Derivados do leite

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    Os produtos lácteos, também conhecidos como laticínios, são os derivados do leite que fazem parte do cotidiano alimentar da maioria das pessoas. Há os lácteos com fermentação, a exemplo do queijo, iogurte e probióticos, e os sem fermentação, como o próprio leite, manteiga, margarina e sorvetes. Estão presentes no varejo e no food service.

    Direto para o food service

    A Ourolac, empresa que atua no mercado de soluções lácteas UHT, é uma das indústrias de laticínios mais modernas das Américas. Além disso, é uma empresa parceira, que investe na prosperidade de seus clientes.
    De acordo com Wilson Nasciutti, gerente de produto da empresa, o food service da Ourolac conta com bebida láctea para uso em sobremesas, recheios, decorações de bolo e sorvetes, além de creme culinário a base de gordura vegetal e base láctea para uso em preparações doces e salgadas.
    Para Nasciutti, o diferencial dos produtos da marca está no fato de serem práticos, “de fácil uso que podem ser estocados à temperatura ambiente, em embalagem shelf stable”.
    Outro ponto alto se encontra na logística da distribuição. “O uso de embalagem longa vida em volumes acima de 2 litros facilita o transporte, diminuindo custos e aumentando a rentabilidade da operação”, diz.
    De olho nos consumidores intolerantes à lactose, a empresa está desenvolvendo uma linha de produtos especiais, com redução ou eliminação da base láctea. Além disso, será lançado o chantilly em embalagem shelf stable de 2,5 litros.

    Tradição  e referência

    Referência no mercado de alimentação, a Nestlé possui uma ampla variedade de produtos derivados do leite, como leites especiais, compostos lácteos, leites fermentados, leite condensado, creme de leite, requeijões, iogurtes, petit suisses, bebidas prontas e complementos alimentares.

    Por sua vez, o Catálogo de produtos Nestlé Profissional, divisão de Foodservices da Nestlé, oferece esses mesmos produtos da área de lácteos. Recheio e Cobertura MOÇA nos sabores morango e chocolate, Creme de Leite NESTLÉ, Beijinho MOÇA, Brigadeiro MOÇA®, Cajuzinho MOÇA®, Leite MOÇA®, Doce Leite MOÇA®, Creme de Leite NESTLÉ Leve UHT e Nestilly são alguns dos produtos que integram o catálogo de produtos profissionais.

    “A Nestlé, como líder mundial em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, tem como compromisso oferecer soluções para uma alimentação equilibrada e trabalha continuamente no desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de seu portfólio. O objetivo é levar sempre aos consumidores produtos que aliem o melhor sabor a um perfil nutricional adequado”, informa a empresa.

    “Para isso, a empresa investe de forma consistente em Pesquisa & Desenvolvimento e mantém uma das mais avançadas redes, integrada pelo Nestlé Research Center, na Suíça, e outros 34 centros de pesquisa ao redor do mundo. Ao todo, são cerca de 5 mil pessoas envolvidas diretamente em um trabalho que tem dois objetivos principais: desenvolver estratégias para manter as pessoas saudáveis por meio da alimentação e encontrar soluções para a prevenção e controle de doenças crônicas”, completa.

    Com o objetivo de atender o público intolerante à lactose, a Nestlé oferece produtos diferenciados. A marca estreou nesse segmento em 2011, com o lançamento de NINHO UHT Zero Lactose. Direcionado especialmente às crianças, a opção é integral, enriquecida com Ferro e vitaminas A, C e D. Com as alternativas, a empresa contribui para que, mesmo com essa restrição alimentar, adultos e crianças possam consumir leite e seus nutrientes.

    “Em 2014, a empresa anunciou a chegada de MOLICO® UHT Zero Lactose, o primeiro leite desnatado do mercado sem lactose em sua composição, ampliando a oferta de leites especiais, destinados aos consumidores com intolerância à lactose”, diz.

