Com todo o gás

    GLP e gás natural abastecem o país nos setores doméstico, industrial e comercial

    0

    Dotado de alto poder energético, o GLP (gás liquefeito de petróleo) pode ser utilizado em diversos processos, englobando desde o menor aparelho doméstico até grandes instalações industriais.

    “Na indústria, pode ser utilizado para o funcionamento de empilhadeiras industriais, fornos para tratamentos térmicos, combustão direta de fornos para cerâmica, indústria de vidro, processos têxteis e de papel, secagem de pinturas e gaseificação de algodão. Em residências ou comércios, é geralmente usado para calefação de ambientes e aquecimento de água, além do uso mais conhecido, que é a cocção de alimentos. No mercado agrícola, é usado para a secagem de grãos e frutas, torrefação, aquecimento em aviários, aquecimento em estufas e controle de pragas”, informa a Liquigás, empresa do Sistema Petrobras.

    Outro gás amplamente utilizado é o natural. De acordo com a Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, empresa referência no mercado e maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil, são várias as vantagens desse produto: segurança, praticidade, versatilidade, aproveitamento e sustentabilidade.

    Versatilidade no atendimento

    Com mais de seis décadas de tradição e experiência na comercialização e distribuição de GLP no Brasil, a Liquigás, empresa do Sistema Petrobrás, possui um amplo portfólio de produtos de qualidade e serviços especializados, atendendo às mais variadas necessidades do mercado, desde o GLP utilizado nas residências (segmento envasado) até instalações a granel para comércios e grandes indústrias, sempre com foco na responsabilidade social e ambiental e respeito aos seus clientes.

    Na área envasado, “os botijões para uso doméstico, de acordo com a necessidade de quem faz o pedido, podem ser de 5, 8, 13 e 45 quilos, sendo que esse último também pode ser utilizado em comércios. Os processos de envase são modernos e cumprem rigorosas normas de qualidade e segurança. Todos os botijões são testados, aprovados e lacrados com a garantia de peso certo”, de acordo com a empresa.
    No segmento granel, “a Liquigás oferece projetos de engenharia que garantem soluções para os mais diversos setores da economia de diversos portes e segmentos, como indústrias, comércio e agronegócio. A central de gás é dimensionada de forma personalizada de acordo com a necessidade de cada cliente”.

    Diferentemente da distribuição do gás para uso doméstico (envasado), no qual há a troca do recipiente, na distribuição a granel o abastecimento é feito no local diretamente pela Liquigás, sendo que o recipiente pode ser estacionário (fixo) ou transportável.

    As instalações são feitas a partir de projetos com rígidas especificações de segurança, e as montagens são realizadas por técnicos especializados, permitindo controle e economia no consumo de GLP e alta eficácia na sua utilização.

    “Ao contrário de outras fontes de energia, que demandam altos investimentos para chegar a áreas ainda não cobertas, o GLP já dispõe da capacidade e capilaridade para alcançar áreas de difíceis acessos. Essa portabilidade do GLP aliada ao seu baixo custo é um diferencial importantíssimo para que o energético seja definido como o mais adequado para avançar no segmento residencial e comercial em todas as regiões do Brasil”, afirma.

    A empresa ainda destaca que “a infraestrutura relativa ao aquecimento com o uso do GLP apresenta custos inferiores em comparação ao uso de aquecimento elétrico equivalente. E quanto maior a potência demandada pelos sistemas, maior a vantagem relativa (em termos de custo de infraestrutura) do aquecedor a GLP”.

    Também é fácil encontrar equipamentos que utilizem GLP, “como fogões a gás e aquecedores. Com o GLP, esses equipamentos apresentam maior controle e rendimento, uma vez que ele permite constância linear do poder calorífico, mantendo a temperatura estável dentro da necessidade de cada cliente”, completa.

