Planejamento e Estratégia

    0

    Aquisições como a da Diversey aumentam responsabilidade daqueles que passam a gerir o negócio, abrem oportunidades e permitem o crescimento acelerado de empresas líderes de mercado

    O fundo de investimentos Bain Capital anunciou ao mercado, no começo do último mês de setembro, a conclusão da compra mundial da Diversey por US$ 3,2 bilhões, e o Brasil é o país foco para os investimentos previstos, que deverão acontecer em diferentes frentes e contribuir para um crescimento ainda maior da empresa. Diversos esforços significativos deverão contemplar as ações da marca visando a sua expansão, sem perder de vista atributos que são, de fato, muito importantes, como a qualidade dos produtos que são comercializados. Diante desse cenário e de toda a sua relevância para o mercado, a Food Service News preparou uma matéria especial sobre o assunto, mostrando alguns pontos da transação, características da organização que fazem com que ela seja um grande destaque, planos que já estão sendo discutidos e que deverão ser implementados daqui a um tempo, entre outras questões de grande relevância no segmento.

    Empresa
    A Diversey é focada em soluções de higiene e limpeza, produtos químicos, máquinas para o cuidado de pisos, soluções de engenharia, consultorias, sistemas e também equipamentos. A marca oferece uma série de serviços de valor agregado, que são baseados em gerenciamento de água e energia, segurança dos alimentos e tecnologia. A sustentabilidade recebe total atenção da organização e está presente em tudo aquilo que é empreendido por ela.
    Para se ter uma ideia de toda a sua dimensão e dos clientes que são atendidos, a empresa atua nos mais diferentes setores do mercado, como restaurantes, concessionárias, supermercados, limpadoras, hotéis, hospitais, indústrias de alimentos e bebidas, lavanderias comerciais, agricultura, indústria farmacêutica, estabelecimentos educacionais, indústrias em geral, entre outros. Atualmente, há cerca de nove mil colaboradores ao redor do globo. De acordo com Marco Godoy, Líder Brasil, o momento no qual a empresa se encontra hoje é de muita importância, sendo, inclusive, algo marcante para a história da organização.

    Planejamento e Estratégia“Estamos atravessando um marco histórico na Diversey. A recente aquisição por parte do Bain Capital faz com que esta seja a segunda vez, ao longo de toda história da Diversey, em que temos independência e autonomia para a condução dos negócios . Isso, sem dúvida, tem motivado demais toda nossa organização, não apenas no Brasil, mas em todas as operações ao redor do mundo. Estamos confiantes de que temos diante de nós uma grande oportunidade”, afirma o executivo, em entrevista para a FSN.
    Godoy ressalta que o crescimento é um dos pilares estratégicos da empresa e que esse fator, certamente, será o responsável por nortear as ações da organização no mercado, sobretudo no que diz respeito ao Brasil. Ele explica que os esforços serão direcionados às tecnologias que são capazes de melhorar os processos internos em diversos setores, como Vendas, Marketing, Supply Chain/Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Recursos Humanos e Finanças. A empresa pretende permanecer atuando para que possa aumentar o conhecimento dos colaboradores, contribuindo para uma produtividade mais expressiva.
    “Nosso foco está regulado para bem servir nosso cliente final, atendê-lo em sua plenitude e, para isso, continuaremos trabalhando para aumentar o conhecimento do nosso time, melhorando seu rendimento sempre com planos audaciosos para atração dos melhores talentos do mercado. Aliás, o diferencial competitivo da Diversey, sem sombra de dúvidas, está em nossa gente”, diz Godoy.
    O executivo relata que o Bain Capital identificou todos esses aspectos que foram mencionados, bem como o potencial de crescimento e a rentabilidade que o negócio apresenta, aliados ao alto grau de retenção do cliente. Ainda de acordo com Godoy, muitos outros investimentos já estão programados e serão conhecidos com o passar do tempo, inclusive no que diz respeito a ações que deverão acontecer fora do Brasil.
    “Os investimentos não param por aí. Já anunciamos ao mercado a compra de outros negócios e empresas, como, por exemplo, a compra de uma companhia de químicos no Reino Unido. Muitas outras novidades serão comunicadas em breve ao mercado”, aponta ele.