    Em junho, a companhia anunciou mais uma inovação com a chegada do Leite NINHO Forti+ Zero Lactose em pó, o primeiro leite em pó sem lactose do mercado brasileiro.

    O portfólio da Nestlé ainda conta com SOLLYS®, produto à base soja que oferece o mesmo teor de Cálcio do leite – 27% das recomendações diárias por porção. Fonte de vitaminas A, C, D e E, se destaca ainda por não conter conservantes.

    No mercado brasileiro desde 2007, toda a linha de bebidas SOLLYS contém proteína isolada de soja, o que lhe garante a maior porção proteica em produtos da categoria, com cerca de 90% do nutriente. Atualmente, o portfólio é composto por diferentes linhas de produtos: SOLLYS® Original (bebida à base de soja na versão 1 litro) e SOLLYS® Frutas (bebida à base de soja com suco de frutas nos sabores abacaxi, laranja, maçã, pêssego e uva).

    SOLLYS Original oferece o mesmo teor de Cálcio do leite – 27% das necessidades diárias por porção, além de ser fonte de Vitaminas A, C, D e E. Já o SOLLYS Frutas é o único da categoria a oferecer 15% das necessidades diárias do nutriente e é fonte de Vitamina C. A linha não contém colesterol e conservantes.

    O portfólio passou por uma reformulação em fevereiro de 2014, quando aplicou uma redução média de 30% na quantidade de calorias de todos os produtos SOLLYS® Frutas. A nova fórmula apresenta 40 kcal/porção de 200ml em todos os sabores – uva, laranja, pêssego, maçã e abacaxi. A diminuição das calorias para as bebidas SOLLYS® Frutas se deu pela redução do teor de açúcar nos produtos.

    Todos os produtos são vendidos em embalagens de 1 litro e 200 ml, sendo que a primeira possui tampa de rosca, mais prática, desenvolvida com matéria-prima de fontes renováveis.

    “As embalagens destinadas aos produtos lácteos, assim como todas do portfólio Nestlé, são planejadas para oferecer segurança e comodidade ao consumidor, garantindo o melhor aproveitamento do produto, sem desperdícios ou qualquer risco de contaminação. Aquelas destinadas ao segmento Professional seguem os mesmos padrões de qualidade, adequando a quantidade de produto fornecido para o foodservice”, afirma.

    No mercado de lácteos, a Nestlé anuncia uma grande inovação: o lançamento de NINHO Forti+ Zero Lactose, o primeiro leite em pó sem lactose do mercado brasileiro. Além disso, a marca lançou recentemente o Leite MOÇA® Light, com 95% menos gordura, o Creme de Leite Nestlé® com embalagem em tamanho reduzido – que tem 150g, é exclusivo na categoria e conta ainda com sistema abre fácil, o que torna o consumo mais prático e versátil, ideal para incrementar pratos doces e salgados de forma rápida. Outra novidade é o CHANDELLE® Chantilly, uma sobremesa pronta para o consumo que combina a cremosidade e maciez de CHANDELLE®, com uma dose generosa e consistente de chantilly. O produto é um sucesso na Europa e chega ao Brasil nos sabores chocolate, café e caramelo.

    No mercado com Vigor

    Presente no mercado há mais de 90 anos, a Vigor comercializa produtos lácteos como iogurtes, creme de leite, chantilly, manteigas, requeijão, cream cheese, queijos especiais e base láctea para sorvete.
    Cecilia Ávila Martins, Diretora da Unidade de Food Service da empresa, destaca a fidelidade às categorias e à qualidade. “Diferentemente de outros no mercado, nossos iogurtes não possuem soro de leite e, sim, leite. Nosso requeijão não possui amido, somente creme do leite e nosso queijo parmesão Faixa Azul tem 18 meses de maturação”, diz.

