Aprendendo com os acertos

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    Independentemente da área de atuação que tenhamos ou do tipo de negócio com o qual tenhamos relação, quando falamos de marketing é muito comum nos depararmos com o cenário do que podemos chamar de gestão reativa. Esse cenário ocorre quando o tão importante, falado e vivido planejamento, com o qual todos convivemos em algum momento do ano em nossas empresas é esquecido em decorrência de novas contingências e necessidades e passamos a trabalhar para resolver problemas ou corrigir deficiências de performance.

    Neste momento, o marketing que deveria ser pautado nos objetivos do negócio e ferramenta de construção e direcionamento passa a ser mero recurso de reação contra cenários considerados adversos ou situações diferentes das planejadas. O trabalho deixa de ser estratégico e passa a ser somente tático e pior do que isso, pautado nos erros sem considerar o que deu certo até o momento.

    Gestores passam a investir tempo e recursos procurando informações e dados que justifiquem resultados ruins e indicativos que demonstrem desvios em iniciativas e idéias originadas do trabalho de planejamento e que aparentemente não estão dando resultado. Aplicam a máxima de que é fundamental reconhecer os erros, pois com eles aprendemos, mas se esquecem, no entanto, que é o entendimento das iniciativas e medidas de sucesso que possibilita o aprimoramento e a evolução do resultado e das performances positivas.

    Tão importante como entender os motivos pelos quais algo está dando errado é entender os motivos pelos quais algo está dando certo. Quem não reconhece, entende e aprende com os acertos, normalmente acaba abrindo mão deles no processo reativo de gestão e corretivo de percurso. Além disso, a consciência sobre o que está trazendo bons resultados é o que permite retomar o curso quando em decorrência de novos fatores o resultado deixar de ser bom.

    No ano que está começando e que promete não ser fácil para o varejo, reconhecer os acertos e seus motivos pode ser importante e relevante vantagem competitiva pois lhe beneficiará com um dos mais importantes fatores para o sucesso do negócio, que é o tempo.

    Pense nisso.

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