    Gás natural e sustentável

    A Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, empresa referência no mercado e maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil, atende aos segmentos residencial, comercial e industrial, além de usinas termoelétricas, plantas de cogeração e postos de gás natural veicular (GNV).

    A companhia possui núcleos diferentes para atendimentos de clientes residenciais e comerciais, contudo, o nível de atendimento é o mesmo para ambos. “Os clientes Comgás ainda contam com o benefício de um suporte disponível todos os dias com assistência 24h da Comgás e atendimento online”.

    A Comgás atende mais de 1,4 milhão de clientes no estado de São Paulo. No primeiro trimestre de 2015, distribuiu 1.302.389 m³ de gás. A área de concessão é composta por 177 municípios, que correspondem a 27% do Produto Interno Bruto nacional, a Companhia atende 76 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Ao todo, a rede de distribuição se estende por mais de 13 mil quilômetros.

    Sustentabilidade para o bolso e meio ambiente

    Pioneira na distribuição de GLP (gás liquefeito de petróleo) e líder de mercado nesse segmento, a Ultragaz atende mais de 11 milhões de domicílios e aproximadamente 46 mil clientes empresariais.

    De acordo com André Luiz Pedro Bregion, diretor de mercado da Ultragaz, o GLP é “um energético que pode ser comercializado tanto envasado, que no portfólio da empresa pode ser encontrado em vasilhames de 2 Kg, 5 Kg, 13 Kg, 20 Kg, 45 Kg e 90 Kg, quanto a granel, abastecendo empreendimentos comerciais, industriais e residenciais por meio do Ultrasystem®. Essa tecnologia, pioneira e inovadora, permite que clientes e consumidores ganhem agilidade, segurança e economia no consumo desse combustível, além de garantir um abastecimento sem interrupção, com um projeto dedicado a necessidade de cada cliente”, afirma.

    Além disso, o GLP é sustentável, tanto para o meio ambiente como financeiramente. É uma fonte energética bastante eficiente, de baixo custo e de pequeno impacto ambiental, pois é limpa, versátil e econômica (sem taxas extras). Outros pontos favoráveis são a facilidade de armazenamento, as suas aplicações no dia a dia e o seu transporte logístico. Isso permite que ele seja distribuído até mesmo nos lugares mais longínquos.

    “Vivemos um cenário bastante desfavorável em relação à produção de energia elétrica por conta da crise hídrica que nosso país enfrenta. Com isso, o custo de consumo tem se elevado bastante, impactando negativamente as finanças das famílias e dos empresários. Diferentemente do GLP, que tem custos de produção, distribuição, armazenamento e consumo bem mais baixos, oferecendo uma excelente relação custo-benefício ao consumidor domiciliar e empresarial”, coloca o diretor.

    A empresa ainda conta com um laboratório extremamente moderno que desenvolve novos produtos e um departamento que estuda novas aplicações para o GLP, assim como disponibiliza para seus clientes e consumidores serviço de assistência técnica de seus produtos, consultoria especializada para o segmento empresarial, além de atuar em parceria com suas revendas para qualificá-las e habilitá-las para a venda de produtos da marca.

    “Todas as nossas estratégias são pensadas e voltadas para ampliar a presença da marca na rotina das pessoas. A Ultragaz acompanha a evolução e as mudanças no comportamento dos consumidores e clientes e, para isso, busca estudar e entender as necessidades de cada segmento em que atua para oferecer, a cada um, as melhores soluções em consumo de GLP. Por meio de consultoria em soluções energéticas, nossa equipe está preparada para levar a cada cliente projetos e opções que façam seu consumo de energia deixar de ser uma preocupação e virar um diferencial competitivo”, diz.

    gás
    “O GLP é um energético que pode ser comercializado tanto envasado como a granel, abastecendo empreendimentos comerciais, industriais e residenciais por meio do Ultrasystem®” afirma André Luiz Pedro Bregion, diretor de
    mercado da Ultragaz

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here