Creme de pitaya o novo “açaí”?

Creme de pitaya traz boas expectativas para o setor de alimentação

EDITORIAProduto
pitaya

A presença de novos produtos no mercado de alimentação pode trazer uma série de benefícios para quem investe neles e vê o potencial que certos itens apresentam em uma área cada vez mais competitiva. Muitas empresas têm investido em lançamentos para que elas possam crescer ainda mais no mercado e para que elas possam conquistar um número maior de pessoas que são admiradoras das marcas.

A Frooty, empresa do Brasil que possui a liderança quando o assunto é a venda de creme de açaí agora lança o creme feito com pitaya vermelha e tem grandes expectativas em relação a ele. A fruta é exótica, tem origem na América Central, e possui semelhanças com o açaí em relação a ser marcante e também a ser intensa. Alguns estados do Brasil já contam com o seu cultivo, sendo que há a previsão de aumento da produção dessa frutas em alguns locais.

Estudos que foram realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que são várias as vantagens que essa fruta pode oferecer para a saúde das pessoas, sendo que ela pode contribuir, inclusive, para a perda de peso, já que, em aproximadamente 100 gramas desse item alimentício, há 50 calorias, sendo também um produto que é termogênico. Sendo assim, muitas pessoas já vêm conhecendo a pitaya e considerando-a um bom produto para consumo, ainda mais em uma época em que a preocupação com a saúde está cada vez maior.

O Frooty Pitaya, novo investimento da Frooty, segundo a empresa, é rico em ferro, vitamina A (betacaroteno), vitamina C e antioxidantes. Além disso, não possui corante em sua fórmula. A cor viva do iten alimentício é algo natural da espécie. Inicialmente, o Frooty Pitaya contará com comercialização de embalagens de 200 ml, 1L e 3,6L, sendo que cada porção conta com 60kcal. “Estamos desenvolvendo esse novo produto com a pitaya vermelha, uma fruta rica em vitaminas, minerais e oligossacarídeos, mas que, além de tudo, é muito saborosa. Nosso objetivo é sempre trazer sabor e, nesse caso, também o ineditismo, já que esse creme de pitaya inaugura uma nova categoria no mercado de creme de frutas (sorbet) no Brasil”, destaca Marcelo Cesana, presidente da Frooty. “Assim como o açaí, a pitaya é uma fruta intensa, exótica, de cor vibrante e super-refrescante. Agora, somos uma empresa focada em creme de frutas e não só mais em açaí, portanto, trouxemos algo inédito para o consumidor brasileiro”, ressalta ele.

O profissional frisa que ele acredita que o creme de pitaya pode se tornar uma tendência, como aconteceu no caso do açaí, que hoje é bastante consumido pelas pessoas e que conquistou um bom lugar no mercado de alimentação. “Sem dúvidas! Fizemos um teste cego durante o processo de pesquisa & desenvolvimento do produto, a porcentagem de aceitação do Frooty Pitaya superou os 85% e o nível de intenção de compra obteve 81%, índices tão altos quanto o açaí. Isso nos dá a certeza de que o produto agradará, e muito, o paladar dos brasileiros”, diz ele.

Escolha

Cesana conta que a marca fez uma pesquisa para que pudesse saber o principal atributo presente nos itens da empresa para os consumidores. O resultado obtido foi que esse atributo era o sabor gostoso. “A partir daí, começamos a testar diversas frutas que poderiam oferecer uma experiência tão intensa quanto a do açaí. No caso da pitaya, levamos em conta as características da fruta, similares as do açaí, como cor, sabor, refrescância e ineditismo. Depois, um estudo de mercado, para saber as condições de fornecimento, sazonalidade e qualidade do fruto, pesquisa & desenvolvimento, até chegarmos na receita perfeita e o teste cego, para saber se o produto agradaria o paladar dos brasileiros”, explica ele.
Aliás, conforme o profissional ressalta, o pioneirismo da empresa é o seu principal diferencial. “Sempre pensamos à frente. Desde o açaí natural, depois o colocamos já misturado com frutas, às embalagens. Enfim, como líderes de mercado, temos a preocupação de sempre pensar adiante, impulsionando a categoria. Além disso, qualidade do produto e distribuição”, comenta.

