Bem-estar: O crescente mercado de aveia

Versátil, item permite a elaboração de pratos repletos de criatividade e nutrição

A aveia é encontrada em diversos lares e negócios de alimentação pelo Brasil. Em geral, ela é consumida em flocos, farelo ou farinha. Muitos estabelecimentos veem nesse cereal uma forma de incrementar as suas receitas e de atrair clientes, dadas as várias possibilidades oferecidas por esse item. De olho nesse mercado, várias empresas têm investido na aveia e contribuído para que o produto esteja presente nas mesas do país.

Produto

A Aveia Nestlé está no Brasil há 25 anos. Conforme ressalta a empresa, o item é considerado sinônimo de qualidade e tradição por muitas famílias brasileiras. No começo deste ano, a organização lançou as novas Aveias Orgânicas Nestlé em duas versões: Flocos Grossos e Farelo.

“Por serem orgânicas, elas passam por um processo diferenciado que utiliza apenas recursos próprios da natureza. Não há uso de defensivos agrícolas e adubos químicos; a única água usada para irrigação vem das chuvas, e o único dejeto de todo processo é a casca da aveia, que é moída e usada para alimentar pequenos animais. Além disso, há um cuidado especial para que ambas as versões se mantenham sem glúten”, destaca a marca.

A empresa pontua que, de acordo com a Nielsen, o mercado de aveias corresponde a R$300 milhões/ano e cresceu 7,4% entre 2016 e 2017 no Brasil. Além disso, dados de 2017 do Kantar Worldpanel revelam que a aveia marca presença em 36% dos lares brasileiros.

“Na Nestlé, acreditamos que as aveias possuam muito potencial de crescimento, e a nossa entrada na cadeia orgânica fomenta uma evolução sem precedentes, garantindo a rastreabilidade do processo e acelerando a democratização desse tipo de produto”, frisa a empresa.

A marca conta que o investimento da Nestlé nesse mercado está intimamente ligado ao propósito da companhia de melhorar a qualidade de vida e também de contribuir para um futuro que seja mais saudável.

“Sempre atenta em atuar e oferecer produtos que façam a diferença na vida das famílias, da comunidade e do planeta, nada mais natural do que inaugurar a participação da empresa no segmento com produtos que têm papel importante na maior parte dos lares brasileiros e cujos benefícios são reconhecidos não apenas pelas pessoas, mas por profissionais de saúde. Com as novas Aveias Orgânicas Sem Glúten da Nestlé, esse consumo pode crescer, já que os nossos produtos são mais inclusivos”, diz a organização.

A Nestlé pontua que a aveia é um ingrediente muito versátil e que pode ser usado em receitas tanto doces quanto salgadas, como pães, massas, recheios, cookies, bolachas e panquecas.

“Ela proporciona diversos benefícios para quem a ingere por conta de suas propriedades nutricionais singulares. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, minerais, vitaminas e proteínas, além de ser um ingrediente com baixo índice glicêmico. A aveia, também, ajuda no bom funcionamento do intestino, faz bem para o coração e ajuda na redução do colesterol total e do colesterol ruim. Vale mencionar que o Farelo de Aveia é resultado da extração da parte mais nobre do grão e possui as maiores concentrações de fibra solúvel também conhecida como beta glucana, que pode auxiliar na redução do colesterol, quando associado a uma alimentação equilibrada e baixa em gorduras saturadas bem como a hábitos de vida saudáveis”, ressalta.

A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, conforme um estudo que foi realizado pela Kantar Worldpanel. A empresa está há mais de 95 anos no Brasil.

Estabelecimento

A aveia está tão bem estabelecida no país que tem inspirado diferentes ações pelo Brasil. No verão deste ano, por exemplo, após todo sucesso em São Paulo, a QUAKER® THE OATERY chegou a Trancoso, na Bahia. Receitas novas, compostas por aveia, foram desenvolvidas pela chef e sócia do Grupo Sagrado (Capim Santo e Santinho) Morena Leite. As criações chamaram a atenção por suas cores fortes e sabores leves do verão.
Entre os pratos disponibilizados estavam as aveiocas – releituras das tapiocas – e também uma das estrelas da casa, a galete de tapioca com aveia e atum selado. Entre as sobremesas, destaque para a torta de tâmaras com castanhas, sem glúten e lactose, decorada com frutas do dia. Além disso, também foram servidos sucos, smoothies, entre outras bebidas.

“A flagship dá continuidade à estratégia da marca QUAKER® de incentivar uma alimentação mais balanceada e nutritiva levando os benefícios da aveia para formatos adaptados ao dia a dia e ao estilo de vida de seus consumidores”, destaca a diretora de marketing Cecilia Dias. “As receitas exclusivas – desenvolvidas pela chef Morena Leite – mostram a praticidade de incluir os benefícios da aveia em pratos inusitados, saborosamente nutritivos, em diferentes momentos do dia”, pontua ela.

Conforme a profissional ressalta, QUAKER® tem a solidez de uma marca que foi fundada em 1877 e que se mantém forte na memória afetiva dos consumidores ao logo do tempo, “tornou-se sinônimo de alimento nutritivo e carro-chefe do portfólio de nutrição da PepsiCo, presente no Brasil há mais de 60 anos. Ao mesmo tempo, é uma marca que se reinventa e acompanha o lifestyle de seus consumidores, com opções no portfólio que vão desde o café da manhã, breaks e snacks nutritivos que podem ser consumidos ao longo do dia, em qualquer lugar. É nosso papel mostrar a versatilidade desse grão para os nossos consumidores que, cada vez mais, buscam diferentes formas de utilizar a aveia. Essa versatilidade de QUAKER® extrapola esse projeto e acompanha também nosso portfólio: em 2016, por exemplo, a marca inovou novamente com o lançamento das Barras de Aveia com Frutas com 100% fruta de verdade em sua composição. O produto é fonte de fibras, tem zero açúcar adicionado e baixa caloria”, frisa Cecilia.

Parceria

Em relação à parceria com Morena Leite, Cecilia afirma que a chef tem em seu DNA gastronômico a “prática de uma cozinha com ingredientes brasileiros, nutritivos e frescos, combinados com técnicas francesas, o que possibilitou a criação de um menu inovador que tem a aveia como protagonista. Não apenas o floco, mas também o grão e a farinha inspiraram a chef para criar um cardápio que reflete também sua cultura gastronômica. Além da excelência da chef Morena Leite na assinatura das receitas, QUAKER® THE OATERY tem à frente da operação o Grupo Sagrado (Capim Santo e Santinho)”, diz.

“É nosso papel mostrar a versatilidade desse grão para os nossos consumidores que, cada vez mais, buscam diferentes formas de utilizar a aveia”, pontua Cecília Dias, diretora de marketing da Pepsico

Para ela, a parceria é uma maneira de aproximar a marca de seus consumidores e levar a aveia para diversas receitas, tornando mais fácil o consumo do grão. “Além disso, nos ajuda a permanecer autênticos, reforçando todos os fatores que tornaram QUAKER® uma marca icônica”, pondera.

Cecilia ainda frisa que o consumo desse grão tem superioridade nutricional quando comparado a outros cereais que marcam presença na mesa dos brasileiros diariamente, como o trigo e o arroz, uma vez que a quantidade de fibra e proteína na aveia é maior.

“Podemos destacar algumas características: uma porção de 30g de aveia contém, aproximadamente, 5g de proteína, o que representa cerca de 10% da recomendação diária; a aveia contém aproximadamente 3,2g de fibra por porção de 30g, mais de 10% da recomendação diária; os cereais mais consumidos da América Latina são milho, trigo, arroz e aveia. Entre estes, a aveia é o único grão contendo Beta-glucana”, afirma.

Além disso, a profissional ressalta que a aveia é um grão democrático, que é acessível a maior parte das pessoas no Brasil. “Nós queremos mostrar para os consumidores a praticidade e os benefícios de incluir a aveia no dia a dia, assim como as diferentes formas de fazê-lo, seja em um tradicional mingau ou nas diversas receitas gostosas e nutritivas que criamos junto com a chef Morena Leite”, diz.

Cecilia afirma que, com um pouco de criatividade e com um toque pessoal, é possível incorporar a aveia a muitas receitas. “QUAKER® busca sempre expandir a categoria por meio de inovações e soluções convenientes para seus consumidores”, ressalta.

Segmento

A respeito da área de alimentação e dos benefícios de se investir nela, Cecilia diz que “a PepsiCo reconhece o papel fundamental da indústria de alimentos e bebidas e sua responsabilidade em promover uma melhor nutrição aos seus consumidores. Essa é uma das premissas da nossa visão de negócio instituída em 2006, chamada Performance com Propósito. Essa visão inclui uma agenda repleta de metas relacionadas a três pilares: Pessoas, Planeta e Produtos. Para este último, a aspiração da PepsiCo é proporcionar uma melhor nutrição em grande escala, continuando a desenvolver um portfólio mais amplo de opções de alimentos e bebidas e aumentando o acesso a opções saborosas e nutritivas”, afirma a profissional.

“Somos uma empresa global de alimentos e bebidas instalada no Brasil há mais de 60 anos. O grande desafio está em se destacar num cenário tão amplo e com tantas opções de consumo. Por isso, seguimos de perto a evolução do consumidor, seus hábitos e suas necessidades de alimentação. A PepsiCo identificou tendências cruciais que dita o que é alimentar as emoções do consumidor brasileiro”, finaliza Cecilia.

Nestlé
www.nestle.com.br
Quaker
www.quaker.com.br
PepsiCo
www.pepsico.com.br

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