Capa: Na linha da inovação

Em entrevista para a Food Service News, Marcelo Citrângulo, diretor da Nestlé Professional, mostra o que a companhia faz para nunca esmorecer

“Estamos 24 horas preocupados com qualidade e com o dever de levar apenas os melhores produtos para os brasileiros”. Essas são algumas das palavras usadas por Marcelo Citrângulo, diretor da Nestlé Professional, para definir como é atuar em uma organização tão significativa. A empresa, que carrega em sua trajetória anos de experiência e muitos admiradores em todo o mundo, tem se destacado em diferentes aspectos ao longo do tempo, sendo uma referência de peso no segmento.

Um desses destaques da empresa está em seu extenso portfólio de produtos e soluções que, conforme frisa Citrângulo, visam oferecer as melhores opções para as pessoas. O profissional pontua que o grande diferencial da marca é ofertar uma ampla variedade de produtos, capazes de atender a todos os gostos e demandas, “além de reconhecida qualidade, praticidade e bom rendimento”, diz ele.

O diretor também cita a grande aceitação do público em relação ao que a Nestlé Professional oferece para os seus consumidores e os atributos pelos quais ela é enxergada pelas pessoas. “Todas as nossas marcas, e que integram as soluções oferecidas por Nestlé Professional, são conhecidas e reconhecidas por sua confiança e qualidade, sendo este um grande benefício e diferencial”, afirma.

E, para que tudo isso seja sempre uma realidade, os investimentos não param de acontecer dentro da empresa, levando ao mercado resultados cada vez mais significativos e singulares. Citrângulo conta, por exemplo, que a Nestlé Professional está constantemente investindo no desenvolvimento de produtos novos, além de também buscar o aprimoramento daqueles que já existem.

Outra questão abordada pelo diretor diz respeito aos relacionamentos com outros profissionais e empresas. “Nosso objetivo é oferecer as melhores soluções e opções em alimentos e bebidas, por meio de marcas icônicas, para atender de forma satisfatória os estabelecimentos e fornecedores parceiros. Não paramos nunca de pensar em novos produtos, novas parcerias e na melhora constante do portfólio”, afirma Citrângulo.

Sucesso

Muitas são as marcas da Nestlé Professional que vêm à mente dos consumidores quando se fala das mais diferentes receitas que fazem o maior sucesso pelo país. Não é à toa que Citrângulo, quando perguntando acerca das maiores conquistas da empresa que ele destaca, menciona que a companhia, sem dúvida, é uma das organizações que conquistaram o mercado brasileiro. Ele frisa, inclusive, como a empresa está posicionada perante o segmento atualmente. “Hoje, somos referência no setor de produtos para uso profissional”, afirma ele.

São diversas as opções existentes pela empresa para atender as demandas do setor, como os culinários,os chocolates, as sobremesas, os lácteos, além de bebidas e máquinas de soluções em cafés. As marcas de renome chamam bastante a atenção. “Dentre as marcas de produtos que compõem o portfólio de Nestlé Professional estão Maggi®, Moça®,NESCAFÉ®, Suflair®, Negresco®, Alpino®, NESCAU®, Charge®, entre outros”, cita Citrângulo.

Sede Nestlé Professional
Sede da Nestlé em São Paulo, local onde fica a divisão Nestlé Professional.

A qualidade dos produtos não fica apenas no sabor diferenciado que contribuiu para que eles se consagrassem e alcançassem todo o sucesso que são hoje. O diretor da divisão menciona, ainda, que o desenvolvimento desses itens leva em conta os formatos e as embalagens ideais para que se possa atender estabelecimentos de alimentação e gastronomia dos mais diferentes tamanhos existentes. “Todo o portfólio de Professional oferece produtos que agregam praticidade, qualidade, rentabilidade, atendendo às necessidades e desejos das pessoas”, relata ele.

Atuação

Diante de todo esse cenário de diversos ganhos e de muito reconhecimento ao longo de anos de atuação, Citrângulo ressalta que trabalhar na Nestlé Professional é um imenso desafio e responsabilidade. Ele menciona, inclusive, a presença marcante da empresa no dia a dia das pessoas. “Os nossos produtos estão presentes em 99% dos lares brasileiros”, afirma o diretor. “Isso nos dá uma enorme satisfação, mas a nossa responsabilidade é do mesmo tamanho”, diz ele.

O profissional também ressalta que, da mesma forma que a organização se preocupa com aquilo que entrega na residência dos consumidores finais, também está atenta em oferecer o mesmo nível de qualidade para os seus clientes na área de professional, como os restaurantes e as lojas.

