Caro amigo leitor,
Neste artigo, reflito sobre a importância do atendimento de excelência em ambientes de alimentação fora do lar, por exemplo, em bares e restaurantes.
A experiência do cliente com o atendimento em ambientes de alimentação fora do lar parece-me ser, neste momento, um grande diferencial competitivo para empresas que atuam nesse setor. Um sorriso, um acolhimento caloroso, e, por que não, um “mimo” feito ao cliente, podem tornar a experiência memorável e fazer com que ele retorne outras vezes.
Tenho observado o comportamento de profissionais que fazem parte do front com o cliente e percebido que pouco temos avançado nesse quesito. Olhar para o cliente, sorrir, prestar atenção aos detalhes e ter a capacidade de solucionar problemas rapidamente são competências essenciais que devem ser consideradas quando da contratação desses profissionais.
Em uma pesquisa que realizei recentemente, constatei que o sorriso de um atendente influencia positivamente o comportamento do cliente e, por consequência, a gastar mais no local.
Ainda é bom lembrar que o consumo de alimentos e bebidas fora do lar é uma experiência multissensorial. Além de servir pratos bonitos e saborosos, o atendimento dos funcionários dentro do ambiente de restauração é fundamental para reforçar uma percepção positiva acerca do local.
Seja para um almoço de negócios durante a semana ou um happy hour com os amigos na tão esperada sexta-feira, parece-me que o “tempero especial” não está apenas nas mãos daqueles que preparam os pratos, mas também daqueles que dão uma pitada de gentileza e hospitalidade ao atenderem e servirem os seus clientes.
Espero que você goste desta reflexão
Sucesso