As novidades do food service pelo mundo

    0

    Nos mais diferentes continentes, a alimentação vem adquirindo contornos especiais, que vão desde o retorno a determinadas práticas de cultivo até o refinamento de várias técnicas nas cozinhas

    As novidades do food service pelo mundo
    Renomado chef Gray Kunz, do Café Gray Deluxe, destaca ingredientes orgânicos com pratos inspirados na Europa, na Ásia e nas Américas

    Com o avanço do chamado turismo gastronômico, muitas são as novidades que têm sido pensadas nas cozinhas de todo o mundo. Diversos diferenciais são buscados por estabelecimentos e chefs que procuram agradar os seus consumidores de uma maneira que realmente se destaque entre as demais, gerando, assim, ótimos resultados com essa ação.
    Dentro desse pensamento, questões como sustentabilidade, tendências alimentícias, produção com foco na origem dos itens, realce das características culturais locais, entre outras, acabam ajudando a direcionar as receitas e fazendo com que os locais recebam um número cada vez maior de turistas.
    Diferenciais
    Afinal de contas, o que tem sido, de fato, feito nas cozinhas internacionais e como elas têm chamado a atenção de visitantes de diversas partes do globo? No Café Gray Deluxe, que fica localizado no hotel The Upper House, em Hong Kong, por exemplo, um dos destaques é o Menu Revitalizante, que conta com pratos que são veganos e sem glúten. Trata-se de uma novidade no local, que já oferecia para os consumidores produtos orgânicos e de origem natural.
    Para que sejam usados sempre ingredientes sazonais mais frescos, o Menu Revitalizante passa por transformações constantes. O estabelecimento está sob a liderança do renomado chef Gray Kunz, e a cozinha de assinatura põe em evidência os ingredientes orgânicos com receitas inspiradas na Europa, na Ásia e nas Américas. O café está estabelecido no 49º andar do hotel.
    The Upper House
    O The Upper House fica localizado no Pacífico Place e é um dos 40 melhores hotéis da China, de acordo com a lista da Condé Nast Traveler. O lugar foi projetado pelo famoso arquiteto Andre Fu, de Hong Kong.
    Os 117 quartos do The Upper House são relaxantes retiros urbanos, contam com luz natural e com vista para a cidade.

    As novidades do food service pelo mundo
    O The Upper House fica localizado no Pacífico Place e é um dos 40 melhores hotéis da China, de acordo com a lista da Condé Nast Traveler

    Swire Hotels
    O grupo Swire Hotels, responsável pelo local, trabalhou na criação de uma linha de hotéis que tem como conceito ser a casa das pessoas na China, sempre focando em fatores como tranquilidade e aconchego para os viajantes exigentes e experientes.
    Todos os estabelecimentos criados pelo grupo foram idealizados para atender pessoas que buscam uma estadia que seja diferenciada e personalizada. Dessa forma, foram projetados, por arquitetos famosos, ambientes sofisticados e únicos, que refletem e exploram as belezas que estão em seus arredores.
    A sustentabilidade é outra característica presente nos hotéis que fazem parte da linha, que gerencia todo o espectro dos seus impactos sociais, econômicos e ambientais.
    Fruto da estação
    Na Argentina, o hotel boutique Casa de Uco lançou um novo cardápio, cuja inspiração é a estação primavera-verão.
    A cozinha do estabelecimento tem como uma de suas referências o Vale de Uco e interpreta as maravilhas de cada uma das estações do ano, de acordo com a empresa, contando, dessa forma, com pratos que são únicos.
    A chef Ana Ortuño foi a responsável pelo novo menu do estabelecimento. O trabalho da profissional tem como uma de suas características o estilo simples e o respeito à natureza na utilização de itens locais.
    E, por falar em itens locais, o hotel tem uma horta orgânica. Nesse lugar, há uma grande variedade de frutas e de vegetais, utilizados na composição dos pratos. Agricultores vizinhos também contribuem com o fornecimento de produtos alimentícios para as receitas do estabelecimento.
    Casa de Uco
    A Casa de Uco Vineyards & Wine Resorts tem como proposta para os seus hóspedes a apreciação dos melhores vinhos em meio a uma paisagem paradisíaca.
    As pessoas têm a possibilidade de vivenciar todo o processo inerente à produção de vinho, que engloba a colheita, a visita a uma vinícola boutique e a degustação de rótulos selecionados pelo sommelier do local.
    Outra inovação que marca o estabelecimento é a possibilidade de os hóspedes adquirirem vinhedos entre os 320 hectares de extensão do lugar e, dessa forma, criarem vilas exclusivas onde cada um pode ter a oportunidade de acordar em meio às vinhas, onde a experiência gourmet é enriquecida com um típico churrasco argentino. A hospedagem tradicional também é oferecida. São sete quartos disponíveis e nove suítes.
    O local conta, ainda, com atividades que podem ser realizadas a pé ou com bicicletas pelas montanhas e pela região de reserva ecológica que fica nos arredores do hotel.