Como não poderia deixar de ser, então, o dia a dia dentro da organização é bastante intenso, conforme afirma Citrângulo. São várias atividades que são realizadas ao longo do dia, em diferentes áreas, para que tudo possa sair da melhor maneira, tendo resultados de excelência. O profissional detalha mais sobre as ações que são vistas no cotidiano da companhia.

“Além das reuniões de negócios, visitas ao mercado, encontro com os nossos clientes e consumidores, temos aqui também uma Cozinha de Professional para o desenvolvimento de produtos, onde as atividades são inúmeras, e também para recebermos nossos clientes e consumidores”, afirma ele.

Com todas essas atividades de grande importância e que exigem bastante dedicação, os bons resultados aparecem não somente para a empresa como um todo e para os consumidores da marca, mas também para os colaboradores que atuam no local. Vários retornos gratificantes podem ser verificados no dia a dia. E Citrângulo destaca o que para ele é mais gratificante em seu trabalho.

“É saber que fazemos parte de algo tão importante na vida das pessoas, que é a alimentação, a nutrição. É gratificante quando você desenvolve um produto ou serviço com um cliente e ele ganha com isso. Ficamos muito felizes quando conseguimos impulsionar os resultados dos nossos clientes. Significa que estamos no caminho certo”, destaca ele.

Segmento

Atuar no setor é também ter que superar diversos desafios que surgem ao longo do tempo e que exigem uma série de soluções bastante criativas para que eles possam ser contornados, gerando, assim, resultados que sejam satisfatórios. Um deles diz respeito às próprias transformações que podem ser verificadas no mercado consumidor nos últimos anos. Muitos são os motivos para que essas mudanças tenham se transformado em realidade, como a presença cada vez maior da tecnologia no cotidiano da população, o que trouxe uma série de hábitos novos.

“Eu acredito que um dos maiores desafios, tanto para nós quanto para todo o segmento de varejo, é sempre buscar antecipar as novas tendências e anseios do consumidor, sempre tão exigente e, hoje, muito inserido no universo digital”, afirma Citrângulo.

O profissional também destaca o fato de que as pessoas, cada vez mais, buscam se alimentar fora de casa, mas também dão mais valor a alguns atributos como a qualidade e o preço.

“Há uma nova configuração nas famílias e residências brasileiras, e as pessoas se alimentam cada vez mais fora do lar, mas, ao mesmo tempo, esse consumidor está muito mais atento e preocupado com os seus gastos, ele quer fazer a melhor escolha, pensando no custo-benefício”, avalia o profissional.

E é diante desse cenário que é preciso que algumas atitudes bastante focadas sejam tomadas, para que se obtenham, assim, bons retornos por meio disso. Algumas dessas atitudes dizem respeito à atualização e à busca pelas novidades, pensando nos variados tipos de demanda e de público existentes.

“Temos que nos manter sempre atualizados e procurar trabalhar em novos formatos, pensando em estruturas mais rápidas e ágeis, atendendo todo o perfil e porte de parceiro”, afirma Citrângulo.

Dessa forma, o diretor relata como a empresa tem agido em relação aos seus parceiros e os relacionamentos que são estabelecidos.

“Em Nestlé Professional , procuramos sempre oferecer as melhores soluções aos nossos parceiros, de forma personalizada e pensando em negócios de longo prazo, estabelecidos por uma relação de confiança mútua”, afirma o profissional.

Citrângulo diz que essas ações geram um bom retorno para todos os envolvidos. “Isso proporciona um resultado fantástico tanto para nós quanto para os nossos parceiros, além de oferecermos os melhores produtos ao consumidor final”, ressalta ele.

A área, além dos desafios inerentes ao segmento, também reserva vários benefícios para aqueles que investem nela. Uma dessas vantagens, para Citrângulo, está no fato de fazer parte do dia a dia dos consumidores e de suas famílias.

“Um dos maiores benefícios, ou satisfações, de trabalhar nesse setor é saber que você está na mesa do brasileiro, que você faz parte da família dele. Isso é muito recompensador e requer muita responsabilidade também, claro”, afirma ele.

Nestlé Professional Marcelo CitranguloO profissional destaca que a empresa está sempre pensando em como ajudar o brasileiro a ter uma alimentação que seja saborosa e, ao mesmo tempo, também saudável e balanceada.

Preparo

Quando o assunto são os alimentos, há muito o que ser trabalhado para que eles possam chegar bem até a mesa dos consumidores. Diversos cuidados devem ser tomados pelas empresas que atuam nesse setor, em diferentes frentes e de diferentes formas. Citrângulo cita que, sem dúvida, o mais importante é o cuidado que se deve ter com a qualidade.

