A importância do reposicionamento de marca

Nova identidade visual, mudanças no cardápio, entre outras ações, podem levar vida nova aos estabelecimentos

Reposicionamento. Essa é uma atitude comum a diversas marcas que atuam no mercado de alimentação. Diante de novas demandas e da necessidade de permanecer firme no segmento, bem como de garantir mais lucros, muitas organizações optam por ações nesse sentido, levando vida nova aos locais.
Nesse sentido, várias atitudes podem ser tomadas, como a reformulação dos estabelecimentos, a criação de uma nova identidade visual, transformações nos cardápios, entre outras questões que fazem parte do dia a dia das empresas e que interferem na forma como os consumidores as enxergam.

Décadas
Com o objetivo de manter de maneira firme o título de maior rede de culinária italiana do Brasil, o Spoleto, que está há quase 20 anos no mercado, se reposicionou no ano de 2017. A marca começou a ganhar uma cara nova por todo o país com a assinatura “Minha Cozinha Italiana”.
O Spoleto, agora, mergulha no segmento fast casual – algo que vem trazendo uma revolução no segmento gastronômico do Brasil e do mundo. O sucesso desse tipo de abordagem é explicado por características como a rapidez, o preço, o atendimento eficiente e o padrão do produto.
Minas Gerais já conta com esse novo padrão da marca, que pode ser visto pelos consumidores no Shopping Cidade e no Boulevard Shopping, que ficam localizados na cidade de Belo Horizonte, e também no Shopping Jardim Norte, em Juiz de Fora. Os estabelecimentos foram reformados, passaram por mudanças na identidade virtual e na apresentação da culinária, que é ainda mais italiana, e que conta com produtos frescos e de maior qualidade.
“Estimamos um crescimento em torno de 20%, e a expectativa é aumentar em 8% o fluxo de clientes, além de curiosos em conhecer a nova proposta. Além de gerar uma nova experiência para nossos clientes com os produtos, o objetivo é aumentar as vendas e o faturamento dos restaurantes”, destaca o Spoleto MG.
De acordo com a marca, o “Spoleto contemporâneo” deseja promover a democratização da boa culinária. “Na pista fria, chegam ingredientes típicos italianos e feitos nos próprios restaurantes, diminuindo as opções industrializadas. Algumas receitas são exclusivas, como o frango marinado em sálvia e manjericão, tomate confitado no azeite trufado e assado em baixa temperatura, cebola caramelizada no vinho tinto etc. Outro ponto alto do rebranding é a finalização dos pratos com itens adicionais como Presunto de Parma, Azeite de Trufas e Vinagre Balsâmico”, ressalta a organização.
Com todas essas modificações, há, também, a preocupação com o treinamento dos profissionais. Dessa forma, os gerentes de todas as lojas estão passando por capacitação para que, assim, eles se aproximem da gastronomia por meio do projeto Massima, o que aumenta a sinergia com os chefs e oferece um atendimento melhor para os consumidores.
“Com a democratização da boa culinária italiana, os consumidores terão a oportunidade de experimentar produtos provenientes da Itália, ingredientes e adicionais mais ‘sofisticados’. Queremos que todos tenham uma experiência completa nos nossos restaurantes”, destaca o Spoleto MG.

Relevância
Afinal, por que o reposicionamento é algo tão importante para a empresa e por que se resolveu investir nisso? Conforme o Spoleto MG ressalta, o reposicionamento de uma marca é, muitas vezes, algo necessário. “O Spoleto, que hoje já está consolidado como rede, precisava passar por esse momento de mudança. Com a inauguração desse novo modelo nos Estados Unidos, achamos que era hora de trazer uma experiência similar para os nossos restaurantes do Brasil”, afirma.

Fast casual x fast food
A opção pelo fast casual também tem bastante razão de ser. Como a empresa ressalta, esse tipo de abordagem torna possível a entrega de uma comida rápida, mas que nem por isso deixa de ter muita qualidade. Para a organização, essa é uma forma de conseguir oferecer uma refeição que é mais completa e também mais saudável para os consumidores.
Com isso, o Spoleto se distancia do padrão fast food. “Hoje, o fast food é visto muito como um ‘lanche rápido’, algo não tão saudável, mas que, no dia a dia, acaba sendo uma opção para os consumidores. Nosso objetivo é trazer cada vez mais alimentos que tenham uma história (por exemplo, produtos italianos), que sejam muito frescos e de alta qualidade”, afirma.

