Churros tradicionalmente popular

    Churros são consumidos em diversos países e, cada vez mais, apresentam novas combinações e admiradores

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    Os churros são itens que apresentam uma grande popularidade em diferentes países pelo mundo, como, por exemplo, México, Venezuela, Estados Unidos, França e Colômbia. Em alguns lugares, os churros são servidos sem recheio e são saboreados logo no período que compreende o café da manhã. No Brasil, esse produto também encontra um bom cenário. Além dos churros que são tradicionais e já muito conhecidos pelas pessoas, muitas empresas investem em receitas diferenciadas, que chamam a atenção dos consumidores e que são capazes de gerar bons lucros para as organizações. Esses diferenciais vão desde os sabores que os churros apresentam até mesmo aos tipos. Há algum tempo, por exemplo, já vêm sendo comercializados os minichurros em vários restaurantes. Já no que diz respeito aos sabores apresentados, os mais comuns costumam ser de chocolate ou então o de doce de leite, mas há diversas outras variações, incluindo até mesmo recheios que são salgados. Alguns dos sabores que podem ser encontrados são: requeijão, frango, cheddar, caramelo, morango, nutella e mel. Eles podem vir em tamanhos grandes ou em tamanhos pequenos, além de contar com versões light e diet e, ainda, gelados, tendo, assim, uma cobertura de sorvete.

    Esse tipo de alimento já existe há muito tempo, mas não se sabe, ao certo, qual foi o lugar que deu origem a essa receita que tem feito tanto sucesso atualmente. Uma das versões mais conhecidas a respeito dos churros diz que os portugueses foram os responsáveis por trazerem esse item para o Brasil. Há também quem afirme que não foram os portugueses os responsáveis por trazerem a receita para o Brasil, mas, sim os árabes. No país, a popularização dos churros aconteceu com a contribuição dos vendedores ambulantes, que contavam com carrinhos nas ruas. Com o tempo, foi aumentando o interesse de diversos estabelecimentos pelos churros, que enxergaram nesse alimento um bom potencial para que elas pudessem investir. Além disso, os churros costumam alcançar diferentes tipos de público, desde crianças até adultos.

    Características do churros

    A Belga Mix, que é uma marca bastante conhecida por oferecer batatas fritas em cones, a partir do segundo semestre de 2016, passou a oferecer mais uma linha de itens, sendo que essa novidade recebeu o nome de churromix. A ideia é de que, em pouco tempo, esses produtos já possam ser encontrados em todas as lojas do Brasil. Os produtos da empresa apresentam características diferenciadas, uma vez que é possível encontrá-los com diferentes tipos de recheios e também com coberturas diversas.

    “Nossos clientes sempre nos perguntavam se não tínhamos sobremesa, então percebemos que essa demanda aumentava a cada dia. Além de atender esse público fidelizado, buscávamos alcançar novos clientes e aumentar o tíquete médio das operações nas lojas. Primeiramente, incluímos as opções de combos, combinando tamanho das porções de batatas, molhos e refrigerantes. Agora, ampliamos o cardápio e o resultado nos surpreendeu. Em algumas lojas, como a de Várzea Paulista, o faturamento aumentou aproximadamente 20%”, ressalta Lucas Machado, diretor da Belga Mix.

    churros
    ““Fizemos algumas pesquisas com nossos clientes e a maioria se mostrou interessada pelos churros, como imaginávamos, pois sempre que pensávamos em uma sobremesa, avaliávamos essa possibilidade”, destaca Lucas Machado, diretor da Belga Mix

    Para que o produto fosse produzido, a rede de franquias investiu em pesquisas que mostrassem a preferência das pessoas em relação a esse item, sendo que foi pensando também em um produto que pudesse está de acordo a diferentes tipos de bolsos e também de gostos. Os benefícios de investir nesse item são vários, conforme descreve Machado. “Com isso, conquistamos novos clientes, ampliamos o alcance da marca e ampliamos o faturamento dos franqueados, afinal, quem investe em uma franquia espera um retorno rápido e constante”, diz.

    O valor dos churros, até o fechamento desta edição, é a partir de R$ 4,90, sendo que há as opções de chocolate e também de doce de leite. Se o consumidor der mais R$ 2, pode escolher, ainda, entre os sabores de nutella e ovomaltine. “Temos várias opções de apresentação do produto, desde as mais simples como doce de leite e chocolate, até as mais gourmet, como nutella e kit kat. Prezamos pela qualidade em todas as etapas do processo, portanto, a massa é sempre fresca e os churros são fritos na hora”, destaca Machado.

