou omelete. O prato é montado com uma divertida carinha, que torna o momento da refeição mais lúdico, além de acompanhar um brinde educativo.

    Fundado em Brasília, no Distrito Federal, em agosto de 1981, o Giraffas®, rede multinacional brasileira de restaurantes, oferece a verdadeira comida brasileira, caseira, saborosa e criativa. Em 1991, adotou o sistema de franquias, tornando possível a expansão e instalação de restaurantes em 26 estados do Brasil. Em 2011, inaugurou seu primeiro restaurante internacional, nos Estados Unidos, na cidade de Miami. Hoje, já são 10 unidades na Flórida. Há mais de 10 anos, criou o GiraPrato, uma alimentação balanceada, saborosa e elaborada sob medida para as crianças. Seu principal foco é a diversificação dos produtos. O cardápio do Giraffas® conta com mais de 30 opções de refeições e 9 sanduíches diferentes, além de sobremesas e bebidas. A rede emprega mais de 9 mil pessoas no Brasil e EUA e possui mais de 410 restaurantes.  A rede é detentora do Selo de Excelência ABF Franchising há 12 anos e há 9 anos recebe a indicação ao Prêmio Top of Mind.

    Inovação

    O mês de julho se aproxima e, com ele, a necessidade de entreter as crianças que estão no período de férias escolares. A dica é juntar a família e os amigos para brincar de fazer sobremesas saudáveis e criativas. Com o Yonanas™, um eletrodoméstico inovador com tecnologia de ponta que, em apenas alguns segundos, emulsifica 100% de fruta congelada em um creme com consistência de um sorvete. É possível criar novas receitas interessantes também para o inverno, misturando o Yonanas de frutas do seu sabor preferido com pedaços de bolos e caldas quentes.

    A banana madura congelada é a fruta recomendada para definir a base da sobremesa. Embora o uso de bananas ajude a proporcionar uma consistência bem cremosa, qualquer fruta pode ser utilizada para fazer a sobremesa com o Yonanas. Para servir de inspiração para os dias mais frios, recomenda-se servir o creme do Yonanas acompanhado de tortas, bolos, ou mesmo com granola ou cereais matinais e servi-los com caldas quentes ou mel. As combinações são infinitas e o gosto do sorvete do Yonanas pode ser tão criativo ou tradicional quanto a criatividade de cada um. Vale também provocar as crianças e organizar uma brincadeira entre os “pequenos chefs” para premiar a melhor sobremesa.

    O equipamento é de manuseio simples e seguro e pode tranquilamente ser usado pelas crianças. Yonanas permite que as crianças desfrutem do sabor das frutas em uma sobremesa saudável. É uma maneira divertida e fácil de adicionar porções diárias de frutas na alimentação dos pequenos. O produto estará disponível nas principais redes de varejo do mercado brasileiro e tem preço médio de R$ 250,00.
    “Sabemos que o Brasil tem diferentes tipos de frutas em todo o país. Isso é ótimo para criar as mais diferentes receitas  de uma maneira saudável e divertida para as crianças”, disse a cofundadora e codesenvolvedora do Yonanas, Eileen McHale. “Desde bananas até o açaí, quanto mais variados e autênticos os ingredientes, melhor.”

    O Yonanas foi lançado nos EUA e rapidamente tornou-se popular. Durante o seu primeiro ano no mercado, foi firmada uma parceria com a Dole, o maior produtor mundial de produtos de tecnologia. Depois de conquistar os norteamericanos com um produto de qualidade, Yonanas tornou-se um fenômeno internacional em mais de 55 países em todo o mundo. Foram vendidas milhões de unidades de Yonanas. A máquina tem sido classificada como campeã na categoria equipamentos de sorvete, vencendo como número 1 entre 100 concorrentes na Amazon.com. A tecnologia desse equipamento foi submetida a testes pelo rigoroso Instituto de Pesquisa de Eletrodomésticos (Good Housekeeping’s Research Institute) e teve a honra de ganhar o prêmio de produto muito inovador (Very Innovative Products – VIP– Award).
    Lançado em 2009 como uma divisão da Winston Products, LLC, Healthy Foods, LLC é uma empresa de desenvolvimento de produtos com sede em Cleveland, Ohio. A empresa de crescimento progressivo desenvolve produtos inovadores que permitem às pessoas terem vidas mais saudáveis. O primeiro produto de alimentos saudáveis para o mercado foi o Yonanas.

    Investimento

    A Risotolândia investe pesado na qualidade, segurança e variedade dos cardápios oferecidos a quase meio milhão de alunos do Paraná e Santa Catarina. No entanto, além de caprichar no cardápio, ela decidiu resgatar às crianças a educação nutricional perdida.

    “Nossos cardápios são sempre ricos em frutas, verduras e legumes. As nutricionistas, que acompanham diariamente as refeições e as crianças, perceberam que algumas não aceitavam estes alimentos saudáveis. Por isso, desenvolvemos em sala de aula, junto aos professores, atividades de educação nutricional, informando sobre os benefícios de cada grupo alimentar e buscando a conscientização das crianças. Afinal, quem se alimenta bem, se desenvolve bem e tem melhor rendimento em sala de aula”, diz o diretor superintendente da Risotolândia Carlos Humberto de Souza.

    Um grande projeto criado pela empresa é o Caminho da Roça, que proporciona às crianças das escolas atendidas pela Risotolândia o conhecimento e a experiência da classe dos vegetais por meio de visitas diretas ao produtor. Essas visitas acontecem em uma chácara na cidade de Curitiba. As crianças chegam em um ônibus, acompanhadas de monitores, são pesadas e medidas. Estes dados são entregues aos pais, com o cálculo de IMC – Índice de Massa Córporea. Após, os alunos participam de uma palestra com nutricionistas da Risotolândia e, depois, vão à roça. Nos canteiros, elas conhecem a forma de plantio, cultivo e colheita de alguns alimentos como alface, rúcula, agrião, batata doce etc. Depois, têm a oportunidade de plantar uma muda. Fazem um lanche saudável e voltam à escola.

    “O retorno desse programa é surpreendente. Notamos que na escola eles passam a se alimentar melhor, aceitando os vegetais e legumes dos cardápios. Mas o que mais nos deixa felizes é que as crianças levam esse hábito para dentro de casa, surpreendendo inclusive os pais que têm a supermissão de incluir estes alimentos no dia a dia da criançada”, diz a nutricionista Kariny Alves, responsável pelo Caminho da Roça.
    No último ano, a Risotolândia envolveu mais de 30 mil estudantes e 104 escolas em suas atividades de educação nutricional.

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