FS Franquia: As franquias e o test drive

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    Prática em veículos agora também para as franquias

    Já imaginou se você pudesse testar um negócio antes de começar a atuar nele? Pensando nisso, algumas redes de franquias estão apostando em testes e agradando diversos franqueados.

    Entre as inúmeras vantagens desses testes está a possibilidade de entender como a operação funciona na prática. No segmento de alimentação, por exemplo, o franqueado entende como será o dia a dia da franquia e os principais desafios do negócio. Os testes podem mostrar desde a rotina da cozinha até o cotidiano da loja.

    Esses testes são proveitosos tanto para a rede de franquias quanto para os franqueados. A identificação com o negócio pode resultar em gestores mais engajados com a marca e no aumento da possibilidade de sucesso da unidade. Resumindo: todos podem ganhar através desses testes.

    Por dentro dos testes
    A diretora de expansão da Franquiaz — empresa especializada em franquias —, Maria Luiza Brufatto, explica que a possibilidade de “test drive” pode ser essencial para um empreendimento de sucesso. Segundo ela, a identificação com o negócio e a paixão pelo que será realizado podem ser fundamentais para ter uma boa franquia de alimentação.

    “O benefício em fazer ‘test drive’ é ver se faz sentido para o franqueado e faz sinergia para ele. Quando você empreende, existem muitos sonhos e cria-se um ambiente místico sobre o negócio. Porém, quando esse empreendedor vai para dentro de uma franquia, é tremendamente gratificante por proporcionar entendimento em saber se é aquele empreendimento que deseja”, pontua Maria Luiza.

    O setor de alimentação é extremamente influenciado por esse envolvimento com o negócio. De acordo com Maria Luiza, por esse motivo conseguimos ver franquias com melhores performance que outras. O sabor das receitas, mesmo pertencendo à mesma rede, costuma variar.

    As empresas que oferecem a possibilidade do teste também saem ganhando: as chances de colocar um empreendedor com identificação com a marca são maiores. “Toda franquia de alimentação tem um passo a passo para fazer suas receitas com qualidade. As empresas que possuem o teste tem um filtro mais apurado para colocar na rede quem realmente se identifica com ela”, explica Maria Luiza.

    Com essa identificação, o negócio tem mais chances de ser produtivo e obter sucesso. Para a diretora de expansão, não adianta o empresário ter apenas o capital para investir se não tem empatia com o negócio.

    Algumas dicas são essenciais para aproveitar melhor o momento do teste. O empresário precisa se atentar em detalhes sobre como funciona a produção e organização da franquia escolhida.

    De acordo com Maria Luiza, é preciso notar se há identificação com o negócio. Além disso, uma dica é escutar quem já está dentro da rede de franquias. “Principalmente para o setor de alimentação, os empreendedores devem se atentar para quem já está atuando no mercado”, pontua.

    Franquias de alimentação
    Para as empresas de alimentação que estão no mercado, oferecer o test drive proporciona escolher bem quem vai levar o nome da marca. A rede de franquias Sucão, por exemplo, acredita que esses testes têm um bom resultado para a rede como um todo.

    “O objetivo principal de oferecer o ‘test drive’ para os franqueados é alinhar as expectativas. Por mais que o modelo de negócio do Sucão já esteja consolidado e comprovadamente exitoso, o papel do(a) franqueado(a) no resultado é extremamente importante. O test drive surge para evidenciar desde o início a importância de se estar à frente do negócio”, explica Henrique Soré, Diretor de Expansão do Sucão Lanches Saudáveis.

    Para a Mordidela, franquia que atua com lanchonetes, oferecendo pequenos salgados e doces, a possibilidade de teste para os franqueados pode gerar melhor engajamento e fazer negócios mais assertivos.

    Bruno Zanetti
    “O ‘test drive’ serve para que ele consiga viver na prática a rotina de uma unidade e ter a visão do negócio de maneira mais precisa”, frisa Bruno Zanetti, fundador da Mordidela

    “Entendemos que o investidor precisa ter contato com o negócio em si. Isso o ajuda a tomar a decisão mais assertiva com relação ao investimento e aumenta a assertividade da franqueadora com relação à escolha de perfis, minimizando, assim, a possibilidade de insucesso do negócio, uma vez que o franqueado realmente se identifique com a operação e a franqueadora tenha uma avaliação mais criteriosa do candidato à franquia”, pontua Bruno Zanetti, fundador da Mordidela.

