Desenvolvendo a liderança e a equipe em tempos complexos

Vivemos atualmente em um cenário altamente complexo que atinge todas as organizações e, principalmente, as pessoas. Isso exige uma melhoria das atitudes e desenvolvimento de novas competências de todos os profissionais. Nesse contexto, a liderança voltada para os resultados através de equipes conscientes e responsáveis surge como necessária e fundamental.

Em cenários altamente complexos, aqueles em que muitos fatores estão em mudanças e transformações, é fundamental ter o máximo da capacidade analítica para encontrar novas oportunidades, resolver problemas, criar e executar novas estratégias.

Para o líder, são exigidas também a sensibilidade e a habilidade para desenvolver pessoas flexíveis, consistentes e multifuncionais. Esse líder requerido e necessário nesses tempos deve ter em sua visão a crença de que é a sua responsabilidade ajudar a virar o jogo das adversidades e que seu entusiasmo tem o poder de contagiar e inspirar a todos que estão a sua volta.

Os líderes são os verdadeiros agentes de mudanças em cenários como os que estamos vivendo atualmente. Liderar nessas épocas significa acima de tudo conquistar as pessoas, envolvê-las, para que coloquem sua mente, coração, talento, força de vontade, criatividade e excelência para alcançar os seus objetivos.

O líder também deve assumir o delicado papel de promover segurança da sua equipe, que, muitas vezes com poder limitado de tomar decisões, sente mais incertezas. Essa segurança vem da demonstração que está no controle, que tem autonomia, está preparado e sabe o que fazer em sua missão de liderar. O líder transmite a confiança e credibilidade à equipe, posicionando-se com uma referência digna de ser seguida.

Ao líder ainda cabe a função de abrir suas portas, colocando-se à disposição com autenticidade, escuta ativa, compartilhando informações e dando feedback na medida em que é possível e necessário fazer. Esse processo é diário, árduo e complexo.

A liderança ocorre através das ideias, visão clara e princípios bem estabelecidos com toda a equipe. Essa visão deve ser inspiradora, e as atitudes do líder devem ser coerentes e integradas. Assim, o trabalho em equipe acontece de forma que os pontos fracos são compensados e os pontos fortes são potencializados através das pessoas atuando em conjunto. E isso tudo é cada vez mais necessário em todas as empresas do food service brasileiro.

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