    Quando é o valor inicial, há as opções de cobertura de granulado preto, colorido ou branco, bolinha de chocolate, coco ralado, farofa de amendoim e flocos crocantes. Com mais R$ 2, há ainda as opções de coberturas nos seguintes sabores: confete, kit kat e sonho de valsa.

    A Belga Mix surgiu com a proposta de ter um produto que fosse único. Isso porque o foco da empresa era se expandir por meio de um tipo de crescimento que fosse um crescimento estruturado. Foi após a sua consolidação no Brasil que a empresa investiu na ampliação de seu cardápio, para que, assim, também aumentasse o seu faturamento. Machado explica o porquê da escolha pelos churros para a ampliação do cardápio. “Fizemos algumas pesquisas com nossos clientes e a maioria se mostrou interessada pelos churros, como imaginávamos, pois sempre que pensávamos em uma sobremesa, avaliávamos essa possibilidade. Como nosso modelo de negócio preza pela fácil gestão, os churros são práticos e fáceis de preparar. Juntamos todos esses pontos e chegamos em um produto final muito bom”, explica ele, que também fala qual é o público-alvo. “A maioria do nosso público é C e D, até por conta da localização das lojas e pela própria idealização do modelo da franquia. A maioria das nossas lojas fica em bairros centrais, onde a maior parte das pessoas circula a pé.

    Nos dias de hoje, a rede de franquias Belga Mix conta com 31 lojas no país. Ao todo, há 60 lojas comercializadas; 20 encontram-se à procura de um ponto comercial e 9 já estão na fase de obras. “A expectativa é sempre de crescimento, de forma orgânica e planejada. Até o momento, temos 60 lojas comercializadas, pretendemos chegar ao final do ano com todas elas inauguradas e, de acordo com nosso plano de expansão, no mínimo mais 20 novas unidades até o final de 2016. Com a ampliação do cardápio, esperamos um aumento de 20 a 40% no faturamento das unidades que aderirem ao novo produto”, frisa Machado, que também destaca como é possível se destacar em um mercado que é cada vez mais competitivo. “Acreditamos que seja importante inovar, lançar novidades de forma planejada, mas, acima de tudo, manter a qualidade. É comum o surgimento de muitas marcas e não apenas em nossa área de atuação, porém, sobrevive quem souber fazer bem feito. Para se manter no mercado, após construir uma marca, é preciso manter o padrão estabelecido desde o início”,afirma.

    Quem deseja ter uma franquia da Belga Mix deve dispor de um investimento inicial no valor de R$ 106.000,00. A taxa de franquia é de R$25.000,00 (fixo). O retorno do investimento vem, em média, de 12 a 18 meses. O faturamento bruto mensal, em média, é de R$ 50.000,00, sendo que a lucratividade é de 15 a 20%.

    Criação

    Outra empresa que tem investido nesse alimento é a Don Churro, que tem como proposta oferecer churros que são saudáveis. A empresa foi criada no fim do ano de 2015, sendo que o seu fundador é Alessandro Rico, que é economista. A empresa tem como objetivo proporcionar para os seus consumidores uma experiência que seja considera uma experiência única e que lembre fatos da infância, como a sensação de saborear esse item em uma praça, por exemplo.

    O economista Alessandro Rico, desde o ano de 2014, buscava por uma fórmula que pudesse ser capaz de oferecer um churro que fosse pré-frito e que fosse feito na hora, mas que apresentasse a mesma qualidade dos churros fritos. Para conquistar isso, ele contou com o auxílio de especialistas que são da área de alimentos. No preparo da massa do churro da Don Churro é usado o óleo de girassol. O chocolate e o doce de leite são exclusivos.

    A franquia Don Churro conta com dois modelos de negócios. Um desses modelos conta com um investimento a partir de 40 mil reais enquanto o outro modelo conta com um investimento a partir de 50 mil reais. O prazo de retorno é de seis meses. A empresa tem uma expectativa de, até o fim de 2016, já contar com 30 novas franquias, contando, assim, com uma receita de 1,3 milhões de reais.

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