    Planejamento e Estratégia
    Para se ter uma ideia de toda a dimensão da Diversey e dos clientes que são atendidos, a empresa atua nos mais diferentes setores do mercado, como restaurantes, concessionárias, supermercados, limpadoras, hotéis, hospitais, indústrias de alimentos e bebidas, lavanderias comerciais, agricultura, indústria farmacêutica, estabelecimentos educacionais, entre outros

    Atuação
    E, se o assunto é o tempo e todos os benefícios que podem ser apresentados por esse fator, ele também vem agindo em favor da Diversey. A empresa foi se estabelecendo no mercado de uma forma que é bastante significativa e que verdadeiramente chama a atenção por toda a sua força. Conforme afirma Godoy, esse estabelecimento no segmento se originou de aspectos relevantes como investimentos em mercados e segmentos que possuem aderência à oferta de valor e cultura da empresa.
    “Estamos inseridos em um mercado extremamente competitivo, entretanto, muitas empresas enxergam na Diversey um aliado estratégico que influencia positivamente seus negócios, seja nas questões mais sensíveis como custos operacionais como também na proteção da marca, sustentabilidade, segurança dos alimentos e satisfação do cliente final. Atuamos nas áreas críticas do processo. Isso aumenta nossa responsabilidade. Nosso cliente sabe que pode contar com a marca e reputação Diversey”, afirma ele.
    Uns dos principais diferenciais da marca estão na alta qualidade e também na tecnologia dos seus produtos e sistemas, que são admirados por diversos consumidores e que despertam a atenção do mercado. Mas não é só isso. Como ressalta Godoy, diversas ações realizadas pela organização fazem com que suas boas características possam ser vistas por todos.
    “Os principais diferenciais da Diversey que, vale destacar, é uma empresa baseada no alto nível de serviço prestado, estão na qualidade de execução e na expertise de nosso time técnico e comercial nos setores que servimos. Isso permite que cheguemos a altos níveis de personalização da oferta com competitividade. Adicionalmente, outro grande diferencial da Diversey está em sua consolidada, experiente e forte rede de distribuição autorizada. Nossos distribuidores replicam em nível nacional nossa oferta de valor e atendimento, beneficiando diferentes perfis e tamanhos de clientes com cobertura nacional, permitindo, assim, que possamos cobrir praticamente quase todo o mercado brasileiro com a mesma qualidade. Tenho orgulho em dizer que o canal Delivered Trade(Distribuidores) é nosso maior patrimônio, construído ao logo de mais de 30 anos. Eles são a força motriz que alavanca nosso crescimento e participação de mercado”, ressalta ele.

    Segmento
    Quando se trata da área de alimentação fora do lar, muitos são os benefícios de investir nesse segmento, conforme vêm apontando diversos profissionais do setor, bem como vários dados ao longo dos anos, que confirmam seus bons números não somente no Brasil, mas também no exterior. O setor tem apresentado um grande potencial e despertado a atenção de muitas pessoas e conta também, ainda, com boas perspectivas, chamando a atenção de vários investidores e mostrando o seu significativo valor. Godoy, inclusive, frisa os benefícios que são oferecidos pelo segmento e a sua capacidade de expansão. “Food Service é um dos maiores setores de nossa economia e segue crescendo ano a ano”, diz ele.
    Mas o executivo também salienta que, em alguma medida, o food service enfrenta um nível mais baixo de profissionalização na operação, graças a alguns fatores que são mencionados por ele e que impactam diretamente os negócios. “Em função da grande presença de pequenos e médios estabelecimentos, ainda é um setor que constantemente busca por melhoria de processos, redução de custos, segurança dos alimentos, dos funcionários e seus clientes. Todas essas necessidades que trazem valor e que estão absolutamente em linha com a oferta total da Diversey. Isso nos permite atender desde uma grande cadeia de Fast Food até um Food Truck, seja chegando diretamente a esse cliente ou por meio de nossa rede de distribuição autorizada, sempre com alto nível de fidelização”, afirma o executivo.Planejamento e Estratégia
    Godoy frisa que no setor existem vários desafios, que precisam ser superados para que as empresas possam continuar crescendo e apresentando bons resultados ao longo do tempo. O profissional ressalta que há alguns aspectos comuns nas organizações que estão em busca de melhorias contínuas, e que eles se relacionam, principalmente, a três questões. “Como em qualquer negócio em busca de constante melhoria, hoje nossos desafios concentram-se, sobretudo, no trinômio pessoas, processos e tecnologia”, afirma ele.
    No que diz respeito às pessoas, por exemplo, um dos desafios que marcam presença dentro de diferentes organizações é a rotatividade de indivíduos que é verificada no setor, sendo que é preciso que se tomem atitudes em relação a esse tema, para que ele não se torne um grande problema dentro das empresas. Isso, segundo o profissional, “requer mais investimentos em capacitação e treinamento”, destaca ele, que comenta, ainda, outros desafios que merecem atenção por parte das empresas, como “a necessidade de adaptação à constante evolução do mercado e também às exigências legais e regulatórias; e, por fim, posso mencionar, como um importante desafio, a integração das novas tecnologias digitais no processo de gestão de produtividade da operação de higienização e limpeza das cozinhas. Estou falando da Internet of clean IoC Diversey. No Youtube, pode-se encontrar mais informações a respeito”, informa ele.

