Doce época

    Com uma expectativa bastante positiva, fabricantes anunciam as novidades para a Páscoa, uma das datas mais lucrativas do ano

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    A creditem em coelhinho da Páscoa ou não, a verdade é que é só abril chegar que a maioria das pessoas já dá aquela conferida no calendário para saber quando uma das datas mais gostosa do ano, de acordo com muita gente, acontecerá. Enormes variedades de ovos, bombons sortidos em caixas e as mais diferentes formas de chocolates chegam às vitrines de lojas e corredores de supermercados na época de Páscoa.

    Atentas aos pedidos e preferências do público infantil e adulto é que as empresas do ramo apostam em novidades para que o gosto de todos seja atendido.

    Mais brinquedos, embalagens coloridas, novos sabores… diversos pontos são pensados para agradar os consumidores.

    Surpresa!

    Para 2017, a Nestlé, uma das principais fabricantes de chocolates do Brasil, vem com um portfólio bem variado com catorze opções de produtos para que o cliente possa es aqueles que se encaixam em seu gostos e bolsos.

    Os nascidos nas décadas de 80 e 90 poderão ficar felizes com a novidade nostálgica que a Nestlé traz para esta Páscoa. O clássico chocolate Surpresa, sucesso de vendas há 30 anos, está de volta em forma de ovo como o principal lançamento desta temporada.

    “Estamos trazendo de volta o ovo Nestlé Surpresa Edição Especial. O ovo será de um delicioso chocolate ao leite que vem acompanhado por um álbum e dez cards colecionáveis sobre dinossauros (são três versões no total)”, destaca a empresa.

    A outra novidade que encantará crianças – e por que não adultos? – é o lançamento dos ovos Kit Kat Bluetooth, que conta com um exclusivo speaker bluetooh portátil. Para os mais saudosistas, há a coleção Nestlé Vintage. Além de um ovo de chocolate ao leite, a embalagem virá acompanhada por três opções de latas colecionáveis com motivos clássicos da marca de chocolate.

    “Como a Nestlé conta com diversas marcas, conseguimos atender os diferentes perfis de consumidores. O ovo de Kit Kat e de Prestígio são um dos favoritos dos nossos clientes”, conta a empresa.

    Investimento

    Ser uma das líderes do mercado no setor de chocolate não é tarefa para qualquer empresa. Com 150 anos, a Nestlé se firma cada vez mais com sua inovação e resgate de produtos que fizeram parte da sua história. Apesar de ter um século e meio, foi nos anos 60 que a empresa começou a sua fabricação de ovos de chocolate e, hoje, a Páscoa é um dos principais momentos do ano para a Nestlé e várias outras indústrias de chocolates.

    “A estratégia da empresa para reinventar-se todos os anos e se manter na liderança é focar em inovação e lançamentos que sejam atrativos para o público. Um exemplo, este ano, é o ovo Nestlé® Surpresa® Edição Especial, que possui forte apelo entre pessoas que cresceram nos anos 80 e 90. Temos também os coelhos de chocolate Galak e Alpino, que funcionam muito bem como presentes e servem a outro momento de consumo. Além disso, o fato de sempre oferecermos produtos de qualidade faz a diferença”, fala a Nestlé.

    Expectativa

    A expectativa da Nestlé para a Páscoa é sempre a melhor possível. Afinal, este período tende a vender não só muitos ovos, mas também impulsionar a saída de outros chocolates em geral.

    “Este é um dos momentos mais significativos do ano para a empresa. Por meio de análises das tendências e demandas do público, foi possível realizar investimentos certeiros em inovações e mudanças no portfólio da marca, adaptando-o à realidade dos consumidores e, ao mesmo tempo, lançando itens que certamente irão despertar o desejo das pessoas, por meio da união de preços acessíveis e valor agregado”, conta a Nestlé.

    Lançamentos

    Quem também está com muitas novidades em sua linha de produção para este ano é a Duas Rodas. Especialista em criar sabores, aromas, condimentos e soluções integradas, a empresa com mais de 89 anos conta com sete unidades de produção e sete centros de pesquisa e aplicação de produtos.

    Com um extenso portfólio de soluções de ingredientes que incluem aromas, sorvetes, condimentos e aditivos e nutrição animal, a Duas Rodas ainda tem o chocolate como um de seus principais produtos. As aplicações vão desde raspas, folhas e coberturas a bombons, recheios de bolo, chocolates, petit gateau e trufas.

    Para esta Páscoa, a empresa aposta em lançamentos de sua linha Selecta. “Vale destacar o novo sabor Blend, que oferece uma mistura equilibrada de chocolate ao leite e meio amargo, proporcionado ao consumidor um produto mais sofisticado e equilibrado, com perfil acentuado de cacau. O sabor Blend pode ser encontrado nas linhas Selecta Namur, em barras de chocolate puro de 1,01kg, e Selecta Supreme, nas coberturas em lascas e em barra”, revela Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas.

    Ganaches

    Segundo Marco Paulo, outra linha que é sucesso de vendas neste período é a de ganaches, que oferece uma série de possibilidades de criação. Elas são usadas tanto para recheios de ovos de Páscoa, bombons e trufas quanto para cobertura de colombas e bolos.

