Documentário sobre o Vale dos Vinhedos no Brasil será gravado neste ano

    0

    Por Redação FSN – 09 de janeiro de 2014

    A história do Vale dos Vinhedos e a cultura ainda preservada pelos moradores das comunidades locais serão retratados em um documentário, que será gravado ao longo de 2014. A iniciativa da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, que financiou o projeto com recursos do Fundo Municipal da Cultura. O documentário “Memórias do Vale dos Vinhedos” pretende registrar as histórias e memórias dos moradores mais antigos, tornando-se uma ferramenta de educação cultural e promovendo o fortalecimento da identidade da comunidade.

    Os saberes e fazeres dos primeiros imigrantes italianos, que povoaram a localidade em 1875, ainda são preservados pelas gerações descendentes, que hoje vivem no Vale dos Vinhedos. O famoso roteiro enoturístico guarda muitos momentos e heranças culturais deixadas pelas primeiras comunidades formadas no local. O registro, por meio de documentário, eternizará estas memórias, proporcionando às próximas gerações o resgate cultural das práticas materiais e imateriais da cultura dos imigrantes italianos.

    O projeto está sendo coordenado pelo presidente da Aprovale, Juarez Valduga, e prevê entrevistas com integrantes da comunidade que acabaram se tornando protagonistas na história e desenvolvimento do Vale dos Vinhedos. A produção do documentário ficará por conta da Triângulo da Produção Cultural com Michel Marchetti da Rosa na direção de filmagem e Dandy Marchetti da Rosa na direção de fotografia.

    Após conclusão do documentário, a ideia é que ele seja assistido pela comunidade local e exibido de forma itinerante, divulgando e disseminando as memórias e reativando as práticas antigas. Da mesma forma, empreendedores locais serão estimulados a terem um maior comprometimento com ações culturais desenvolvidas pela Aprovale e Poder Público. O material produzido deverá ser disponibilizado para as escolas municipais de Bento Gonçalves, para o Patrimônio Histórico, entidades envolvidas com a aquisição de acervo histórico e para a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves.

    Fonte: Assessoria de Imprensa.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here