    Naturalmente, há diferenças entre as embalagens de produtos destinados ao varejo e ao food service, de acordo com a necessidade do segmento. “Por exemplo, temos iogurtes em bag e em potes, de acordo com o segmento. Cream cheese em mangas e em baldes, margarinas em bloco de 2 Kg, em baldes de 15kg e em caixas de 30kg”, completa.

    O catálogo apresenta novidades. A nova Margarina Vigor, a única margarina com sabor manteiga, conta com uma textura ainda mais cremosa, que derrete na boca. As embalagens trazem agora a cor azul, tradicional dos produtos Vigor, para ganhar destaque e diferenciação no ponto de venda.
    “Estamos em busca constante pela melhoria da qualidade de nossos produtos e satisfação de nossos consumidores. Pensando nisso, investimos na nova Margarina Vigor com sabor manteiga, para oferecermos um produto mais premium, com muito mais sabor e cremosidade”, explica Anne Napoli, diretora de marketing da Vigor.

    “Diferentemente de outros no mercado, nossos iogurtes não possuem soro de leite e, sim, leite. Nosso requeijão não possui amido, somente creme do leite e nosso queijo parmesão Faixa Azul tem 18 meses de maturação”, afirma Cecilia Ávila Martins, Diretora da Unidade de Food Service da Vigor
    “Diferentemente de outros no mercado, nossos iogurtes não possuem soro de leite e, sim, leite. Nosso requeijão não possui amido, somente creme do leite e nosso queijo parmesão Faixa Azul tem 18 meses de maturação”, afirma Cecilia Ávila Martins, Diretora da Unidade de Food Service da Vigor

     Renovação de uma marca

    A empresa Elebat produz e comercializa por meio das marcas Batavo, Elegê, Cotochés e Dobon uma linha completa de produtos derivados do leite: Leites – UHT e pasteurizado, em pó e composto lácteo; spreads – requeijão e manteiga, diversos tipos de iogurtes, leite fermentado, petit suisse, sobremesas, aromatizados, creme de leite, leite condensado, doce de leite e molhos, além de uma linha completa de produtos a base de soja, segundo dados fornecidos pela empresa.

    Por sua vez, a linha de produtos voltados para o food service oferece creme culinário, bebida láctea para base de sorvetes, queijo prato, muçarela, doce em balde, dentre outros produtos para indústrias de transformação.

    Os produtos das marcas Batavo, Elegê, Cotochés e Dobon são diferenciados desde o processo de originação do leite. “Temos produtores próprios certificados pela qualidade do leite, rigoroso controle de qualidade em todos os insumos recebidos e no processo, tecnologia de produção e know how de empresas com expertise na produção de produtos lácteos. Além de atender as necessidades dos consumidores com uma linha bastante completa”, informa.

    Como é de praxe, as embalagens dos produtos lácteos, assim como os demais, são planejadas cautelosamente, “considerando as necessidades técnicas de conservação e manuseio dos produtos e, principalmente, na funcionalidade e praticidade para o consumidor. Para o food service se considera também o melhor custo-benefício para o setor, com embalagens otimizadas e com bom desempenho”, comenta Mauricio Galli, gestor de vendas para Food Service e Food Ingredientes.

    Atenta ao elevado número de pessoas com intolerância à lactose, a empresa reforça que “os produtos zero lactose, cada vez mais, são incorporados na alimentação de nossos consumidores. Dentro desse perfil, temos os leites Batavo e Elegê Zero Lactose”, comenta Christianne Machado, gestora da área de Marketing desse segmento.

    A Elebat – empresa subsidiária da BRF – foi criada em 2015 após a decisão de compra da divisão de lácteos pela BRF. Em julho, as marcas Batavo, Elegê, Santa Rosa, Cotochés e Dobon serão incorporadas ao Grupo Lactalis – empresa de origem francesa detentora de grandes marcas como Parmalat, President, Galbani, Balkis, Poços de Caldas e outras.

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