Mas, apesar das vantagens que o mercado e os próprios produtos oferecem para a empresa, há também os desafios que estão presentes na área. Conforme Cesana explica, o mercado de açaí ainda está em desenvolvimento e muito concentrado nas casas de sucos. “Queremos educar o consumidor indicando que há diferentes formas de consumir o açaí. Tanto em tigelas, como sucos, acompanhadas ou batidas com frutas. Além disso, mostrar que a experiência de consumir o de 200ml também é boa. Estamos com uma nova fórmula, ainda mais cremosa, facilitando o consumo imediato, diz ele, que também ressalta as vantagens do açaí. “O açaí é uma fruta típica da Amazônia, totalmente brasileira e muito saborosa. Além disso, é rica em fibras, vitaminas e mineiras”, diz ele.

Empresa

A Frooty surgiu em São Paulo, há 22 anos. A sua proposta inicial era oferecer o frozen yogurt, produto que, até então, era algo que ainda era desconhecido pelas pessoas.Atualmente, a organização é a maior vendedora de açaí não somente no Brasil como no mundo. Conta com mais de 60% de market share e, ainda, exporta para diferentes países da América Latina, da Europa e também da Ásia. “Fomos os responsáveis por alavancar o consumo de açaí no Brasil e fomos ganhando nosso espaço, de acordo com as necessidades do cliente. Começamos com potinhos menores, aí vieram as embalagens família – para consumo doméstico (1L e 2L), depois focamos no food service, para bares, restaurantes…e assim fomos evoluindo. Agora, chegamos a um novo patamar, estamos com um novo posicionamento de mercado, mudança de logo, embalagens e, claro, o lançamento do Frooty Pitaya. Além disso, outra novidade foi a campanha com o Gabriel Medina na TV. Esse está sendo um grande ano, cheio de novidades”, diz Cesana.

pitaya
“A porcentagem de aceitação do Frooty Pitaya superou os 85% e o nível de intenção de compra obteve 81%, índices tão altos quanto o açaí. Isso nos dá a certeza de que o produto agradará, e muito, o paladar dos brasileiros”, afirma Marcelo Cesana, presidente da Frooty

Como a empresa já conquistou bastante sucesso inovando, a marca acredita muito que o alcançará também com o creme de pitaya. Com esse novo produto, agora serão 37 em seu portfólio. Cesana afirma ter certeza de que o creme vai agradar o paladar dos brasileiros, como aconteceu com ele. O presidente da empresa relata que, depois que experimentou, nada tirava da cabeça dele que era preciso desenvolver o item no Brasil. “Na correria do dia a dia, o consumidor brasileiro busca por praticidade aliada ao sabor. Este é o grande desafio do mercado de alimentos. Hoje, temos no nosso portfólio itens para este mercado de impulso. Disponibilizamos todos os nossos sabores em porções de 200ml, com o mesmo sabor intenso dos formatos maiores. Eles já vêm com a pazinha, prontos para consumo imediato. Também já temos baldes maiores, para os estabelecimentos comerciais (casa de sucos, restaurantes, bares). Então, a distribuição e as diferentes formas de embalagem contribuem muito para esse sucesso”, diz ele.

E não é somente o creme de pitaya que vem ganhando atenção dentro da organização. O Frooty Açaí também passou por mudanças. O item alimentício passou por reformulação e por modernização da sua logomarca, que já virá estampadas nas embalagens que são novas. As mudanças atingem também os rótulos, as cores e o sistema de abertura e de fechamento. Além disso, o próprio produto também contou com transformações, sendo que agora ficou ainda mais cremoso. Nas pesquisas que são feitas pela marca, o produto já é muito bem avaliado. A nova fórmula conseguiu uma pontuação que é ainda maior.

Conforme destaca Cesana, após os estudos que foram realizados pela empresa, a marca entendeu ainda mais o seu público e também os seus gostos. Conforme ele ressalta, o sabor do produto é o que é mais importante quando o assunto é decisão de compra. No caso da pitaya, ela também teve notas muito boas na avaliação que os consumidores fizeram, sendo que as notas foram tão boas quanto as que são relacionadas ao açaí.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA