Alimentação certa

    0

    S e você vai se casar, você procura um SPA para ter seu dia de noiva. Se sua semana foi terrível no escritório, você vai ao local para relaxar. Agora, se você está sentindo que está acima do peso, o SPA é o lugar ideal para encontrar uma alimentação saudável e balanceada. E por este ser um dos serviços mais procurados atualmente, é preciso todo um cuidado na hora de oferecer as refeições para os hóspedes. Afinal, o food service está em todos os lugares e noções de higiene, armazenamento e cultivo são essenciais.

    No SPA do Recanto, localizado no Sítio do Chuca em Cabreúva, São Paulo, o serviço de nutrição é oferecido e o cuidado com os alimentos é fundamental. Ele é um dos mais antigos do Brasil com mais de 20 anos de experiência em reeducação alimentar. A nutricionista Renata Dalseno, que trabalha no SPA há mais de dez anos, afirma que “o estabelecimento trabalha com a proposta de reeducação alimentar e, durante a estada, o hóspede aprende a se alimentar de uma forma saudável, equilibrada e balanceada e pode dar continuidade a esse processo quando sair”.

    Há quem pense que nesses locais você “passa fome”. Para quebrar esse paradigma, dois tipos de dieta são oferecidos, conforme a finalidade da estada, mas sempre com seis refeições diárias e os requintes da boa cozinha. “Ambas são restritas e hipocalóricas, mas de acordo com uma avaliação individual existe a sugestão do valor calórico mais indicado para cada hóspede, sendo que o mesmo tem autonomia para poder optar qual prefere seguir e até mesmo durante a estada solicitar a alteração das calorias dependendo dos resultados obtidos”, esclarece a nutricionista.

    A dieta de 600 calorias é indicada para a perda de peso mais significativa e a de 1200 calorias para descanso. O objetivo do SPA é que os hóspedes recebam informações de como mudar seus hábitos alimentares conquistando uma melhor qualidade de vida e consequentemente o emagrecimento saudável. Tudo com o acompanhamento e as orientações da nutricionista.

    Os alimentos chegam diariamente através de um fornecedor de confiança. Frutas, verduras e legumes são colhidos diariamente para serem servidos sempre frescos. Há um estoque para armazenar os alimentos não perecíveis, uma câmara fria para armazenar os alimentos perecíveis como leite, queijos, verduras, legumes, frutas e um freezer para os alimentos que necessitem de congelamento.

    Renata elabora os cardápios e as cozinheiras preparam os pratos sob a supervisão e orientação dela. São pratos lights, mas com muitos temperos e ervas naturais que realçam o sabor dos alimentos. As refeições são sempre balanceadas e os pratos bem coloridos e atrativos. Todas as receitas são exclusivas e desenvolvidas no SPA do Recanto, o que resultou em um livro de receitas que os hóspedes podem adquirir para preparar na sua casa os pratos servidos ao longo na estada. Hidroginástica, alongamento, caminhadas, ginástica localizada, musculação, jogos aquáticos e a prática de arco e flecha e golfe complementam o tratamento de nutrição e emagrecimento.

    Em Bebedouro, cidade do interior do estado de São Paulo, há o Natural SPA, um local preocupado em proporcionar aos seus hóspedes uma higienização física e mental por meio de uma alimentação balanceada, e livre de agrotóxicos em ambientes acolhedores e relaxantes.

    O cardápio do Natural SPA é baseado na cozinha que produz uma alimentação rica em fibras e os pratos são variados, sempre garantindo aos hóspedes uma qualidade de produtos naturais bem como um festival de aromas e sabores.

    Todos os pratos são elaborados por um chef de cozinha juntamente com uma nutricionista que acompanha todos os dias a alimentação de cada hóspede, desta forma garante-se que além de uma refeição de qualidade, o hóspede do SPA não passará fome de jeito algum. E se a ideia é emagrecer, uma reeducação alimentar em conjunto com atividade físicas é oferecida. E para definir a dieta, uma avaliação nutricional é feita por um nutricionista competente e especializado.

    A preocupação com o fornecimento e armazenamento dos alimentos dão ainda mais qualidade às refeições servidas no Natural SPA.

    É para emagrecer mesmo

    Com uma bela vista para o mar, o SPA Colonial Med, localizado na praia de Cibratel, em Itanhaém, São Paulo, oferece vários serviços para o emagrecimento dos seus hóspedes e a maioria é baseado na alimentação.

    O objetivo do SPA é mostrar que é possível adotar hábitos alimentares mais saudáveis sem sofrimento, desenvolvendo assim uma nova consciência alimentar. A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem no qual a pessoa, além de conhecer melhor os alimentos e seus benefícios, passa a selecioná-los de forma saudável.

    O cardápio light do SPA Colonial Med é baseado na saudável dieta Mediterrânea recomendada pela ONU como a melhor dieta a ser seguida. E possui restrição calórica. O cardápio é rico em alimentos funcionais como: hortaliças, leguminosas, cereais, frutas, peixes e suco de limão. Esses alimentos são capazes de potencializar o fígado e o intestino para a eliminação de toxinas, além de nutrir, torná-lo mais resistente a doenças e reduzir efeitos do envelhecimento.

    Já a dieta “detox” segue a mesma proposta da Mediterrânea mas exclui o Glúten e a Lactose do cardápio. O glúten sela as paredes dos intestinos impedindo a nutrição e a desintoxicação. Já a lactose provoca a síndrome do intestino irritável. A retirada desses dois itens promove bem-estar e um estilo de vida saudável. Ela também conhecida como dieta desintoxicante, faz uma faxina geral no organismo, eliminando as toxinas e quilos extras.