    Crise
    Nos últimos anos, a crise econômica mexeu com diversas estruturas e organizações do país, e muitas empresas acabaram fechando suas portas ou mesmo diminuindo consideravelmente os seus números, gerando quadros bastante negativos, que trouxeram diversas preocupações para muitos investidores, que, em várias ocasiões, ficaram até mesmo sem saber como agir. Para lidar com um período como esse, que trouxe vários aspectos prejudiciais para as organizações e que, em muitos casos, propõe mudanças, um dos aspectos importantes, segundo Godoy, é se reinventar sempre. Isso requer várias medidas, conforme cita o profissional, como trazer novas soluções, “novos produtos e tecnologias, melhorando a nossa eficiência e entregando o alto nível de serviço que prometemos”, diz ele.
    Outra questão que permeia esse cenário e que deve receber atenção por parte das organizações são as novas plataformas digitais, como destaca Godoy. Ele afirma que é necessário que se procure sempre a antecipação das tendências, mirando o consumidor e pensando na demanda oriunda dele.
    “O foco deve ser o cliente, sob a ótica do cliente. Somos obstinados em ajudar os nossos clientes a vencerem em seus mercados e dividimos o valor criado, agimos com a mentalidade de donos do negócio, nunca estamos totalmente satisfeitos e somos ágeis através das adversidades, portanto, não há crise que resista a um bom planejamento e foco na execução.
    Certa vez, escutei de um cliente a seguinte frase que pode traduzir bem a situação: ‘em tempos de crise, uns choram e outros vendem lenços…”. A Diversey escolhe sempre a segunda opção”, pondera o profissional.
    Sendo assim, para que se possa destacar no segmento e alcançar bons resultados, é necessário que se preze por determinados valores que são essenciais nas empresas que querem se manter sólidas, como, conforme Godoy, a ética, a credibilidade e também a reputação. O profissional frisa, ainda, que tudo isso não é importante apenas para que a empresa se sobressaia no setor, mas também porque, dessa maneira, é possível conquistar outros resultados que são bastante positivos como “reconhecimento dos nossos clientes, fornecedores, funcionários e comunidade onde atuamos”, diz ele.
    O profissional afirma que a empresa trabalha duro para que, dessa maneira, possa superar as expectativas que os clientes possuem em relação a ela, no que diz respeito a vários temas, inclusive. De acordo com ele, o compromisso da organização vai além da limpeza, da sustentabilidade e da segurança. “Somos uma empresa centenária, com propósito, e temos fome de crescimento”, frisa o profissional.
    E de que forma os produtos da empresa contribuem para o cotidiano do consumidor, facilitando-o e trazendo diversas vantagens para as atividades cotidianas dele? É importante destacar que, como a organização atua por meio de soluções que vão desde a fazenda até a mesa, ela está presente diariamente na vida dos clientes. Isso, inclusive, pode ser de diferentes maneiras, conforme ressalta Godoy, de forma direta ou, então, indireta, como através da fabricação dos alimentos na indústria ou na manipulação e preparo dos alimentos no restaurante.
    “Focamos em produtividade, simplificação dos processos, redução do consumo de água e energia. Inovamos para transportar produtos cada vez mais concentrados, reduzindo, assim, os custos com fretes e armazenamento. Buscamos, todos os dias, melhorar a experiência de uso dos nossos produtos pelos funcionários dos nossos clientes. Objetivamos alimentos seguros, sustentabilidade e melhor experiência à mesa pelos consumidores finais”, destaca Godoy.
    Por sua vez, para que se possa inovar constantemente, de acordo com o profissional, é necessário, antes de tudo, que a inovação tenha, de fato, um propósito estabelecido, para que, assim, ela possa ser empregada da melhor forma possível dentro da organização. “Uma vez entendida essa premissa, podemos afirmar que, para poder inovar constantemente, é preciso investimento e presença no campo, principalmente escutando a voz do cliente e entendendo as tendências, reais necessidades e estratégias”, diz ele.