    As novidades do food service pelo mundo
    Além da boa gastronomia, a Casa de Uco Vineyards & Wine Resorts oferece uma série de atividades

    Arte
    O The Duchessa Gstaad fica localizado no hotel boutique 5 estrelas Ultima Gstaad, entre os Alpes Berneses, na Suíça, e foi reaberto após uma série de reformas.
    A gastronomia do estabelecimento tem como característica a combinação entre a arte e a comida italiana, contando com receitas repletas de sabor, tradição e luxo. No estabelecimento, que é bastante refinado, são oferecidas várias possibilidades para os visitantes, como um jantar romântico perto da lareira ou uma refeição animada ao lado dos amigos. As festas e eventos ganham uma atratividade especial por meio dos candelabros presentes na decoração.
    A cada estação do ano, o menu do estabelecimento passa por transformações. No inverno suíço, por exemplo, alguns dos destaques são as trufas brancas, o presunto de Parma autêntico, o pistache, as carnes secas, entre outras opções.
    Estão à disposição dos hóspedes três bares que são exclusivos. O Detox Bar é um deles. O local tem como foco aqueles que procuram chás de ervas e sucos orgânicos para harmonizar com tratamentos relaxantes de spa.
    O Shisha Bar, por sua vez, é uma espécie de refúgio cuja inspiração é o Oriente Médio. Já o Bar Lobby conta com um lustre deslumbrante em cascata de sete metros. Um piano de vidro também chama a atenção das pessoas no local. Nesse lugar, os indivíduos se reúnem para desfrutar de coquetéis antes da hora do jantar.
    Ultima Gstaad
    O hotel conta com três grandes chalés de madeira, que misturam a arquitetura contemporânea e a tradicional. A decoração tem a assinatura de Eric Arnoud.A madeira antiga combina com cristais modernos, peças de mármore, bronze, couro, peles e lãs, levando aos hóspedes uma sensação de aconchego.
    Todas as pessoas contam com um serviço que é personalizado. Há sempre um mordomo à disposição dos hóspedes, 24 horas por dia.
    Outro destaque do local é o spa, que possui 800m² e conta com piscina, sauna, banho turco, massagem, entre outras opções. Todos os itens que são usados no tratamento são da La Prairie®. A marca é conhecida em todo o mundo por sua terapia celular rejuvenescedora.

    As novidades do food service pelo mundo
    O Ultima Gstaad conta com três bares que são exclusivos: Detox bar, Shisha Bar e Bar Lobby

    O hotel também tem uma clínica médica, a Aesthetics Clinic®, que, de acordo com o estabelecimento, é ideal para aquelas pessoas que desejam fazer, por exemplo, um tratamento detox mais intenso. São oferecidas, ainda, análises completas do organismo e testes de DNA de última geração, para que sejam identificados, dessa maneira, pontos fracos e fortes, ajudando a prevenir doenças graves.
    Gstaad também é uma boa opção para aqueles que gostam bastante de esquiar. O chalet village de Gstaad é um resort que funciona durante o ano todo para compras, esportes de inverno (de novembro a maio), caminhadas e bem-estar e fica bem próximo ao hotel. O local conta com uma das maiores áreas de esqui dos Alpes, incluindo uma geleira. Segundo o estabelecimento, Julie Andrews, Roger Moore, James Blunt e Madonna são alguns dos frequentadores do lugar.
    Diariamente
    Um menu totalmente novo. Todos os dias. Essa é uma realidade que chama a atenção no restaurante do Hotel Vira Vira, que fica localizado no Chile.
    O chef do estabelecimento elabora diariamente uma seleção de dois menus que contam com itens naturais e colhidos na horta do próprio estabelecimento, incluindo, ainda, opções para o público vegetariano.
    A cozinha do lugar oferece também receitas locais e antigas. Os pratos têm o acompanhamento de um vinho que é escolhido pelo chef.
    Hacienda Hotel Vira
    O Hotel Hacienda Vira foi inaugurado em outubro do ano de 2014. O local mescla o prazer da vida na fazenda com o conforto de um hotel boutique. O estabelecimento conta com 18 quartos. São 22 hectares às margens do Rio Liucura, que fica perto do município de Pucón. As suítes contornam o rio, contam com uma decoração típica e algumas possuem jacuzzi.
    Por ter a sua própria fazenda, inclusive que conta com leiteira e queijaria, os ingredientes utilizados na cozinha são praticamente todos locais (99%), colhidos e produzidos na hora. Uma família suíça é a responsável pelo hotel e acompanha todos os cuidados que são dedicados aos hóspedes.

    As novidades do food service pelo mundo
    Os ingredientes utilizados na cozinha do Hacienda Vira são praticamente todos locais

    Seja no verão ou então no inverno, estão inclusas na estadia do hotel atividades como caiaque, ioga, hiking, trekking, rafting, passeios a cavalo ou de bicicleta, visitas a águas termais e grutas vulcânicas. Durante o período de frio, há a possibilidade de esquiar no vulcão Villarrica ou de escalá-lo.
    Experiência
    O restaurante LeoneFelice fica dentro do hotel L’Albereta, localizado na Itália. O estabelecimento oferece para os consumidores uma experiência sensorial que é única, focada naquelas pessoas que adoram gastronomia e que desejam saber o que ocorre nos bastidores de um dos locais mais conceituados de culinária italiana.
    É possível acompanhar toda a preparação do jantar que é criado pelo chef Fabio Abbattista, que vai desde a escolha dos ingredientes, que são produzidos no hotel, até os segredos de cada um dos pratos que são servidos no estabelecimento.
    O LeoneFelice Chef’s Table tem capacidade para até oito pessoas. O chef Fabio Abbattista cria um menu personalizado de seis pratos para os consumidores. As receitas do profissional levam em conta os sabores da infância mesclados com técnicas e combinações contemporâneas.
    L’Albereta
    O L’Albereta fica localizado na encosta do vale Bellavista, em Franciacorta, uma região reconhecida por produzir espumantes italianos desde a idade média. O lugar é cercado não só pelos vinhedos, mas também por castelos, palácios, torres, oliveiras, prados e hortas. O estabelecimento atrai as pessoas tanto pela sua gastronomia quanto pelo método detox de Henri Chenot, conciliando ambos.

    As novidades do food service pelo mundo
    Estabelecimento do hotel L’Albereta oferece experiência sensorial única

    De acordo com o hotel, no L’Espace Chenot Health Wellness SPA há tratamentos modernos para regenerar o corpo e a mente. As pessoas são consultadas por médicos e, após uma tecnológica e minuciosa avaliação física, elas são encaminhadas para um atendimento que é personalizado, incluindo nisso a dieta.
    O menu do SPA, com calorias contadas e poucas, é elaborado com ingredientes que são frescos, sendo composto por entrada, pelo prato principal e também pela sobremesa. O local foi inaugurado no ano de 2003, possui 1500m² e segue a filosofia do fundador e presidente da Associação de Fitocosméticos, o espanhol criado na França Henri Chenot.
    Clássicos e exóticos
    O restaurante 6.8 Palopó, que fica localizado na Guatemala, lançou um menu com mix de pratos exóticos e clássicos. À frente da cozinha do local está o renomado chef Mario Miralles, que focou a criação de um cardápio que fosse inovador e também exclusivo.
    O estabelecimento está localizado no hotel boutique Casa Palopó. Os pratos do restaurante têm como inspiração a cultura rica do país, acrescida de um toque especial do profissional responsável pela comida do lugar.
    Um dos exemplos de pratos que são servidos no estabelecimento é o tradicional Jocón Seabass, com a base de frango. O chef Mario Miralles acrescentou a ele chuchu, cebola, milho e também um molho único, que foi criado pelo próprio profissional. O cardápio conta, ainda, com carnes bovinas, frutos do mar, massas e frango.
    Casa Palopó
    A Casa Palopó conta com um serviço que é personalizado, com um ambiente caracterizado pelo luxo e, ainda, com o fato de fazer com que os hóspedes sintam-se como se eles estivessem em casa.
    O hotel fica localizado à beira do lago de nome Atitlán, considerado um dos mais exuberantes da Guatemala. O local conta com vista para alguns vulcões que se encontram inativos atualmente.
    São, ao todo, nove acomodações, que são divididas entre o prédio principal do hotel e a Vila Palopó, que está a 150 graus acima da Casa Palopó. Antes de se transformar em um hotel, o lugar era uma casa residencial.
    Para os hóspedes que gostam de mais aventura, há opções de passeios e de atividades como kitesurf, flyboard, scuba dive e parapente e visitas ao vulcão San Pedro.
    Outra opção de passeios são os culturais. Algumas das atrações são a Cidade Maya, que foi descoberta recentemente, o mercado de Chichicastenango e o município histórico Antigua, cidade onde está localizada a Casa Palopó Villa Antigua. O local tem três quartos e, geralmente, é onde os visitantes param para passar uma noite no decorrer da viagem que eles estão realizando.
    A região onde está a Casa Palopó Villa Antigua é chamada de Terra da Primavera, pois tem, constantemente, dias lindos de sol ou até mesmo dias de chuva, com temperaturas que são consideradas agradáveis.
    Essas características reunidas acabam fazendo com que o local seja escolhido para a realização de destination wedding. A Casa Palopó Villa Antigua conta com estrutura e também um pacote especial para isso, que inclui o wedding planner. Os noivos chegam ao destino em um barco decorado.
    Claudia Bosch, que está à frente do hotel desde o ano de 2010, ressalta que o local é ideal para aquelas pessoas que desejam um casamento que seja inusitado.
    Treinamento
    Os restaurantes Killa Wasi e Wayra, que ficam localizados no hotel Sol y Luna, no Vale Sagrado, no Peru, dão treinamentos aos agricultores da região para que eles possam cultivar os alimentos sem utilizar o agrotóxico para isso. Dessa forma, o local oferece itens frescos e naturais e também auxilia a comunidade local. Os agricultores cultivam batatas, ervas, especiarias, quinoa, entre outros produtos que são usados nos pratos de ambos os hotéis, que têm como foco conectar as pessoas aos sabores diferenciados do Vale Sagrado.
    A equipe gastronômica dos estabelecimentos passou por um treinamento liderado pelo conceituado chef Pedro Miguel Schiaffino.
    Sol Y Luna
    O hotel boutique Sol y Luna foi fundado no ano de 1996 por Franz e Petit. Eles idealizaram cada detalhe do estabelecimento, que foca os encantos do país das mais diferentes maneiras. A escolha das cores da decoração, por exemplo, foi muito bem pensada, bem como as peças de artesanato locais, a arquitetura e as atividades que são propostas para quem se hospeda no local.
    Além das práticas esportivas como parapente e caiaque, o hotel faz um convite para uma imersão na cultura do lugar com demonstrações como tecidos e cerâmicas. Em todas essas atividades, o contato com a população local é algo intenso.
    Experiência
    A TL Portfolio foi lançada no ano de 2012. Trata-se de uma empresa de consultoria de vendas, relações públicas, marketing e branding, que representa destinos exclusivos e experiências junto ao mercado latino-americano. Além do Brasil, a organização conta com escritórios localizados no México, no Chile e também na Argentina.
    A empresa destaca que muitos desses hotéis são bem novos ou, então, foram adquiridos recentemente e passaram por uma reforma que foi feita pela equipe atual. A organização ressalta que, sendo assim, eles são menos reconhecidos por sua tradição e mais por sua inovação.

