Capa: Potência hídrica

Presente na Terra há milhões de anos, a água ainda é capaz de renovar debates, de lançar lucrativos e diferenciados produtos e de estabelecer novas profissões. Ela é o centro das atenções!

No último mês, foi celebrado o Dia Mundial da Água (22 de março). Esse recurso natural tão precioso tem sido pauta de diversos debates, dentro e também fora da área de alimentação fora do lar. Desde a necessidade de economia, passando pela água servida de graça em alguns estabelecimentos até a “moda” de consumo do líquido não filtrado nos Estados Unidos, diversos são os assuntos que envolvem esse elemento essencial para a existência na Terra.

Os acontecimentos relacionados a ela chamam a atenção não é de hoje. No caso da água não filtrada citada no primeiro parágrafo, por exemplo, há bastante polêmica. Uma garrafa de 2,5 litros do produto chega a custar até o equivalente a R$ 118,00 e facilmente se esgota. Muitas marcas costumam defender que a chamada água crua é mais saudável do que aquela que sai pelas torneiras, já com cloro e flúor. No entanto, diversos especialistas têm defendido que existem vários riscos no consumo da água não tratada que, por mais que pareça cristalina, pode estar contaminada com vírus, bactérias e outros parasitas.

Discussões
A obrigatoriedade de servir água filtrada nos bares e restaurantes também gerou e ainda gera polêmica. Em alguns estados pelo Brasil, isso já é uma realidade. Os argumentos contra e a favor são muitos e vão desde a sustentabilidade até os recursos financeiros necessários para tal.

Profissão
A água – e suas diferentes características – fez também nascer uma profissão nos últimos tempos: a de sommelier de água. O profissional consegue identificar os diferentes tipos da bebida, oriunda de locais diversos. A formação geológica, por exemplo, é uma das responsáveis, segundo especialistas, pelas alterações no sabor e no aroma da água. Em alguns locais, já existe até mesmo degustação competitiva da bebida. Aquela velha história de que a água não tem cor, cheiro ou sabor parece mesmo ter ficado para trás.

Mercado
Diante de todo esse quadro que envolve a água, há algo que tem adquirido ainda mais destaque, sobretudo numérico, todos os anos, e feito com que as empresas foquem seus investimentos. Quando se trata de água mineral, os números relacionados ao mercado desse produto mostram toda a sua expressividade e todo o seu potencial de expansão. De acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Águas Mineiras (Abinam), o consumo desse recurso apresenta um crescimento de 20% anual.

Dentro desse cenário, um dos itens que têm feito bastante sucesso é a água gourmet. Com características diferenciadas, ela tem atraído os consumidores e sido a escolha de diversos deles. Marcas têm investido nesse item e alcançado bastante sucesso por meio dessa ação.

Êxito
A Nestlé Waters, divisão de águas da Nestlé, é uma das marcas que contam com águas diferenciadas em seu portfólio. A organização as destacou em entrevista para a Food Service News. “São Lourenço possui textura suave e sabor delicado, uma vez que ela sai da fonte naturalmente gaseificada, harmonizando, dessa forma, com bons pratos e vinhos. Sinônimo de sofisticação e elegância, a marca é considerada clássica por seus consumidores e completou 125 anos em 2015. Sua fonte está localizada na cidade de mesmo nome, ao sul de Minas Gerais. São Lourenço harmoniza com o que há de bom”, diz a organização.

A Acqua Panna, por sua vez, possui sabor leve e aveludado. “Acqua Panna é a preferida dos melhores sommeliers do mundo, graças à sua capacidade de destacar todas as nuances de vários tipos de vinhos: leves, frescos e frutados. A sua fonte fica em Scarperia, próxima à cidade italiana de Florença, e é protegida desde 1564, o que reflete na qualidade constante do produto. Ideal também para refeições leves, com peixes e massas, a água possui mais de 450 anos de história e tradição”, ressalta a marca.

A S. Pellegrino tem a pureza da água dos Alpes italianos, “cujas rochas fornecem minerais e sabor incomparável, graças à forte influência terroir, na qual o solo e o microclima provêm características únicas e específicas ao produto. Naturalmente gaseificada, sua fonte encontra-se em San Pellegrino Terme, a 70km de Milão. A marca icônica é sinônimo de tradição e elegância desde 1899 e está presente nos melhores restaurantes, em mais de 135 países. É perfeita para acompanhar vinhos tintos, queijos fortes e massas encorpadas”, frisa a Nestlé Waters.

“Localizada no sul da França, próxima à cidade de Vergèze, a Perrier está presente em mais de 150 países e com mais de 1 bilhão de garrafas vendidas. Gaseificada naturalmente, ela possui uma composição única e um dos níveis de carbonificação mais elevados (7g de CO2/litro), sendo que a sua versão em lata sabor Limão é uma alternativa saudável para substituir refrigerantes e sodas. A intensidade de suas borbulhas lhe confere uma personalidade única e sua icônica embalagem verde é um símbolo vanguardista, presente no mercado há mais de 150 anos”, destaca a empresa

Já a Nestlé Pureza Vital “é uma água mineral que conta com a garantia de qualidade Nestlé. Ideal para a hidratação de toda a família, a água possui fontes nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, nas cidades de São Paulo e Petrópolis”.

Por fim, a Petrópolis, com essência carioca, “é uma água mineral natural leve, com a pureza da montanha. Produzida na cidade de mesmo nome, é uma marca forte e reconhecida pelos consumidores do Rio de Janeiro, região foco de sua distribuição”.

Investimentos
A Nestlé Waters ressalta que o seu portfólio variado atende às mais diferentes necessidades do público e que a empresa entende que é necessário investir em itens específicos para cada ocasião de consumo. “Acreditamos que o mercado brasileiro para águas gourmet esteja em expansão. Cada vez mais, as pessoas compreendem a importância da harmonização para otimizar experiências gastronômicas e aceitam investir em águas que refinarão seus paladares para uma melhor degustação dos sabores que estão por vir”, destaca a organização. “As pessoas que escolhem águas diferenciadas são amantes de boa comida e bebida e o fazem a fim de extrair o melhor de cada refeição, tornando suas experiências gastronômicas únicas”, diz.

Na hora da refeição, uma água diferenciada é capaz de proporcionar experiências únicas e deve ser muito bem pensada. “A água tem papel essencial na harmonização de bebidas e alimentos. Quando degustamos um bom vinho, por exemplo, é importante limpar o paladar para a próxima taça e o ideal é fazê-lo bebendo água. O mesmo ocorre quando saboreamos queijos ou pratos. Para potencializar notas e sabores, possibilitando uma experiência gustativa intensa e única, é importante que a água escolhida para acompanhar esteja à altura dos demais itens degustados. Assim sendo, por exemplo, se o vinho é potente e permanece na boca por mais tempo, a água que o acompanha deve ter personalidade semelhante para contrabalançar a persistência da bebida e equilibrar o palato de quem o ingere”, frisa a empresa.

De acordo com a Nestlé Waters, o Brasil é um país de gastronomia rica e o povo tem um grande interesse pelas nuances de sabor que marcam presença na culinária regional e internacional. “Sentimos que, cada vez mais, as pessoas compreendem a importância de investir igualmente em todos os aspectos de uma refeição especial a fim de garantir uma experiência gastronômica diferenciada”, diz a marca.

Atuação
A Crystal, conforme ressalta Guilherme Magri, gerente de Categorias da Coca-Cola FEMSA Brasil, é marca líder de águas no país há 23 anos, sendo a única com cobertura em todo o território nacional. “Possui um portfólio completo para atender às necessidades de cada consumidor e é reconhecida por sua qualidade e pioneirismo em inovação. Pensando nisso, Crystal trouxe uma inovação pioneira de mercado no Brasil: a categoria de “água saborizada”, com crescimento expressivo nos Estados Unidos (duas vezes superior à água regular), a partir do lançamento de Crystal Sparkling. Sparkling veio revolucionar a forma de os consumidores beberem água. Composta por água com gás, aromas naturais e nada mais, é uma opção ainda mais prazerosa ao momento de hidratação dos consumidores, com mais sabor e sem ingredientes artificiais, atendendo aos consumidores mais exigentes e preocupados com alimentação e qualidade de vida”, ressalta ele.

Guilherme Magri
“Crystal trouxe uma inovação pioneira de mercado no Brasil: a categoria de “água saborizada”, com crescimento expressivo nos Estados Unidos (duas vezes superior à água regular), a partir do lançamento de Crystal Sparkling”, diz Guilherme Magri, gerente de Categorias da Coca-Cola FEMSA Brasil

Para o profissional, as pessoas estão cada vez mais bem informadas e preocupadas com a origem e com a qualidade dos alimentos que elas consomem, com a ingestão de ingredientes que sejam mais naturais e itens que contribuem com o bem-estar. Conforme ele ressalta, mesmo já apresentando um crescimento que é robusto, há, ainda, grande oportunidade a ser explorada no que diz respeito a esse mercado de água atualmente.

Variedade
É possível encontrar a água Crystal com e sem gás, em embalagens de tamanhos variados. De acordo com Magri, ela é justamente voltada para esse público exigente e que se preocupa com qualidade de vida e daquilo que ingere, bem como com o bem-estar. “A Água Crystal, assim como todas as águas minerais, possui em sua composição apenas os sais minerais oriundos da natureza, de cada uma de suas fontes. A quantidade de cada um dos componentes pode variar um pouco de uma fonte para outra. Crystal sempre buscou, desde sua origem, trazer a melhor qualidade da água em seus produtos, escolhendo as fontes que trabalham de forma criteriosa e buscando a qualidade contínua”, destaca o profissional. “A embalagem interfere no momento da compra, refletindo a necessidade do consumidor em cada momento. Se a intenção de compra é consumir em casa com a família, a PET 1,5 litro ou o galão de 5 litros são melhores opções, por exemplo”, finaliza ele.

Marca
A Ouro Fino também é uma empresa que possui uma série de diferenciais que chamam a atenção dos consumidores e fazem com que a marca seja um destaque. De acordo com Marcelo Marques, CEO da organização, para garantir a qualidade e a confiabilidade dos seus produtos, desde o momento de captação da água até que ela chegue ao consumidor, a marca conta com um laboratório moderno para análises bacteriológicas e físico-químicas. Além disso, também realiza análises externas e possui câmaras de desinfecção de garrafões vazios com luz ultravioleta.

“A qualidade da água mineral natural se destaca entre outras do mesmo ramo. O principal diferencial da água mineral natural da Ouro Fino é a sua fonte inesgotável de água mineral natural com um dos menores teores do sódio no Brasil (1,079 mg/L) e é alcalino terrosa fluoretada. Nós temos registros, inclusive, de que nosso produto já foi receitado como complemento no tratamento de algumas questões de saúde, como prisão de ventre e má digestão. Isso acontece por que ela tem em sua composição química magnésio, potássio, bicarbonato e cálcio em ótimos índices”, ressalta o profissional.

No portfólio da marca há quatro linhas completas de produtos, que atendem os consumidores, como frisa Marques, em todos os momentos de consumo. “A linha Ouro tem embalagens retornáveis de 20 e 10 litros (conhecidas como garrafão), embalagem de vidro retornável 500 ml, que são direcionadas principalmente para bares e restaurantes, e embalagens descartáveis de 200 ml até 10 litros. Há também a linha Gourmet, com design de embalagem premiado internacionalmente e o grande diferencial da personalização do rótulo para eventos, e a linha Plus Up, lançada em 2016, e que é uma bebida com base em água mineral natural, nos sabores tangerina, maçã, limão e pêssego, com adição de colágeno e vitaminas. Esse produto é direcionado para o público preocupado com saúde, bem-estar, beleza e substituição das bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados”, diz ele.

Marques frisa que a água da marca é uma das poucas no país com fonte natural e não adicionada de sais, com composição química mais saudável, uma única fonte, que é preservada, e que a empresa tem 120 anos de história e tradição.

Particularidades
O mercado de água, como todos os outros, também possui as suas particularidades. Como frisa Marques, apesar dos grandes diferenciais do item e marca da água mineral natural Ouro Fino, os desafios são grandes. “No Brasil, temos em torno de 500 engarrafadores de água mineral, sendo a concorrência muito grande. Então, dentro dos desafios, os grandes competidores, os mais importantes, são as empresas que praticam compliance, aquelas que primam pela qualidade do produto, que constroem valores e agregam à sua marca, o que torna uma competição saudável. E, por isso, nós buscamos sempre fortalecer a nossa marca valorizando a história, a qualidade natural do produto e a sustentabilidade. Quando se negocia a venda dos nossos produtos, nós contamos a história da marca, a qualidade e os atributos do produto. Procuramos mostrar que temos algo que vai ao encontro das necessidades do consumidor, que água mineral não é tudo igual, pois são águas de diferentes fontes. Todas essas questões nos fazem aprimorar a valorização da nossa marca e desenvolver a qualidade natural do nosso produto. E, por isso, nossos clientes estão dispostos a pagar pela Ouro Fino, pois vendemos qualidade de vida, vendemos saúde”, afirma ele.

Marcelo Marques
“Dentro dos desafios, os grandes competidores, os mais importantes, são as empresas que praticam compliance, aquelas que primam pela qualidade do produto, que constroem valores e agregam à sua marca, o que torna uma competição saudável”, destaca Marcelo Marques, CEO da Ouro Fino

Ainda de acordo com o profissional, a água da empresa não tem um público específico. “Água pode ser consumida por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. E é importante que seja consumida diariamente. A água corresponde a 60% do nosso organismo. Ela está como componente estrutural de todas as nossas células, atua na fluidez das articulações, é a principal constituinte do sistema sanguíneo, responsável por reações químicas, trocas gasosas e formação de energia. Sem água não há vida”.

Marques frisa que há uma ótima aceitação e reconhecimento do produto no Paraná, sendo uma das três marcas top of mind no estado. A organização espera expandir a sua atuação nos estados nas regiões Sul e Sudeste. “Nós acreditamos que o público escolha a água mineral natural por saber da sua origem e qualidade. A maioria das pessoas tem conhecimento de que a água da torneira é uma água que passou por um processo de retirada de impurezas e, para isso, recebeu um processo de tratamento, ou seja, produtos químicos que podem, inclusive, alterar o gosto da água. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a água da torneira pode ser segura do ponto de vista bacteriológico, mas ainda tem muito cloro e flúor na água tratada, o que pode deixá-la mais ácida. Além disso, é preciso se certificar de que a tubulação e a caixa d’água da sua casa/condomínio estejam completamente limpas para que chegue até à torneira sem novas infecções. Já a água mineral natural Ouro Fino, você pode conferir toda a composição apenas olhando o rótulo e certificando que a garrafa está lacrada”, destaca ele, que fala, ainda, a respeito dos cuidados que se deve ter em relação ao item. “Os produtos têm validade, na sua maioria, de seis a doze meses. Devem ser deixados em ambientes arejados e longe do sol”, afirma.

Diferenciais
Outro diferencial da empresa de águas Ouro Fino, conforme explica Marques, é que a organização conquistou o direito de usar, com exclusividade, os tradicionais garrafões verdes da marca. “Os recipientes, de 20 litros, garantem ao consumidor que eles estão adquirindo um produto com as chancelas de tradição, segurança e qualidade conferidas pela empresa. Outras empresas estavam fazendo uso indevido das embalagens da Ouro Fino e causando confusão entre os consumidores. Para os clientes, o uso exclusivo dos garrafões pela Águas Ouro Fino traz confiabilidade. O mercado fica mais transparente. Os clientes que consomem nossa água mineral têm mais segurança em relação à qualidade do produto e também aos altos padrões de higienização na fabricação e no prazo de validade dos recipientes. Os distribuidores de água mineral são obrigados a trocar o garrafão, independentemente de logomarca impressa ou não no recipiente, por qualquer outro de marca distinta, na hora da compra”, destaca o profissional.

A marca possui, ainda, além do garrafão de 20 litros, outros tamanhos de embalagens: “garrafão de 10 litros retornável, garrafa PET Descartável 10 litros, garrafa PET Descartável 06 litros, Blue 5 litros descartável, água mineral 500ml com gás retornável (garrafa de vidro), água mineral 500ml sem gás retornável (garrafa de vidro), garrafa PET 1,5 litro com gás, garrafa PET 1,5 litro sem gás, garrafa PET 500ml com gás, garrafa PET 500ml sem gás, Red 300ml com gás (descartável), Blue 300ml (descartável), White 300ml (descartável), Pink 300ml (descartável), Copo 200ml, Copo 310ml, Fitness 510ml descartável com bico push and pull, Garrafa PET 350ml com gás descartável, garrafa pet 350ml sem gás descartável e a Ouro Fino Leve, e tem 310 ml”, diz ele.

Planos
Quando se trata dos novos projetos da empresa, Marques pontua que a organização, os seus sócios e os gestores estão entusiasmados e planejam uma nova fase “focando a atuação na linha de águas minerais, porém com uma gestão atualizada, com ênfase na qualidade dos produtos e maior aproximação com clientes e consumidores. A sustentabilidade sempre foi a nossa preocupação e, por isso, trabalhamos também para manter o nosso espaço com muita responsabilidade. São cerca de 600 mil m² preservados para manter a qualidade da nossa fonte. Temos um parque, onde são preservadas diversas espécies da fauna e flora, e que abriga animais resgatados do contrabando e que não poderiam voltar à natureza. Tudo isso em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP)”, finaliza ele.

Prêmio
A Ouro Fino recebeu, no dia 20 de março, o troféu do Prêmio Qualidade Brasil. Foi a primeira vez que a marca recebeu a premiação na categoria água mineral.
O prêmio possui como objetivo a valorização das organizações que se destacam na Gestão de Qualidade e que contam com uma boa relação com o mercado consumidor.
“Nós estamos felizes pela premiação e enxergamos como um resultado do trabalho que a Ouro Fino vem realizando com fornecedores, consumidores e parceiros. Nós temos diversos diferenciais que valorizam a água mineral natural Ouro Fino”, disse Marques, em conteúdo enviado para a imprensa.
Para poder receber a premiação, a empresa passou por uma avaliação que conta com duas etapas. A avaliação inclui a participação de fornecedores e de clientes. Eles responderam questionários e analisaram vários critérios da organização.
“Nós fomos avaliados e conseguimos ótimos resultados. 97% dos nossos clientes confiam plenamente na empresa e 100% dos nossos fornecedores consideraram ótimo o nosso relacionamento com eles. São características que vamos trabalhar para manter”, ressalta Marques, em conteúdo para a imprensa.

O Prêmio Qualidade Brasil é organizado pela Associação Prêmio Qualidade Brasil e é analisado pela Total Quality Control & Service (TQCS). Trata-se de uma certificação que é dada não somente a empresas, mas também a empresários e a personalidades que são reconhecidos por seus trabalhos de qualidade.

História
O Prêmio Qualidade Brasil foi criado pela International Quality Service I.Q.S. na Itália, no ano de 1950. Foi no ano de 1977 que a cerimônia passou a ser realizada no Brasil.

Perfil
A Bonafont, conforme ressalta Rafael Ribeiro, diretor de marketing Danone Águas Brasil, segue normas locais e internacionais do Grupo Danone, o que, conforme o profissional frisa, garante um padrão de qualidade. Além disso, é buscado um perfil de água com mineralização baixa, dando ao item comercializado pela empresa uma característica de leveza.

“As categorias de bebida que trabalham saudabilidade tiveram uma taxa média de crescimento maior nos últimos 10 anos, com projeções também de crescimento, quando comparamos a outras bebidas. O ponto de ser saudável é um driver de desenvolvimento e volume. Em 10 anos, desde a chegada de Bonafont no Brasil, a marca trouxe mais gente para a categoria, desenvolvendo-a como um todo e é isso é benéfico para todos”, afirma ele.

Ribeiro diz que, no mercado de bebidas, o negócio de águas conta com muito potencial de desenvolvimento, alavancado cada vez mais pelo quesito de saudabilidade que está em alta. “Devemos ver taxas de crescimento acima da média”, frisa. “Somos a marca líder nas regiões que estamos presentes, nos canais de autosserviço, além de ser top of mind da categoria”, afirma.

O negócio de águas representa, em termos de venda global, a terceira maior divisão da companhia, segundo Ribeiro. Somente em 2016, 26 bilhões de litros foram produzidos no mundo. E os diferenciais dos produtos da organização estão em diferentes aspectos.

“Desde a chegada de Bonafont no mercado, impactamos a categoria com a embalagem salmão, uma inovação na época em que todas as marcas eram azuis. Isso tem muito impacto na gôndola. Hoje, temos os mascotes de Bonafont Kids para as crianças, o modelo Sports com bico, ideal para atividades físicas, galão de 20 litros para famílias e nosso item referência de 1.5 litros que está presente em 1 a cada 3 lares em São Paulo. Esses vários formatos se adequam às diferentes necessidades do consumidor”, afirma Ribeiro. “Queremos trazer cada vez mais pessoas para a categoria, aproveitar a taxa de crescimento de mercado e desenvolver o consumo nos lares. Hoje, do total de líquidos que as pessoas consomem de um modo geral, apenas 16% vem de água engarrafada, então temos uma enorme oportunidade pela frente”, finaliza.

Nestlé
www.nestle.com.br
Crystal
www.aguamineralcrystal.com.br
Coca-Cola FEMSA
www.coca-colafemsa.com
Ouro Fino
www.aguasourofino.com.br
Prêmio Qualidade Brasil
premioqualidadebr.org.br
Danone
corporate.danone.com.br

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