    Outros países
    A Diversey apresenta uma série de diferenciais em todos os locais onde a organização atua, sendo que, hoje, a marca está presente em todos os continentes e em mais de 170 países ao redor do globo. Para se ter uma ideia, quando o assunto é o segmento de food service europeu, a empresa é líder de mercado. “Trabalhamos da mesma forma e nossa rota ao mercado é através da venda direta e distribuidores autorizados, sempre alicerçados nos pilares que traduzem nossa proposta de valor na experiência do cliente final, eficiência operacional, proteção da marca e sustentabilidade”, frisa o profissional.
    Sustentabilidade
    A Diversey destaca que o seu propósito é o de proteger vidas, preservar a terra e, ainda, deixar um legado para as futuras gerações. De acordo com a marca, o seu propósito foi desenhado ao longo dos seus mais de cem anos de herança sustentável. “Para a Diversey, a sustentabilidade está em tudo o que empreendemos; é o mesmo que qualidade. Está conectada com a nossa visão corporativa, é o pilar de como nós pretendemos continuar colaborando para um mundo mais limpo e saudável para as futuras gerações”, afirma Godoy.

    Planejamento e Estratégia
    “Nosso foco está regulado para bem servir nosso cliente final, atendê-lo em sua plenitude e, para isso, continuaremos trabalhando para aumentar o conhecimento do nosso time, melhorando seu rendimento sempre com planos audaciosos para atração dos melhores talentos do mercado”, diz Marco Gody, Líder Brasil

    O profissional relata que, tendo em vista esse princípio, a empresa conta com uma série de ações, que, inclusive, abrangem diferentes áreas da organização, contribuindo de uma maneira que é muito positiva. Essas ações vão “desde a escolha dos veículos da nossa frota, através de estudos de segurança Latin NCAP e consumo energético, até objetivos mensuráveis de redução de emissão de carbono em nossas plantas, passando por descartes e relacionamento com fornecedores que possuam regras claras neste sentido”, afirma ele.
    Sendo assim, de acordo com o que o profissional ressalta, é possível alcançar resultados que são muito positivos, não somente no que diz respeito à proteção do meio ambiente, mas também no que se relaciona a questões que são de ordem econômica e que influenciam diretamente os resultados da organização.
    “Conseguimos obter significativo progresso na questão ambiental ao mesmo tempo em que também melhoramos a performance financeira da empresa, ou seja, para a Diversey, ações sustentáveis também ajudam no resultado da companhia. Todos ganham, e o meio ambiente agradece”, ressalta Godoy.
    O compromisso com a sustentabilidade que a empresa possui, além disso, vai além dos limites internos da organização e se expande para os clientes da marca, gerando benefícios em cadeia e contribuindo para que se colha resultados melhores em diferentes locais.
    “Obviamente, nosso compromisso com a sustentabilidade se estende além de nossas operações, onde conseguimos oferecer para nossos clientes uma melhor eficiência operacional conjugada com a redução de consumo de água e energia. Nossa abordagem começa no desenvolvimento dos nossos produtos, onde trabalhamos somente com matérias-primas permitidas e regulamentadas pelos órgãos nacionais e internacionais, as quais proporcionam menor impacto ambiental e não prejudicam a saúde das pessoas”, afirma o executivo em relação ao assunto.
    Ainda no que diz respeito à sustentabilidade e aos itens que são comercializados pela marca, mais de 80% do portfólio contam com produtos que são concentrados, “gerando menor consumo de plásticos e redução na quantidade de embalagens descartadas, além da significativa redução do número de fretes e consequente menor emissão de CO2”, diz Godoy.
    As inovações da organização também contam com a sustentabilidade como um de seus importantes princípios, e isso pode ser verificado em diferentes produtos e serviços. “Aqui vale destacar a nossa mais recente inovação, o TempTrip, uma solução de monitoramento de transporte de alimentos, de fácil aplicação e baixo custo operacional, que reduz o desperdício de alimentos em mais de 15% durante o transporte”, afirma o executivo.
    A plataforma Diversey Consulting também é uma solução da empresa que está atrelada à sustentabilidade e que, dessa forma, contribui de uma ótima maneira com as empresas, promovendo uma série de vantagens relacionadas a ela. Essa plataforma conta com uma gama de serviços na área de Segurança dos Alimentos, que são capazes de proporcionar aos clientes vários benefícios como “atender as legislações vigentes, prevenir possíveis ocorrências junto aos órgãos fiscalizadores, padronizar a qualidade dos serviços e produtos ofertados, garantir a saúde de seus clientes e colaboradores, além de proteger sua marca e imagem perante o público”, acrescenta Godoy. “Em resumo, a sustentabilidade está praticamente em tudo o que fazemos. Posso afirmar com absoluta convicção que a Diversey é uma empresa sustentável”, finaliza ele.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here