A importância da Gestão do Conhecimento nas operações de Food Service

A gestão do conhecimento envolve desde o planejamento estratégico da empresa, a captação e a geração de conhecimento destas, a forma de transferi-lo entre as pessoas envolvidas, ou seja, vários processos e operações do dia a dia organizacional. Essa forma de gestão estratégica pode ajudar na criação de vantagem sustentável e mais duradoura nos negócios que são extremamente mais competitivos, globalizados e tecnológicos atualmente.

Os gestores atuais precisam considerar o conhecimento como um importante recurso para as organizações, pois ele está presente em praticamente tudo nas empresas; desde as tecnologias utilizadas, equipamentos, procedimentos e as pessoas empregadas. O conhecimento organizacional está presente tanto nos documentos formais escritos como também nas rotinas e processos práticos de uma empresa.

Dessa forma, as empresas do Food Service devem dar atenção para a existência do conhecimento codificado e do não codificado nas suas operações. O conhecimento não codificado, o também chamado tácito, é aquele relacionado à experiência das pessoas que o detém, e só pode ser alcançado através da aprendizagem e experiência dos indivíduos. Esse conhecimento é altamente integrado nos processos de trabalho da organização e não podem ser facilmente transferidos para outras unidades/filiais a não ser pela transferência e disseminação.

A transferência e a disseminação do conhecimento em uma empresa quando ocorrem levam ao processo de aprendizagem organizacional. Essa propagação acontece através da formação de lideranças e gestores, treinamentos das equipes, rotação das pessoas nas diferentes áreas e principalmente com a comunicação estruturada internamente.

A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional são importantes para uma empresa manter ou melhorar o seu desempenho. Lembrando que as organizações também aprendem pela experiência, mas acima de tudo por processos estruturados que envolvem a aquisição, compartilhamento e utilização de conhecimentos na empresa.

Assim as empresas bem geridas devem estruturar esse aprendizado gerando conhecimento que será transferido para os seus funcionários. Daí a importância desse tema para as empresas brasileiras de todos os portes atuantes no Food Service, pois cada vez mais elas dependem de profissionais preparados e competentes no desempenho de suas atividades para melhor atenderem seus clientes e se diferenciarem da concorrência.

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