    Por fim, a última terapia oferecida é a Sucoterapia para quem quer fazer uma desintoxicação mais profunda. Esta é uma dieta líquida que promove grande perda de peso, aumento da função metabólica e do sistema imune. “É legal você estar em um hotel onde todas as refeições inclusas são feitas para serem saudáveis. Entre as refeições principais o pessoal da cozinha prepara um suco especial e bem nutritivo, sempre misturando vegetais e frutas. Tudo feito com cuidado. É confiável”, contou Débora Pusebon.
    Todos os alimentos oferecidos em cada dieta são selecionados e sempre busca-se a melhor qualidade. O armazenamento é feito de forma adequada. Para o hóspede dar continuidade à dieta quando ele sai, o SPA oferece o Kit Light, composto de refeições congeladas, saudáveis e de baixa caloria. Assim, o hóspede pode comprá-las e leva-las para casa.

    O SPA Med Sorocaba Campus também oferece serviços de emagrecimento. Ele surgiu em 1981 e agregou valores ao conceito de Centro de Saúde Física, Mental e Espiritual. O idealizador desse conceito é o endocrinologista Dr. Mauro Tadeu Moura que construiu um local que unisse todo o conforto de um hotel, o lazer de um clube e o atendimento de uma clínica médica.
    Todas as refeições no restaurante são supervisionadas por uma nutricionista da equipe de nutrição, que fica à disposição dos clientes para quaisquer esclarecimentos e adequações necessárias.

    O departamento de nutrição conta, ainda, com uma cozinha experimental onde são ministradas aulas semanais de culinária light e saudável, parte essencial do processo de reeducação alimentar, além de ser uma ótima oportunidade para os clientes se divertirem enquanto aprendem novas receitas.

    Para as crianças, o SPA Med oferece um cardápio Kids, especialmente elaborado com alimentos saudáveis e caloricamente adaptado para as necessidades de cada faixa etária. As dietas também podem ser adaptadas para pessoas vegetarianas, com intolerância à lactose e ao glúten. Para os que seguem a tradição judaica, o cardápio também é adaptado respeitando rigorosamente todos os requisitos do modo de preparo Kasher.

    As dietas do SPA Med são cuidadosamente elaboradas para que haja um equilíbrio dos macronutrientes (carboidrato, proteína, gordura e fibras alimentares), bem como para atender às necessidades diárias dos micronutrientes (vitaminas e minerais).

    O cardápio oferece três opções diárias de pratos exclusivos, em programas de 300, 450 e 600 calorias por dia, fragmentados em seis refeições diárias, com um cardápio de 49 dias sem repetição. Os pratos oferecem a vantagem de promover a inibição da fome durante o tratamento, apresentando, assim, os melhores resultados em emagrecimento saudável.

    Para as pessoas que não precisam perder peso, e que pretendem seguir uma programação antiestresse, a dieta recomendada é de 600 calorias por dia, complementada por frutas, sucos e cereais, até atingir as necessidades calóricas individuais.
    O cardápio é planejado de acordo com os horários das 6 refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), adequando os principais grupos alimentares a cada refeição específica.

    As receitas são elaboradas com alimentos de primeira qualidade, que abrangem desde a cozinha brasileira tradicional, como a boa feijoada, até as requintadas receitas da cozinha internacional.
    Outro SPA que oferece serviços de nutrição pensando no emagrecimento é o Serra do Japi, localizado em Cabreúva, São Paulo. O departamento de alimentação é coordenado pela nutricionista Rita Hollo que cria dietas adequadas a cada hóspede.

    A reeducação alimentar, fundamentada na Ciência da Nutrição, com acompanhamento de médico e nutricionistas, assim como a prática de atividade física regular, formam a base da proposta de trabalho desenvolvida pelo SPA Serra do Japi.

    De olho em quem fornece

    O que não é cultivado dentro dos SPA´s é fornecido. Uma das empresas que faz isso é a Mãe Terra. Fundada em 1979, a empresa sempre se apoiou na crença de que uma alimentação natural, composta por alimentos mais próximos dos integrais, é peça-chave para uma vida mais saudável e equilibrada.

    Os produtos naturais Mãe Terra tentam resgatar um pouco do tempo em que, colhidos e preparados na hora, os alimentos eram muito mais ricos em vitaminas, fibras e proteínas. Todos os produtos são criteriosamente escolhidos, procurando manter os nutrientes e outras características importantes do alimento in natura, ajudando no bom funcionamento do organismo.
    Outra fornecedora é a empresa Sanavita. No mercado desde 1984, ela oferece soluções em alimentação nutritiva e saudável, utilizando alta tecnologia para promover bem-estar e qualidade de vida. Os produtos que vão desde chás até produtos orgânicos são encontrados nos SPA´s para complementar as dietas oferecidas aos hóspedes.

    SPA do Recanto
    www.spadorecanto.com.br

    SPA Colonial Med
    www.colonialmed.com.br

    SPA Med Sorocaba Campus
    www.spamed.com.br

    SPA Serra do Japi
    www.spajapi.com.br

    Natural SPA
    www.naturalspa.com.br

    Mãe terra
    www.maeterra.com.br

    Sanavita
    www.sanavita.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here