“Com a democratização da boa culinária italiana, os consumidores terão a oportunidade de experimentar produtos provenientes da Itália, ingredientes e adicionais mais ‘sofisticados’. Queremos que todos tenham uma experiência completa nos nossos restaurantes”, diz o Spoleto MG

Investimentos
Além de todo o trabalho que tem sido realizado pela marca, a própria área de alimentação também já oferece uma série de vantagens para aqueles que têm investido nela. Como o Spoleto MG frisa, por mais que exista crise e que muitas pessoas acabem optando por diminuir a frequência delas nos estabelecimentos de alimentação fora do lar, o ato de comer fora de casa ainda faz parte da rotina de diversos consumidores. “Sempre vai ter mercado e oportunidade. E, cada vez mais, os clientes vão atrás de produtos de qualidade, com um preço acessível”.
No entanto, o segmento apresenta também situações que representam desafios dentro das organizações. De acordo com a empresa, a área de alimentação está repleta delas. “É necessário ter o controle da qualidade dos produtos e ingredientes todos os dias. A presença de um gerente ou de um operador do restaurante é muito importante. Além disso, faz-se fundamental oferecer promoções e um mix de produtos para conseguir atingir todos os gostos e clientes”, ressalta.

Resultados
O reposicionamento da marca tem sido algo bem visto pelos consumidores. Conforme o Spoleto MG afirma, “os clientes que conhecem o novo modelo ficam encantados com o sabor dos novos ingredientes e a qualidade dos novos molhos. Os clientes acabam voltando no restaurante e elogiando os gerentes e funcionários”, diz.
A expectativa do Spoleto é fechar o ano com 61 restaurantes Minha Cozinha Italiana, o que representa 20% dos estabelecimentos da rede, sendo 40 convertidos (que fizeram a migração do formato) e 21 novos (que foram abertos ao longo do ano).
Em cinco anos, as 354 unidades da marca já deverão estar repaginadas. O investimento em uma franquia da rede é a partir de R$ 495 mil para novas unidades. Já a conversão dos estabelecimentos já existentes demanda um investimento de cerca de R$ 150 mil.

Novidades
O cardápio do Minha Cozinha Italiana conta com novidades para os consumidores. Pão italiano tradicional, a foccacia, tanto no sabor mozzarella com ingredientes quanto no sabor Nutella e morango, se junta às massas secas que vêm da Itália e também às massas artesanais que são fabricadas pela própria marca.
Conforme informações disponibilizadas pelo Spoleto, os ingredientes são preparados no próprio estabelecimento, e os sabores são ainda mais especiais: Alho Assado, Alho Poró Refogado, Bacon Assado, Brócolis, Cebola Caramelizada, Cebola Refogada, Cenoura, Cogumelos Frescos, Espinafre, Linguiça Calabresa Assada, Milho, Mix de Vegetais, Ovo de Codorna, Palmito, Peito de Peru Defumado, Pesto de Azeitona, Pimentão Assado, Presunto, Queijo Gorgonzola, Queijo Mozzarella, Ricota Temperada, Tomate Assado, Tomate Cereja e Uva Passa”.

No mundo
Já há alguns anos que o Spoleto conta com unidades fora do Brasil. No ano de 2013, foi dado início nas operações nos Estados Unidos, sendo que, dois anos depois disso, em março de 2015, foi inaugurado o primeiro restaurante no local. Hoje, já são cinco estabelecimentos naquele país. Há previsão de abertura de novas unidades no Texas, na Flórida, na Carolina do Norte e também na Califórnia.

Spoleto
www.spoleto.com.br
Shopping Cidade
www.shoppingcidade.com.br
Boulevard Shopping
boulevardshopping.com.br
Shopping Jardim Norte
www.jardimnorte.com.br

Artigo anteriorDiversas pitadas de aconchego
Próximo artigoO crescimento das bebidas funcionais
A redação da Food Service News através deste canal, pauta assuntos de cunho financeiro e informativo, nossas matérias abordam novidades do mercado, tendências, dicas e oferecem entrevistas exclusivas. Além disso, a revista está sempre inovando e antecipando tendências, trazendo um conteúdo indispensável para quem deseja investir e saber mais sobre o segmento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA