Beca Milano exemplo de sucesso

    0

    Chef confeiteira compartilha com a Food Service News particularidades da sua história e dá dicas para quem deseja atuar na área

    Sucesso. Essa é apenas uma das muitas palavras positivas que definem a carreira da chef confeiteira Beca Milano. Famosa na televisão nos programas Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil, ambos exibidos pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), ela tem uma história repleta de conquistas, marcada por um início bastante peculiar. Para se ter uma ideia, a primeira graduação feita por Beca foi Farmácia. Em entrevista para a revista Food Service News, ela fala mais sobre o porquê dessa escolha, dos aprendizados que já teve na área, do que planeja fazer profissionalmente neste ano, entre outras questões. Além disso, também destaca como enxerga a área de alimentação atualmente, as oportunidades do setor e quais passos os iniciantes podem seguir para que obtenham êxito profissional.

    Beca Milano exemplo de sucesso
    “A gastronomia, como qualquer outra profissão, tem mudanças frequentes, e conseguir manter-se atualizado é uma conquista diária que alavanca o crescimento profissional e impulsiona a carreira”, diz Beca

    Começo

    Quando perguntada sobre como iniciou na carreira, Beca afirma que esse começo aconteceu de uma forma não tradicional. No fim do colegial, momento em que precisava definir qual rumo seguir profissionalmente, Beca optou pelo curso de Farmácia. O motivo para essa escolha? Ela relata. “Queria trabalhar em indústria de alimentos”, diz.

    A história da profissional com a cozinha, no entanto, é muito anterior a essa vontade de trabalhar com os alimentos em uma empresa. Beca afirma que sempre foi uma apaixonada por gastronomia e que, inclusive, vivia bons momentos em família relacionados a essa área. “Desde pequena, já gostava de cozinhar com minha mãe”, relata ela.
    O que mãe e filha produziam, porém, não ficava apenas entre os familiares e amigos. Naquela época, Beca e a mãe já faziam bolos e doces para que elas pudessem comercializar na vizinhança, o que já era um sinal de como seria o futuro dessa grande chef confeiteira.

    Faculdade

    Anos depois dessa infância já relacionada ao segmento de gastronomia e após adquirir o seu diploma em um curso superior, todo o conhecimento que foi proporcionado à Beca durante a graduação de Farmácia foi e ainda é de grande valia, conforme destaca ela. “Tudo o que aprendi na faculdade me ajuda no dia a dia, já que cozinhar está ligado diretamente à química”, salienta a profissional.

    Depois que Beca se formou, porém, ela passou alguns anos ainda trabalhando em um laboratório, no setor de controle de qualidade. No entanto, por mais que ela estivesse, naquele momento, seguindo um rumo diferente, nunca deixou de lado o sonho da gastronomia. Nesse período, Beca se formou, justamente, em gastronomia e, ainda, fez vários cursos que são voltados para essa área. As experiências profissionais na cozinha, então, começaram a surgir, e a profissional foi, cada vez mais, deslanchando na carreira.

    A chef confeiteira foi, inicialmente, trabalhar em um restaurante. E ela pôde crescer no estabelecimento. “Tive a oportunidade de fazer estágio em um restaurante de Curitiba (Paraná), onde posteriormente fui contratada”, conta ela.
    No entanto, essa fase da carreira de Beca não foi nada fácil e exigia bastante da profissional. Ela precisava conciliar as suas duas ocupações, e isso interferia, diretamente, nas horas que antes eram de descanso. A rotina era bastante puxada. Foi preciso que ela tivesse um esforço muito grande para mantê-la e, ainda, com excelência, como sempre foi sua característica. “Para conseguir conciliar os dois trabalhos, fiquei muito tempo dormindo quatro horas por noite, sem fins de semana ou feriados, até optar por me dedicar apenas para a gastronomia”, conta ela.

    Beca Milano exemplo de sucesso
    “É preciso dedicação e persistência para fazer o que ama ser rentável também”, afirma Beca

    Posteriormente, Beca optou por sair do outro emprego e por ficar integralmente no restaurante onde fez estágio e que depois foi contratada. E ela não parou por aí, pelo contrário. Estava sempre pensando em se desenvolver cada vez mais. A profissional não deixava de estudar e de se especializar. Tanto é que ela fez uma série de cursos, até que, então, deu mais um passo em sua história: abriu o próprio negócio.

    Desafios

    Conforme relata Beca, o início da carreira é sempre algo difícil. Além disso, a gastronomia é uma área que requer muito daqueles que sonham em atuar nela. “A gastronomia é uma paixão, porque você precisa se dedicar integralmente à profissão”, frisa a profissional.

    Dessa maneira, muitos são os desafios que aparecem na vida daqueles que atuam no segmento de alimentação e que planejam seguir na área. Na história de Beca, por exemplo, conforme ela relata, esses desafios são relacionados às mais diferentes áreas. Muitos deles tiveram a ver até mesmo com o posicionamento das pessoas em relação às escolhas da chef confeiteira. Muitas não compreendiam muito bem os sonhos da profissional, que incluíam deixar um emprego fixo e garantido por um setor em que era preciso começar uma nova história.
    “Os desafios são diversos, desde as pessoas que te julgam por largar uma carreira sólida para se ‘aventurar’ em outro ramo”, diz ela. Beca também cita as noites em claro para conseguir entregar a encomenda ou a responsabilidade de lidar com os sonhos, com as expectativas dos clientes.

    Mas, como não poderia deixar de ser, também existe o outro lado. Diante de tantos desafios que se colocam na vida de um profissional, ainda mais daqueles que estão em início de carreira, há também os aprendizados que são adquiridos por meio deles. Beca cita que os principais aprendizados dela na área são que a dedicação e o amor são ingredientes essenciais para aqueles que desejam seguir no setor. E afirma: “cozinhar é um ato de servir”.

    Mercado

    A realidade do mercado de alimentação tem se mostrado bastante promissora ao longo dos anos, revelando todo o seu potencial, no Brasil e no mundo. Beca frisa que o segmento cresce cada dia mais. Com isso, também surge, a cada dia, novos profissionais nesse meio. Sendo assim, o que pode ser feito para se destacar nesse setor, que é cada vez mais competitivo? Para Beca, a resposta para essa questão está relacionada a saber se encontrar e a apresentar, de fato, um diferencial.
    “Uma forma de se destacar é encontrar seu nicho de mercado ou diferencial do produto, que podem ser desde os ingredientes utilizados, a apresentação, o estilo do trabalho, entre outros”, pondera ela.

    Beca Milano exemplo de sucesso
    “Ver a felicidade estampada no rosto do cliente é a maior recompensa do trabalho”, avalia Beca

    Além disso, avaliar a concorrência para conseguir saber aquilo que o profissional consegue fazer de novo, inusitado, em relação ao que já existe no segmento, é algo relevante também, que pode gerar uma série de ganhos.
    “É importante a pessoa conseguir identificar o que a diferencia dos concorrentes, usar isso a seu favor e sempre fidelizar o cliente”, frisa a profissional a respeito do assunto.

    Outro fator a se ressaltar sobre a área diz respeito ao fato de que não é somente o setor de alimentação, em geral, que vem se multiplicando mais a cada ano que passa. Conforme pontua Beca, os produtos específicos e personalizados também vêm apresentando crescimento e “desempenhando um papel importante na vida dos consumidores, que buscam alternativas para seu estilo de vida ou perfil”, afirma a chef confeiteira.

    Benefícios

    Tendo em vista essas questões e todos os pontos positivos que o mercado de alimentação vem apresentando para os profissionais da área, muitos podem ser os frutos colhidos por aqueles que atuam e que acreditam no segmento. As realizações, aliás, podem se fazer presentes todos os dias e, ainda, elas podem ser um impulso para que novos e bons resultados surjam cada vez mais na carreira das pessoas.

    “A gastronomia, como qualquer outra profissão, tem mudanças frequentes, e conseguir manter-se atualizado é uma conquista diária que alavanca o crescimento profissional e impulsiona a carreira”, ressalta Beca.

    No entanto, todos esses ganhos não vêm de uma maneira fácil, muito pelo contrário. E, além disso, não se pode ficar parado no tempo e nem se esmorecer no primeiro desafio. “É preciso dedicação e persistência para fazer o que ama ser rentável também”, analisa Beca.
    Para quem está iniciando na profissão, a chef confeiteira aconselha que as pessoas invistam em cursos, que elas pesquisem, treinem. Além disso, Beca também salienta a importância de acreditar naquilo que se quer. “Não desista dos seus sonhos”, frisa ela.
    Para a chef confeiteira, cinco coisas são fundamentais para que se possa alcançar o tão almejado êxito profissional: “amor pelo seu trabalho, dedicação, empenho, persistência e planejamento”, destaca ela.

    Sonhos

    Se, por um lado, se estabelecer profissionalmente na área de gastronomia é o sonho de diversas pessoas, por outro, aqueles que atuam nesse segmento acabam também sendo as responsáveis por realizar os anseios de muita gente. Afinal de contas, diversos pratos fazem parte de alguns dos momentos mais marcantes da vida dos seres humanos, como aniversários, formatura, casamento, entre outras datas especiais, que ficam na memória dos participantes por muitos e muitos anos.

    No programa Fábrica de Casamentos, por exemplo, é possível ver toda a emoção daqueles noivos que recebem um bolo exclusivo, entre os outros elementos que compõem a festa que também são disponibilizados para eles. E é justamente esse um dos pontos que chamam a atenção de Beca e que ela considera bastante gratificante em sua atuação: saber que é possível realizar ou traduzir um sonho por meio de um bolo. “Ver a felicidade estampada no rosto do cliente é a maior recompensa do trabalho”, ressalta a profissional.

    Aliás, para Beca, levar a gastronomia para a televisão é “uma delícia e também uma responsabilidade”, diz ela. A chef confeiteira conta que se sente feliz com os resultados e por poder chegar à casa das pessoas por meio desse veículo de comunicação. “Fico feliz por conseguir levar meu trabalho por todo o Brasil através dos programas e saber que, de alguma forma, eu consigo fazer parte da vida delas, seja no Fábrica de Casamentos, realizando o sonho de um bolo exclusivo para os noivos, ou no Bake Off Brasil, em que consigo incentivar tantos confeiteiros a seguirem sua paixão e a investirem na profissão”, frisa ela.

    Particularidades

    Sempre em alta, os bolos para casamento de Beca, como não poderia deixar de ser, são muito famosos pelo país e fazem o maior sucesso. E, para que os produtos sejam assim, tão diferenciados e especiais, diversas são as particularidades que envolvem a produção desses itens.

    Uma das questões está relacionada àquilo que os consumidores desejam e o que consideram relevantes para eles. Dessa forma, é preciso que um trabalho seja feito logo nesse primeiro momento de contato. “Depende muito de cada pedido, mas normalmente eu tento entender o estilo do casal para descobrir elementos importantes para eles”, conta Beca.

    Esse passo pode exigir muito mais do que se imagina em um primeiro momento e leva tempo para que seja concluído. “São alguns dias de ‘insônia’ pensando no pedido que recebi até a confecção do projeto”, relata Beca.

    A profissional conta que sempre busca detalhes que traduzem a personalidade do casal, assim como a história de vida deles. Após esse estudo, vêm os próximos passos. “Através disso, eu consigo esboçar o bolo, fazer as adaptações necessárias e verificar a estrutura que preciso para produzi-lo”, salienta ela.

    Tudo isso envolve bastante responsabilidade, uma vez que se trata de um momento tão importante na vida das pessoas, que, geralmente, fica marcado para sempre. “Casamento envolve sonhos e, na minha situação, nada pode dar errado. É uma responsabilidade grande conseguir surpreender e satisfazer as expectativas dos noivos”, afirma Beca.

    Conquistas

    Com tanto trabalho e dedicação, a história de Beca é cheia de grandes vitórias, acompanhadas, inclusive e frequentemente, por vários admiradores do trabalho dela. Mas, para a profissional, qual foi a maior conquista que ela obteve na carreira ao longo dos anos?

    Escolher apenas uma, para Beca, é uma tarefa difícil, já que, como ela conta, aconteceram muitas coisas boas desde que a profissional ingressou no universo da confeitaria. Ela relata, porém, um momento que a deixou muito emocionada.
    “Um momento que me emocionou bastante foi quando fui chamada para ser jurada de Bake Off Brasil, porque é um programa que sempre assisti e que sou fã. Foi a realização de um sonho”, afirma ela.

    Receita

    Com tanto contato com o meio gastronômico, uma das perguntas que costumam surgir automaticamente para os profissionais que atuam nesse segmento é: “para você, o que é uma boa receita?”. A Food Service News fez esse questionamento para Beca Milano. E, para a chef confeiteira, uma boa receita é “aquela que te faz sorrir”, diz a profissional, que acrescenta ainda: “Um bom doce é aquele que arranca um sorriso. Sempre observo a reação das pessoas quando provam um doce que fiz. Se elas sorriem, a receita é boa”, destaca.

    Inspirações

    Já quando o assunto são os profissionais que trazem inspiração para Beca, ela conta que uma confeiteira que a inspira, desde o início da profissão, é Peggy Porschen, “que tem uma loja linda em Londres e ótimos livros publicados”, afirma a profissional. Beca também relata que usa a Internet para acompanhar profissionais de outros países. “Eu utilizo bastante as redes sociais para acompanhar profissionais do mundo todo”, diz ela.

    Planos

    Que a carreira de Beca é de grande êxito, não há dúvidas. Mas o que ela pretende fazer daqui em diante? Em que planeja investir? Quais são os seus sonhos? Quando perguntada acerca dos planos que possui, Beca afirma que, neste ano, ela almeja conciliar a carreira na televisão com a criação de um canal no YouTube. E não para por aí: a chef também pretende ministrar cursos de confeitaria pelo Brasil.

    Fábrica de Casamentos

    O programa Fábrica de Casamentos, do SBT, é apresentado por Chris Flores e por Carlos Bertolazzi. Eles se unem a um time de especialistas com uma missão bastante desafiadora e diferenciada, capaz de gerar muita emoção a cada etapa: a de realizar uma festa de casamento em um período de sete dias. Vários são os desafios encontrados por todos os envolvidos, que se relacionam tanto a pedidos bem inusitados dos participantes quanto à ansiedade deles, entre outras questões. Aliás, tudo é feito sem que haja a supervisão dos noivos.

    Entre o time de especialistas, além de Beca Milano, estão Mari Dedivitis (que cuida desde o briefing da festa, até o planejamento e a execução), o beauty artist Junior Mendes, o hairstylist Robson Jassa e o estilista Lucas Anderi.
    Para poder participar, os casais precisam fazer a inscrição deles por meio do site do programa. Lá, aqueles que vivem um romance, mas que nunca tiveram uma festa de casamento, devem contar mais a respeito de sua história de amor e preencher o formulários com seus dados pessoais.

    Bake Off Brasil

    O programa Bake Off Brasil, também do SBT, é uma disputa realizada entre confeiteiros amadores, apresentada pela jornalista Nadja Haddad. Os participantes precisam passar por uma série de provas, que exigem deles tanto a parte técnica quanto a criativa. Os jurados são Beca Milano e Olivier Anquier. Um candidato é eliminado por semana.

    Há, ainda, a versão do reality show infantil: o Júnior Bake Off Brasil, que estreou em janeiro do ano passado. Nele, as crianças também têm a oportunidade de mostrar todo o talento delas. A cada edição, duas crianças deixam o programa. Em 2019, o reality estreou a sua segunda temporada.

    Beca Milano
    www.instagram.com/becamilano
    www.youtube.com.br/becamilano
    Fábrica de Casamentos
    www.sbt.com.br/fabricadecasamentos
    Bake Off Brasil
    www.sbt.com.br/bakeoffbrasil

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here