    As novidades do food service pelo mundo
    A equipe gastronômica dos estabelecimentos Killa Wasi e Wayra passou por um treinamento liderado pelo conceituado chef Pedro Miguel Schiaffino

    “Cada um dos hotéis de luxo tem um toque especial que o torna único e, considerando que os turistas estão cada vez mais exigentes, se hospedar nos hotéis da TL Portfolio é sinônimo de conforto extremo, qualidade incomparável e experiências únicas e exclusivas. Todos os hotéis têm serviço 24h com o melhor staff e atendimento diferenciado, respeitando os hóspedes e atendendo a todas as suas necessidades. Além disso, temos hotéis na praia e no campo, na neve e no deserto, o que possibilita agradar aos clientes o ano todo”, destaca a empresa.

    Avanço
    A TL Portfolio acredita que o turismo gastronômico pode ser classificado como uma nova modalidade de turismo. “Ele sempre existiu, mas ultimamente as pessoas evidenciam mais que estão viajando para vivenciar determinadas experiências gastronômicas. Ele mudou a concepção do viajante que procura muito mais que um destino incrível para suas férias, ele quer também um menu delicioso, novidades na gastronomia e conhecer todos os cheiros e sabores de uma cultura completamente nova. Incluir uma experiência gastronômica local tornou-se o ponto alto e quase que obrigatório de quem trabalha com viagens”, ressalta a organização.
    Mas como as novidades gastronômicas tornam alguns locais bastante atrativos? A TL Portfolio frisa que alguns fatores são responsáveis por isso, como os novos menus, “novos chefs, ou então chefs e menus premiados internacionalmente (é o caso do restaurante Quinto la Huella no hotel EAST, Miami, ou do chef Michelin Enrico Bartolini, que trabalha no hotel L’Andana, na Itália). Além disso, alguns de nossos hotéis oferecem uma modalidade específica de gastronomia chamada farm to table. Com produtos locais, cultivados na propriedade do hotel ou nos arredores, eles oferecem refeições bem naturais, com ingredientes frescos que costumam agradar muito os hóspedes (é o caso de hotéis como o Hacienda Vira Vira, em Pucón, no Chile, e do Sol y Luna, no Peru). Outra atração é a possibilidade de acompanhar o chef cozinhando de uma mesa posicionada na cozinha, como acontece no hotel L’Albereta, na Itália”, diz.
    A empresa destaca que os hotéis elaboram os menus com muito carinho, pensando nos turistas de todo o mundo, mas, sem com isso, perder a essência e a cultura do país onde eles estão estabelecidos. “Os hotéis oferecem opções clássicas e que agradam a todos os paladares, mas também criam um menu completo e incrível com alimentos e pratos típicos da região, exatamente para aproximar o hóspede dos costumes locais, fazendo com que a experiência seja única e muito deliciosa também”, afirma a empresa.
    Um dos pontos que mais se destacam em relação ao assunto são as comidas locais que, inclusive, conforme ressalta a TL Portfolio, é o que atrai muitos dos hóspedes para as suas propriedades que contam com essa característica. “Quando um turista viaja, quer conhecer e se entregar para a cultura local e isso inclui também as experiências gastronômicas locais, ainda mais com o turismo gastronômico tão em evidência”, finaliza a organização.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here