    “As ganaches podem ser encontradas no mercado nas opções Ao Leite, Meio Amargo, Branco, Chocolate com pedaços de Avelã e Chocolate Branco com Champagne – sendo estes dois últimos sabores exclusivos da marca. Os produtos são comercializados em potes de um quilo e podem ser encontrados em lojas de doces, produtos para festas e atacados”, diz.
    Nos últimos anos, a palavra da empresa tem sido diferenciação, principalmente no período da Páscoa, quando a oferta do mercado é imensa. Manter um portfólio que atenda à demanda, novas receitas e inovação serve não só para abril, mas também para quando a ocasião de consumo muda, como no Dia das Mães, Namorados, Natal, entre outros.

    “Para esta Páscoa, separamos receitas exclusivas elaboradas pelo chef da Selecta Chocolates, Ricardo Campos, levando muitas sugestões de produtos diferenciados, como o Ovo de Corte, por exemplo (a receita pode ser obtida através do portal www.amofazerchocolate.com). Preparamos alternativas interessantes e deliciosas para ajudar o nosso público a inovar também”, fala o gerente de marketing da Duas Rodas.

    Opções

    A Village, segunda maior fabricante de panetones do Brasil, também vem recheada de surpresas para esta temporada. Com mais de 20 opções entre chocolate ao leite, sabores de frutas, trufado, light, bem casado com gotas de chocolate – e o lançamento: trufas de avelã, a empresa investiu para agradar adultos e crianças.

    Protagonista deste catálogo de lançamento e carro-chefe da Village, a linha infantil conta com o personagem Masha e o Urso para os ovos de Páscoa e Mini Bella Páscoa. Além disso, pela primeira vez, o ovo de Páscoa com 120g da personagem vem em uma embalagem em forma de caixa. O produto vem com brindes colecionáveis como, por exemplo, uma casinha da Masha e o Urso para a criançada.

    “A marca aposta na expansão da linha infantil e no seu portfólio completo para conquistar mais consumidores e crescer até 5% nas vendas”, destaca Reinaldo Bertagnon, diretor da Village, que além de estar presente em território nacional ainda exporta para países da América Latina, Europa, África do Sul, Angola e Estados Unidos.

    Aumento

    Desde setembro de 2016, a fábrica da Village, na Vila Prudente, em São Paulo, trabalha para produzir e distribuir os produtos da Páscoa por todo o país. Aliás, desde março os itens já podem ser encontrados pelos consumidores.

    Para a Páscoa, a empresa tem um time de mais de 700 profissionais envolvidos para a fabricação e as ações de promoção e produtos da Village. Novidade para este ano, a empresa aposta nas vendas online através de seu portal na internet (www.lojavillage.com.br). Além da chegada da Masha e o urso, a turma de licenciados da Village ainda conta com a Luna, a Galinha Pintadinha, Doki e Scooby Doo.

    Outro destaque fica para as versões sem lactose, baixo teor de gordura, zero açúcar e light. A lwinha Bella Páscoa Village Light Frutas 400g, por exemplo, tem 26% de redução de calorias e alto teor de fibras. Em sua receita, o doce vem através do sucralose e leva o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD).

    “Nossa expectativa é aumentar de 5% a 8% os resultados de vendas de produtos de Páscoa e crescer, no mínimo 10% no setor de food service”, conta Reginaldo Bertagnon, diretor da Village.

    Baci Perugina

    Marca italiana já consagrada, a Baci Perugina traz a expressão do artesanato italiano no chocolate. Tradicionalmente feito em Perugia, na região de Úmbria, os ovos da marca têm todo um passo a passo específico para serem feitos. Uma receita que leva apenas oito ingredientes desde 1922.
    Para este ano, a Baci Perugina investe em três sabores: original, com chocolate 51% de cacau, ao leite, aveludado suave e doce e o extra escuro, com chocolate 70% cacau. Apesar de italiana, é no Brasil que a marca faz mais sucesso nas vendas, já que, para eles, o Brasil possui o mercado mais relevante para o período. “Nenhum outro país tem a variedade e a quantidade de ovos de Páscoa que o Brasil tem. Nosso best-seller é o Baci Perugina Original, mas as outras versões estão ficando bem populares por aqui. A Páscoa é uma celebração importante e é época de pico para o consumo de chocolate, por isso é crucial fornecer aos clientes bons sabores e preços que agradam”, afirma Valeria Norreri, gerente de unidade de negócios de confeitaria internacional da Baci Perugina.
    Preparação
    A preparação e expectativa para a data são temas sérios e precisam de bastante antecedência, principalmente quando o assunto é o chocolate. Por saber dessa importância da Páscoa para o setor de chocolates, a Baci Perugina inicia seus preparos para o período bem antes de a data acontecer e, durante todo o ano, mantém um intenso trabalho de pesquisa de tendências e análise de mercado.
    “Começamos a trabalhar as estratégias da Páscoa com um ano de antecipação. Fazemos isso também para responder melhor às exigências dos nossos consumidores. As produções começam no fim de cada ano e entre a passagem de um ano para outro, os produtos já são entregues aos varejistas”, diz Valeria.

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