    Entendendo o negócio
    Mesmo depois de ler muito sobre o negócio, é comum que os empreendedores continuem com dúvidas sobre a rotina do empreendimento e suas vantagens. Quando os testes são feitos, a percepção sobre a franquia é bem diferente. O empreendedor sente, na prática, como é a empresa.

    De acordo com Henrique, o próprio franqueado consegue perceber se terá interesse em fazer parte daquela rotina de negócios. No Sucão Lanches, é feita uma reunião logo após o teste para destacar as principais percepções e dúvidas.

    “É uma reunião bem informal e descontraída, para justamente deixá-lo bem à vontade para expressar com toda sinceridade se o modelo e natureza do negócio está alinhado com suas expectativas”, diz Henrique.

    Bruno destaca que o teste de franquias pode ser um fator essencial para quem deseja adquirir uma franquia e ainda está com dúvidas. “Muitos investidores procuram por franquias que estejam se destacando, porém, após assinarem o contrato de franquia, percebem que não se identificam com o modelo de negócios e/ou com os serviços e produtos oferecidos. O ‘test drive’ serve para que ele consiga viver na prática a rotina de uma unidade e ter a visão do negócio de maneira mais precisa”, explica.

    Partindo para o teste
    Embora seja uma boa oportunidade, em muitos casos, de alinhar as expectativas com os franqueados, os testes são feitos por uma pequena parcela de empresas no mercado. É preciso que os empreendedores que os desejam estejam atentos e procurem essa possibilidade junto à rede de franquias, caso seja possível.

    Para fazer um teste com o Sucão, por exemplo, é preciso preencher um questionários disponível no site da empresa. Também deverá ser preenchida uma “Ficha de Pré-Qualificação” e dispor de informações sobre o futuro negócio, como o local escolhido. Após essas informações iniciais, é possível marcar um teste para conhecer como o negócio funciona.

    A Sucão é um empreendimento com mais de 30 anos de atuação, famoso pelos seus sucos em Campinas, São Paulo. Desde 2014, a empresa se tornou uma franquia especializada em lanches saudáveis e oferece uma gama de receitas aos seus clientes.

    Fortalecimento
    A Mordidela conta com uma rede de 120 unidades. De acordo com Bruno Zanetti, o sucesso das franquias pode ser atribuído aos gestores da rede e, por isso, é importante que eles se sintam bem com o trabalho que desenvolvem.

    “O modelo de negócios foi criado para ser resiliente às oscilações pelas quais a economia do país vive constantemente. Possibilitamos que nossos franqueados tenham sete franquias com investimento de apenas uma. Somos uma praça de alimentação dentro de uma única estrutura. Isso fortalece o poder de fidelização do franqueado junto ao cliente final e ainda garante que a operação não se torne sazonal, devido ao mix de produtos”, explica Zanetti.

    A ideia do negócio surgiu quando Zanetti enxergou uma possibilidade de atuação em botecos, desde que investisse na aparência e propaganda. A primeira unidade da Mordidela surgiu em 2014 e, em 2016, a empresa se tornou uma rede de franquias. Quem deseja ter uma unidade da marca deve entrar em contato com a rede através do e-mail aroldo@mordidela.com.br.

    Franquias
    O setor de franquias tem boas projeções para este ano. De acordo com um levantamento que foi feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa é que as unidades tenham um crescimento de 3%, enquanto as redes obtenham resultado estável.

    O número de empresas também deve ser favorecido por esse cenário, com aumento de 3%. O faturamento dessas franquias deverá aumentar, em média, entre 9% e 10%. Esse número mostra o importante crescimento desse modelo de negócio, que vem inspirando empresários a investirem.

    Franquiaz
    www.franquiaz.com.br
    Sucão
    www.sucaolanches.com.br
    Mordidela
    www.mordidela.com.br
    aroldo@mordidela.com.br
    Associação Brasileira de Franchising (ABF)
    www.abf.com.br

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