Um estudo realizado pela multinacional inglesa Dunnhumby mostrou que 81% dos brasileiros são fiéis à marca de cerveja, mesmo com a crise econômica. De acordo com Adriano Araujo, diretor geral da Dunnhumby no Brasil, entre todos os bens de consumo, a cerveja é a que menos sofre na crise, devido à fidelidade dos consumidores.
Em outros produtos pesquisados, os consumidores costumam trocar a marca favorita por uma mais barata, no setor de cerveja o consumidor prefere consumir menos da marca que já consome. Dos entrevistados pela Dunnhumby, 13% afirmam que passaram a comprar marcas mais em conta. No segmento de limpeza, por exemplo, 40% dos consumidores trocaram os produtos por marcas mais baratas.
O estudo também revela que 60% dos consumidores passaram a visitar os supermercados, em busca de preços mais atrativos e 80% passaram a economizar para manter o consumo de produtos que considera importantes. De acordo com o estudo, os produtos que os clientes estão mais dispostos a economizar são produtos de limpeza, higiene, massas e molhos.
Outro dado revelado pelo estudo é quanto aos hábitos de consumo da cerveja, onde 56% dos entrevistados disseram diminuir a ida a bares e restaurantes e 40% começaram a beber cerveja em casa.
Fonte: Valor Econômico