“Esse é um bem inegociável para nós. Lidamos com alimentos, entramos na casa das pessoas, fazemos parte do dia a dia das famílias e sabemos da nossa responsabilidade. A nossa relação com os consumidores finais, com os supermercados ou com os restaurantes tem peculiaridades. No entanto, o que há em comum em qualquer uma dessas parcerias é a qualidade que entregamos. E é isso que nos faz ter relações tão duradouras”, diz ele, lembrando os muitos anos de atuação da companhia no país. “Não é à toa que estamos no Brasil há quase 100 anos”, ressalta o profissional.

Aliás, por falar em tempo de atuação, perguntamos a Citrângulo quais são os atributos necessários para que se possa alcançar a longevidade. Ele frisa que o maior deles, para que uma empresa possa existir por tanto tempo, é a consistência. “Uma companhia com objetivos erráticos não chega a lugar nenhum”, destaca o profissional acerca do assunto.

Citrângulo também frisa alguns dos focos da empresa e o fato de a companhia permanecer com eles ao longo do tempo. “A Nestlé sempre teve o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para um futuro mais saudável, e nunca saímos dessa rota. Qualquer coisa que fazemos ou inovamos tem esse propósito como alicerce. Isso nos faz sermos consistentes e, portanto, tão longevos”, afirma o profissional.

Essas qualidades, segundo o diretor, tiveram início logo quando a companhia começou. Ele relata que a Nestlé sempre teve muito claro aonde a empresa queria chegar. “O que muda é o como, conforme as mudanças do mercado e a evolução das pessoas”, afirma ele.

E, por falar em mercado, Citrângulo ressalta que esse mercado é altamente competitivo e conta com players que são cada vez mais profissionais. Dessa forma, como se destacar nesse cenário? O profissional pondera mais a respeito do assunto, mencionando o que a empresa sempre procura fazer para que a companhia possa ter bons resultados com isso. A atuação da marca está relacionada à entrega de qualidade para os parceiros da organização, conforme Citrângulo menciona.

“Para nos destacar no mercado, buscamos colocar em prática a missão de surpreender e encantar todos os parceiros continuamente, garantindo a qualidade dos nossos produtos e oferecendo soluções completas”, pontua o profissional.

Além dessa maneira de atuar, Citrângulo também cita a importância da inovação. Ele destaca, ainda, como a empresa age diante dessa realidade.

“Inovação é um dos nossos focos hoje em dia, e procuramos acelerar esse ciclo, ganhando velocidade para sair na frente das novas tendências e dos nossos concorrentes”, diz ele sobre o tema.

O profissional ainda pontua acerca da importância de se ter, de fato, um diferencial para que possa ser oferecido. “Outro foco relevante é sempre entregar um serviço diferenciado, um algo a mais que dificilmente outro player ofereça e que faça a diferença na hora dos nossos clientes oferecerem aos consumidores finais”, afirma ele.

Crise

A crise financeira é um assunto recorrente quando se menciona os mais diversos mercados atualmente, trazendo à tona uma série de discussões a respeito do assunto e a busca por soluções que sejam realmente eficazes para enfrentá-la.
Esse período passado pelo Brasil nos últimos anos trouxe com ele muitos desafios e a importância de pensar em alternativas viáveis para contornar a situação, para que as empresas possam continuar a crescer e a lucrar, mesmo em um cenário de instabilidade. Citrângulo cita que a empresa procura manter o foco sobre aquilo que tem gestão. Como menciona, em momentos como esse, é preciso agir. “Não adianta ficar reclamando da situação e ficar paralisado”, destaca o profissional.
O diretor também pondera acerca da relevância de se contar, nessas horas, com fatores como a criatividade. “Momentos turbulentos nos obrigam a ser ainda mais criativos para encontrarmos novas alternativas, para sermos a primeira opção do cliente”, afirma ele.
A ajuda que a empresa pode dar àqueles que estão com ela é outro fator priorizado pela companhia. “Em Nestlé Professional, estamos o tempo todo pensando como podemos ajudar os nossos parceiros e, assim, crescermos junto com eles”, destaca Citrângulo.

Profissional

No que diz respeito à carreira que construiu na Nestlé ao longo do tempo, Citrângulo conta que já está na companhia há 20 anos. O profissional relata como foi o início da atuação dele na empresa.

“Meu primeiro cargo foi como Representante de Nutrição Infantil, responsável pela visita a Pediatras e Nutricionistas na cidade de São Paulo”, diz ele.

Algum tempo depois, o profissional foi promovido, conforme ele relata. “Após dois anos, fui promovido a gerente de Nacional do Canal Farma e, posteriormente, Gerente de Nutrição Infantil, em Curitiba”.

Na companhia, Citrângulo atuou, ainda, em outros diferentes segmentos. As posições que ocupou na empresa, conforme ele relata acerca da carreira dele, foram de grande contribuição para que ele se tornasse o profissional que é hoje.

“Ao longo dos anos, passei por diferentes áreas dentro da Nestlé, ocupando cargos que me fizeram evoluir profissionalmente, como Gerente de Trade Marketing, Gerente Nacional de Distribuição e Head de Estratégia Comercial de Nutrição Infantil, onde permaneci por seis anos”, relata ele.

Acerca do cargo que ocupa atualmente, Citrângulo conta que o assumiu há quatro anos. O profissional também menciona os benefícios que vê nesse segmento.

“Há quatro anos, assumi a direção de Nestlé Professional, uma área apaixonante, pois além da parte de desenvolvimento de produto, o serviço oferecido aos clientes é de extrema importância. Nosso papel é facilitar a vida do cliente com a melhor solução para o seu estabelecimento”, diz ele.

O diretor classifica a trajetória dele na empresa como muito interessante. “Como disse, passei por áreas muito diferentes, e entender as diversas divisões de uma empresa como a Nestlé foi fundamental para poder assumir a divisão Professional”, pondera ele.

O profissional também detalha mais acerca da atuação dele no passado, envolvendo as suas particularidades. “Antes dessa posição, passei seis anos como Gerente Executivo de Estratégia Comercial de Nutrição Infantil, uma área também muito dinâmica, pois envolve canais diversificados de venda. Foi nesse momento que recebi o convite para assumir a direção de Nestlé Professional. Isso ocorreu em 2014 e, desde então, venho trabalhando para desenvolver cada vez mais uma área em constante evolução e crescimento”, afirma ele.

Tendo em vista toda essa experiência que Citrângulo possui na companhia e na área de alimentação, perguntamos a ele quais foram os seus maiores aprendizados até hoje, e ele os compartilhou com a Food Service News.

“Creio que o mais interessante dessa área é o exercício diário de buscar antecipar soluções para os clientes, entender as particularidades dos negócios – sejam eles de pequeno ou grande porte –, estudar as mudanças de comportamento dos consumidores e dos shoppers para atuar, de fato, em parceria com as redes, com os estabelecimentos”, afirma ele.

O profissional também relata um aspecto que ele considera importante no trabalho com os colaboradores da empresa. “Além de inovação, é muito importante trazer o ‘espírito de dono’ para a equipe, pois, assim, podemos apoiar o crescimento de todas as pontas”, afirma Citrângulo.

Investimentos

Perguntamos também ao diretor quais são os maiores investimentos da companhia atualmente. Um dos aspectos mencionados por ele diz respeito à inovação e o foco nesse fator. “Estamos investindo fortemente em inovação, tanto no conceito de produtos como soluções para nossos clientes quanto em serviços e parcerias”, afirma ele acerca do assunto.

“Recentemente, lançamos a Solução Automática de Cafés, que entrega o NESCAFÉ Espresso do jeito que o brasileiro gosta, 100% arábica, com grãos selecionados do Sul de Minas Gerais”, menciona ele, que explica mais como esse sistema funciona.

“Por esse sistema, oferecemos quatro opções de cafés, além de oito bebidas cremosas (cappuccinos e achocolatados) com as tradicionais marcas da Nestlé. Simples de operar, ao toque de um botão, a máquina entrega padronização nas bebidas”, destaca.

O lançamento, conta ele, obteve bastante êxito. “O lançamento foi um sucesso e, em seguida, implementamos a plataforma de cafeterias NESCAFÉ a fim de acelerar o negócio com parceiros selecionados.
Acabamos de levar ao mercado o Cappuccino Prestígio, cuja marca é um sucesso, para as nossas máquinas NESCAFÉ Alegria”, diz ele.

O profissional também fala a respeito de outro lançamento da companhia. “Também com outra marca bastante reconhecida pelos brasileiros, ALPINO, lançamos duas soluções para os operadores: Achocolatado Pó e Recheios e Coberturas para Bolos”, afirma ele.

Por fim, o profissional também cita uma inovação que será apresentada no ano de 2019 e que promete fazer bastante sucesso. “Já para o próximo ano, apresentaremos uma grande inovação ao mercado que é o Spread de KitKat, um produto muito versátil que possibilitará o preparo de brigadeiros, recheios para bolos ou, simplesmente, para preencher de forma muito especial uma torrada, por exemplo”, destaca Citrângulo.

Nestlé Professional
www.nestleprofessional.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA